Home / Animais / Como o Filhote de Baleia Mama? Quantas Vezes Por Dia?

Como o Filhote de Baleia Mama? Quantas Vezes Por Dia?

As baleias geram muito interesse no homem, seja pelo seu tamanho volumoso ou pela forma como vivem no fundo do mar. Assim como acontece com os elefantes na parte terrestre do planeta, no mar as baleias são os grandes animais, necessitando de um aparato especial para atender às suas necessidades naturais. As baleias são animais pertencentes à ordem Cetacea, que inclui outros mamíferos como golfinhos e até mesmo os populares botos, muito comuns na região Norte do Brasil e bastante apreciados na cultura local dessa região.

Calcula-se que as baleias tenham surgido na Terra há cerca de 50 milhões de anos, como mamíferos não totalmente adaptados ao estilo de vida no mar. Com o passar dos anos, porém, a evolução biológica natural tornou as baleias seres extremamente eficazes nas águas dos oceanos.

O Universo das Baleias

Assim, dentro disso se destaca nas baleias o corpo hidrodinâmico, formato corporal que diminui o atrito com a água e facilita a movimentação do animal, tanto para caçar quanto para fugir de predadores. As baleias ainda apresentam mucos e pequenas escamas, que tornam ainda mais fácil o trabalho de natação e fazem delas animais muito respeitados na hierarquia marítima. Ademais, as baleias possuem os membros inferiores modificados em nadadeiras e poucos pelos pelo corpo, tudo para tornar a capacidade de locomoção ainda maior, sempre diminuindo a força de atrito com a água e proporcionado mais liberdade a esses animais.

Além disso, fora os membros inferiores modificados em nadadeiras para facilitar o nado, as baleias não têm membros posteriores e ainda possuem uma nadadeira muito bem desenvolvida na cauda, que impulsiona o animal durante o nado. Já as nadadeiras dorsais ajudam a manter o equilíbrio nas baleias, evitando que todo o peso delas atrapalhe a movimentação ou as torne mais lentas. Com uma grossa camada de gordura em seu corpo, as baleias conseguem se proteger do frio extremo e passar ainda longos períodos sem se alimentar, já que utiliza a reserva de energia interna para manter as reações biológicas do corpo enquanto não come. Em algumas baleias, a camada de gordura é tão rica que chega a representar um terço de todo o animal, facilitando assim a reserva de energia para momentos essenciais.

A exemplo de outros tantos mamíferos, a respiração das baleias é pulmonar, então é preciso que elas retirem oxigênio da atmosfera para sobreviver. Isso faz com que as baleias precisem chegar constantemente até a superfície para respirar, retornando em seguida para o fundo do mar. Porém, em meio a tudo isso, como é feita a amamentação dos filhotes das baleias? Pois, como mamíferos que são, as baleias filhotes necessitam mamar para se alimentar corretamente, correndo sério risco de morte em caso contrário. Mas será que você realmente sabe como acontece esse processo? Nós explicaremos.

Veja abaixo como se dá a amamentação de filhotes de baleias, além de saber quantas vezes ao dia isso acontece e conhecer mais algumas características do universo das baleias.

Como o Filhote de Baleia Mama?

Antes de tudo, como você imagina que o filhote de baleia mama? Pensou? Provavelmente você imaginou errado. As baleias não fazem o processo de amamentação no fundo do mar, mas sim próxima à superfície. Quando está perto da hora de alimentar os filhotes, as baleias começam a nadar de forma mais lenta, se aproximando mais da superfície marítima, um movimento que até hoje cria muito interesse nos especialistas no assunto, pois é algo extremamente coeso e bem realizado, como se as baleias planejassem o momento com o máximo de delicadeza e inteligência. Tamanha coordenação no momento da amamentação faz, também, com que o processo seja bastante bonito de se ver.

Assim, já para saborear o nutritivo leite da sua mãe, os filhotes de baleia fazem como outros diversos mamíferos, incluindo o ser-humano: eles sugam o alimento de um dos mamilos da mãe, não fazendo diferença entre sugar de um ou outro. Esses mamilos se localizam entre o centro da barriga e a cauda das baleias, próximos ao ventre materno. Logo, como é necessário muito leite para saciar a fome dos filhotes, as baleias possuem muitos mamilos, sempre com glândulas mamárias prontas para atender aos filhotes. Tais glândulas mamárias são distribuídas por quase toda a extensão do corpo, indo da cabeça até a região do ânus.

Os filhotes mamam várias vezes ao longo do dia, mas sempre de forma rápida, em refeições que duram apenas cerca de três minutos cada uma. Em espécies maiores de baleias, como a baleia-franca-do-norte, os filhotes podem ingerir até mesmo 200 litros de leite todos os dias.

Quantas Vezes Por Dia o Filhote de Baleia Mama?

Os filhotes de baleia precisam constantemente de alimentação, até mesmo para criar a reserva de gordura responsável pelo tamanho robusto visto nas baleias adultas. Logo, é necessário muito empenho e muito leite materno para fazê-las crescer de forma saudável. Assim, calcula-se que, em média, as baleias filhotes cheguem a mamar até mesmo três vezes por hora, o que totaliza 72 vezes em um único dia. As sessões de alimentação costumam ser rápidas, não durando mais do que três minutos, mas acontecem de maneira contínua.

Filhote de Baleia Orca Mamando
Filhote de Baleia Orca Mamando

Em baleias ainda maiores, como a baleia-franca-do-norte, que chega a ingerir 200 litros de leite diariamente, a reserva de alimentos da mãe precisa ser ainda maior, pois os filhotes chegarão para mamar a todo momento, não se importando se haverá alimento disponível para eles ou não.

Quanto Pesa um Filhote de Baleia?

As baleias são os grandes animais dos mares, chegando a pesar toneladas, embora se movimentem de forma rápida no oceano, sobretudo quando ameaçadas. Dessa forma, uma baleia filhote pesa cerca de 1300 quilos, já nascendo com cerca de 4,5 metros de comprimento.

Esses filhotes só irão deixar de mamar após cerca de um ano do nascimento, quando já estão com quase oito metros de comprimento e já são capazes de buscar alimentos por conta própria sem a ajuda da mãe. Em algumas espécies de baleias, por exemplo, só o nariz por onde elas jogam o jato de água chega a medir um metro, sendo que algumas medem 15 metros de comprimento no total.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *