Home / Animais / Por Que Os Cães Lambem Os Pés Dos Donos?

Por Que Os Cães Lambem Os Pés Dos Donos?

Com certeza você já conhece o temperamento dos cães. Apesar de existir alguns cães agressivos por conta de sua criação, a maioria dos cães são carinhosas afetuosas. São companheiros leais, e muitos chamam de melhor amigo do homem. Quando bem treinados e bem criados, são excelentes cães de guarda, prontos para proteger e defender seus tutores. Esse amor incondicional pode ter diversas formas de ser demonstrado. Vamos entender melhor sobre a linguagem corporal dos cães e seu comportamento.

Linguagem Corporal Dos Cães

Linguagem Corporal Dos Cães
Linguagem Corporal Dos Cães

Um dos melhores métodos para entender nossos cães, é através da linguagem corporal. E praticamente todas as partes do corpo de um cão são capazes de nos enviar uma mensagem. Portanto, mesmo que os cachorros não falem nossa língua, ele está sempre se comunicando conosco de diversas formas diferentes.

Além da comunicação, essa linguagem diz muito sobre a saúde do seu cão. A falta de movimentos, isolamento ou falta de comunicação pode significar alguma doença. Entenda:

Linguagem Corporal: Abanando O Rabo

Abanar o rabo não é somente um sinal de felicidade. Existem diversas mensagens passadas através do movimento do rabo dos cachorros. Confira:

  • Abanando o rabo rápido: felicidade e alegria;
  • Abanando o rabo lentamente de um lado para o outro: neutro, curioso ou em dúvida;
  • Rabo entre as duas pernas traseiras: medo, insegurança;
  • Abanando o rabo em pé em movimentos curtos: Segurança, confiança, avistou algo;
  • Rabo apontado em forma rígida: ataque, ameaça, agressividade.
    Cachorro Abanando o Rabo
    Cachorro Abanando o Rabo

Além disso, a uma leve diferença nos lados para o qual o cão balança seu rabo. Algumas pesquisas confirmam que quando abanam mais para o lado direito estão na presença de alguém que gostam e quando abandam mais para o lado esquerdo estão na presença de alguém desconhecido ou intimidador.

Linguagem Corporal: Latido

O latido pode significar diversas coisas. Entre elas, o animal pode estar querendo chamar sua atenção, pode estar na presença de alguma ameaça ou pode estar se sentindo sozinho. Muito latido em raças que não costuma latir, pode significar depressão ou apatia canina. Separe sempre um tempo de qualidade com seu cachorro e caso não seja possível contrate um dog walker.

Cachorro Latindo
Cachorro Latindo

O latido pode ser comum de algumas raças, mas tudo em excesso tem algum significado por trás. O cão pode estar querendo te passar alguma mensagem. Ele pode também estar com fome, com frio, entediado entre outros. Pode não ser somente coisas ruins, ele pode usar o latido para responder ao ouvir o nome, e pode significar alegria e agitação também.

Linguagem Dos Cães: Suspiros

Provavelmente você já tenha visto o seu cão deitar suspirando como a respiração funda extensa. Quando ele faz isso, pode significar que ele está pronto para descansar, alívio e felicidade ou desapontamento.

Para entender exatamente o que é basta olhar nos olhos do cão. Pois é, os olhos também se comunicam. Se ele estiver olhando para você e suspirando, significa que ele está decepcionado. Talvez alguma expectativa dele não foi atendida. Porém, se ele está sonolento ou cansado, o suspiro pode significar um simples alívio por encontrar descanso e um lugar confortável.

Linguagem Corporal: Lamber Os Pés Dos Donos

Lamber Os Pés Dos Donos
Lamber Os Pés Dos Donos

A lambida é muito importante para o cachorro. Isso porque, assim como o fato, ela possui propriedades detectores. Através da lambida, ele pode descobrir coisas. Portanto, apesar de muitas vezes ser simplesmente carinho e afeto, existem outros significados da lambida de um cachorro. Ele pode estar tentando perceber melhor o ambiente para se sentir seguro.

De fato, lambida tem como principal objetivo a demonstração de afeto de carinho. Porém, se ele ficar muito tempo lambendo, ou lambendo seus pés em qualquer condição que seus pés estejam, pode significar outras coisas.

Ele pode estar lambendo seus pés para acalmar-se ou para aliviar o estresse e tensão.

Isso porque o ato de lamber libera endorfina no organismo do cachorro. Isso dá uma sensação de alívio segurança e tranquilidade. Portanto ao observar o comportamento é importante tentar detectar qual é a origem dele o que está fazendo com que o seu cão se sinta agitado e estressado.

Depois de detectada a origem, é hora de faze-lo parar de se comportar dessa maneira. Para isso tente ignorá-lo quando ele faz isso e não retribua com carinho e atenção quando ele estiver lambendo. Se ainda persistir, procure o auxílio de especialistas ou veterinários.

Adestramento: Comunicação Dos Cães Com Seus Donos

Como já citamos e como é de conhecimento de muitas pessoas, os cães muitas vezes não conseguem nos entender. Nós também, obviamente não falamos a linguagem dos cães.

Porém um relacionamento é baseado em comunicação. Precisamos entender as necessidades deles assim como eles precisam entender quais são os nossos comandos. Para isso é que existe o adestramento.

Muitos pensam que adestramento é só uma série de comandos para que seus cães obedeçam. Porém, o adestramento é muito mais do que isso.

O adestramento tem uma série de benefícios tanto para o dono quanto para o cachorro. Os comandos mais simples com certeza farão com que a rotina seja mais tranquila. Porém seu cão precisa entender o que você quer, pois um dos maiores prazeres deles é atender as necessidades de seus donos.

Quando um cão não é adestrado, o relacionamento pode virar algo cansativo tanto para o cão quanto para os seus donos. Isso porque ele ficará entediado e poderá ter mau comportamento, portanto tudo isso é para chamar a atenção do dono. Se ele não entende o que você diz, como poderá obedecer? Por isso, invista em adestramento.

O adestramento deve começar desde filhote, porém se adotar um cachorro já adulto ainda é possível manter uma comunicação e relacionamento com ele. Tudo para que ele se sinta realizado em atender nossos pedidos e para que os tutores não tenham problemas comportamentais com seus cães.

Falta de Comunicação

Como já citamos, a falta de comunicação pode significar algum problema mais grave. Se o seu cachorro é adestrado, obedece aos comandos e você entende a linguagem corporal dele. Em algum momento que ele estiver parando de se comunicar com você ou seja deixando de lado as lambidas, o carinho ou a felicidade, pode significar que ele está apático. E apatia precede alguma doença mais grave. Esteja sempre atento.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *