Home / Animais / Por Que os Cachorros Cheiram Antes de Urinar?

Por Que os Cachorros Cheiram Antes de Urinar?

A relação entre cachorros e humanos sempre foi muito boa, desde as civilizações mais antigas até os dias atuais. Dessa maneira, não há nenhuma outra relação no mundo animal, envolvendo as pessoas, que seja tão efetiva e duradoura quanto essa. Logo, há uma série de cuidados por parte das pessoas em relação aos seus animais de estimação, levando em conta cada detalhe do modo de vida desse animal e tentando fazer com que a vida do cachorro seja a melhor possível.

Além disso, há muitas pesquisas envolvendo cachorros em todo o mundo, no intuito de descobrir ainda mais detalhes e características a respeito dos cães, até mesmo para facilitar ainda mais a relação. Você já parou para pensar, por exemplo, o porquê de o seu cachorro fazer cocô sempre no mesmo local? Ou, então, por que os machos gostam tanto dos postes para urinar? E dos pneus de carros?

É provável que você não saiba a resposta para nenhuma das perguntas, mas isso é normal. Contudo, há quem se interesse por isso e pesquise sobre o assunto, ajudando a sociedade a compreender melhor os animais. Veja abaixo, por exemplo, o porquê de os cachorros cheirarem o local antes de urinar.

Por Que os Cachorros Cheiram Antes de Urinar?

O olfato é muito importante para os cães, quase tanto quanto a visão é importante para as pessoas. Na verdade, segundos especialistas, uma pessoa cega sobrevive muito melhor do que um cão incapaz de detectar cheiros e aromas. Dessa maneira, antes de qualquer explicação é preciso entender essa importância do cheiro para os cachorros. Adiante, é preciso entender ainda que os cães usam a urina para esvaziar a bexiga e, também, para marcar o seu território.

O fato de cheirarem o local antes de urinar, portanto, tem relação com a segunda opção. Logo, antes de urinar um cão procura entender onde está, se algum outro cachorro passou por ali, se algum outro animal já urinou naquele local e, assim, usa o olfato para responder a todas essas perguntas.

Portanto, o mais natural é que os cães urinem em áreas próximas a de outros cães, para mostrar vigor e que podem ocupar aquele território. Contudo, o mais natural é que os machos façam isso, já que as fêmeas possuem menos necessidades de enfrentamento em relação aos machos. Muito por isso, também, as pessoas preferem as fêmeas quando optam por ter um cachorro.

Por Que os Cachorros Urinam nos Postes?

É provável que você já tenha se perguntado, ao menos uma vez na vida, o porquê de os cães gostarem tanto de postes para urinar. Na verdade, quem mais gosta de postes são os machos, até mesmo pela necessidade de levantar a pata traseira para urinar. As fêmeas, por outro lado, quase não fazem esse tipo de ato. Em todo caso, há motivos para que os machos façam isso. Entre eles está a necessidade de buscarem um local sólido e vertical, já que urinam para cima ou para o lado.

Ademais, outro motivo é que os machos gostam de marcar território e, assim, encontram nos postes um ambiente perfeito para realizar essa atividade. Isso acontece, sobretudo, quando outro cachorro já urinou naquele poste e o cão sente o cheiro, buscando o confronto ao também urinar no mesmo local. Além disso, o cachorro gosta de marcar os locais por onde já passou.

Ilustração do Cachorro Urinando no Poste
Ilustração do Cachorro Urinando no Poste

Logo, por mais que nem queira confrontar outras cães, é possível que o seu macho urine no poste, mesmo que apenas para saber que já passou por ali antes quando retornar ao local. A urina costuma ser feita no por mais alto possível do poste, mostrando o quanto o animal pode ser imponente.

Por Que Cães Arranham o Local Onde Urinaram?

É comum que, após realizar a sua urina, o cachorro tente arranhar o local onde urinou. Isso acontece, sobretudo, quando o solo em questão é de terra e, assim, o animal se vê capaz de arranhar sem machucar as patas.

Ao todo, segundo especialistas da área, cerca de 10% dos cachorros têm esse comportamento, um número não muito alto, mas que se torna elevado quando se analisa o número de cães de todo o Brasil. Esse tipo de comportamento, assim como muitos outros, é realizado mais pelos machos e, em geral, é usado para delimitar o território. Assim, ao arranhar o chão, o animal consegue mostrar aos outros quem manda naquele ambiente.

O comportamento, na verdade, também é muito comum com lobos e cachorros selvagens, que possuem fortes ligações biológicas com os cães domesticados. Outra análise mostra que os cães apenas fazem isso para que os demais cachorros da região saibam que ele está por perto, sem a necessidade única e necessária de demarcar o território. Contudo, isso vaia de cachorro para cachorro, a depender da espécie, de quanto tempo vive em uma casa e muito mais.

Por Que Cães Gostam de Urinar nos Pneus de Carros?

Os pneus dos carros e até mesmo das motos servem de pratos cheios para os cachorros, mas muitas vezes as pessoas não entendem os motivos para tal. Contudo, na realidade a explicação é simples.

Pelos fato de os veículos passarem por muitos locais diferentes, com cheiros diferentes, a borracha dos pneus acumula cheiros variados e misturados. Logo, por mais que o odor seja pequeno para as pessoas, serve para que os cães possam se deliciar com cheiros variados. Vale lembrar que a capacidade olfativa dos cachorros é cerca de mil vezes maior do que a das pessoas. Logo, a mistura forte de cheiros atrai os cachorros a urinar nos pneus, seja de carros ou de motos.

Cachorro Urinando no Pneu
Cachorro Urinando no Pneu

A urina ali presente acaba servindo como uma forma de deixar a sua marca para os outros, já que, mais tarde, outros animais poderão sentir o cheiro do pneu e, assim, saber qual tipo de cachorro passou por ali. No fim das contas, a urina funciona também como uma forma de comunicação entre os cachorros, para que possam entender quais animais vivem por perto, como são, qual a idade e outras informações. Para as pessoas, porém, a urina nos pneus é apenas muito irritante.

Veja também

Dachshund: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Se você tem ou pensa em adotar um Dachshund, precisa conhecer um pouco sobre a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *