Home / Animais / Raça de Cavalo Fjord: Características, Fotos, História e Origem

Raça de Cavalo Fjord: Características, Fotos, História e Origem

O cavalo do Fjord tem várias características que o distinguem fisicamente de outras raças equinas. A testa é de tamanho médio e tem uma testa larga e plana e um perfil profundo com um perfil reto.

Além disso, os ouvidos dormem bem abertos, truncados e pequenos, os olhos mentem, dormem redondos, grandes, expressivos e escuros.

O pescoço de um Fjord é flexível e forma um arco natural. No entanto, a linha de fundo é perfurada pela linha superior e os ombros dormem musculosos, ficam nos pulmões e são moderadamente definidos se se estenderem para a próxima parte.

Características do Cavalo de Raça Fjord

Sua altura aproximada é de 13,2-15 mãos, seu físico é pequeno, forte e musculoso. Seu peso é de 400-500 quilos e vive em média na duração de 30 anos. Esta raça é a melhor para todos os níveis de cavaleiros, instrutores e proprietários que procuram um companheiro equino amigável.

 

É um cavalo brincalhão, calmo, educável, prestativo, curioso, adaptável, de boa índole, calmo, confiável, gentil. É muito comparável a raça de cavalo islandês.O cavalo do Fjord é uma das raças de cavalos mais puras e mais antigas.

Cores do Cavalo de Raça Fjord

Noventa por cento dos cavalos do fiorde terão uma cor marrom escura, mas os 10% restantes podem ser amarelos, dourados, castanhos claros, cinzas ou vermelhos.Uma característica única é que esses cavalos mantiveram características primitivas. Estes incluem a cor “selvagem”, bem como os sinais primitivos que incluem listras de zebra nas pernas e uma faixa dorsal que vai do topete ao pescoço, costas e cauda.

Cavalo Fjord com Listra Escura
Cavalo Fjord com Listra Escura

Alguns cavalos do Fjord terão listras escuras que podem ser evidentes na cernelha, e os duns vermelhos mostrarão listras marrons, além de marcas no corpo.Os cinzas serão caracterizados por  listras cinza-escuras ou pretas, enquanto o cavalo pálido ou branco terá uma cor muito clara no corpo, com marcas e listras cinza ou pretas. Além disso, os cavalos que são amarelados (o que é raro para esta raça) terão marcas e listras amarelas mais escuras e também podem ter uma crina branca, uma cauda e um topete.

Requisitos para a Preparação

Além de preparar o seu cavalo Fjord com ferramentas de limpeza padrão que manterão sua pele e pelagem saudáveis, brilhantes, bonitas e limpas, mais atenção pode ser dada à crina do cavalo.O que torna a juba do cavalo Fjord excepcional é o fato de que o cabelo central será escuro ou preto, mas o cabelo externo será branco.

A Pelagem do Cavalo Fjord
A Pelagem do Cavalo Fjord

Muitos proprietários cortam a crina deste cavalo para que os pelos fiquem retos, e a crina é cortada em forma de crescente para chamar a atenção para o pescoço, que se curva graciosamente. Geralmente, os pelos externos brancos são cortados um pouco mais curtos que os pelos internos mais escuros para mostrar ainda mais a beleza e a exclusividade da faixa escura.

Cavalos e a Psicologia

A psicologia do desenvolvimento definiu o conceito de “psicologia do tempo de vida”, que prevê a biologia do desenvolvimento de toda a vida da pessoa e não mais apenas dos anos da infância, com histórias comuns de variabilidade individual. Na formação do indivíduo, em competição desumana, de âmbito diferente: é o teste fundamental de uma formação permanente, a visão de uma dimensão educacional da trajetória, a continuidade básica e a variedade de aprendizagem in vital.

A equitação integrada pode oferecer grandes oportunidades para crianças e adultos alcançarem a consolidação de habilidades e funções profissionais dentro da estrutura, devendo se dedicar à (parceiro neutro) do desenvolvimento de pessoas necessárias ou habilidades motoras incrementais, comunicativas e relacionais generalizáveis na vida todos os dias. O próprio cavalo representa uma forte motivação, tanto extrinsecamente (quanto a resposta que ele pode dar a um estímulo) é intrínseco (pelo prazer que sentiu ao interagir com ele).

Importância do Relacionamento com o Cavalo
Importância do Relacionamento com o Cavalo

O relacionamento com o cavalo permite aumentar e estimular uma importante competência mencionada anteriormente, que eu gostaria de aprofundar: a comunicação. Pessoas com um distúrbio do espectro do autismo, distúrbios da fala, mutismo seletivo, distúrbios generalizados do desenvolvimento etc. podem, por várias razões, comprometer a comunicação verbal.

Watzlawick, um psicólogo austríaco, em seu primeiro axioma, sustenta que não se pode deixar de se comunicar: toda atitude, gesto ou silêncio é comunicação. Essas pessoas geralmente se comunicam, portanto, com uma linguagem não verbal, um modo de comunicação usado também pelos animais. É possível uma forma de comunicação interespecífica cavalo-humano? A doutora  Paola Lovrovich argumenta que “a complexidade social do cavalo é notável.

O aparelho sensorial e as habilidades cognitivas funcionais para a compreensão de sinais sociais interespecíficos (comunicação cavalo-cavalo) poderiam, durante a evolução, assumir o papel de entender sinais interespecíficos (comunicação homem e cavalo). Devemos levar em conta que a evolução foi guiada e influenciada pela criação. Em essência, poderíamos dizer que o homem moldou o cavalo para torná-lo mais hábil em comunicação ”.

Durante as primeiras abordagens do usuário ao cavalo, em uma aula de equitação integrada® e não, os operadores e assistentes, mas também os instrutores, terão que atuar como “facilitadores da comunicação homem-cavalo” ou fornecer as chaves de leitura do comportamento do cavalo, favorecendo o relacionamento, permitindo superar as dificuldades e adquirir confiança no cavalo e nas próprias habilidades da pessoa: ao interagir com o cavalo, também é possível desenvolver habilidades metacognitivas (conhecimento do próprio funcionamento). Monty Roberts, um especialista em cavalos, observando os Mustang selvagens e aprendendo com os ensinamentos indianos, identificou a língua equina e a denominou “equus”.

Comunicação dos Cavalos

O cavalo se comunica através de sinais visuais, táteis, químicos e acústicos. A parte comunicativa mais óbvia é representada pelos ouvidos: se eles estão à frente, o cavalo está alerta, atento; se eles são neutros, o animal está calmo. Se estiverem um pouco atrasados, eles expressam um aviso ou raiva se você esmagar a agressão ao contrário.

Comunicação dos Cavalos Fjord
Comunicação dos Cavalos Fjord

Além das posições do ouvido, os vários sinais faciais e as diferentes posições de todo o corpo em geral também são muito importantes. Muitas vezes, são sinais imperceptíveis como a dilatação do forjamento e a tensão do focinho. A cauda é outro sinal visual indicativo: se é baixa e aderente, indica medo; se é elevada, indica uma atitude explosiva; se é agitada rápida e nervosamente, o cavalo pode ficar furioso, frustrado ou ressentido.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *