Home / Animais / Quais São os Predadores do Carrapato e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Carrapato e Seus Inimigos Naturais?

As informações existentes sobre os artrópodes como predadores de carrapatos se baseiam principalmente em observações esporádicas e seu papel na redução das populações de carrapatos e, na maioria dos casos, ainda não está claro. Alguns relatórios sugerem que em certos habitats ecológicos os artrópodes desempenham um papel importante no controle da população de carrapatos. Formigas, besouros e aranhas parecem ser os principais artrópodes que atacam carrapatos. Em geral, os carrapatos ingurgitados são mais frequentemente predados pelos artrópodes.

Equilíbrio Ecológico

O equilíbrio natural entre os tamanhos das populações de organismos vivos é determinado por muitos fatores, como disponibilidade de alimentos, clima, presença de patógenos, parasitas e predadores. No entanto, a importância dos fatores bióticos no equilíbrio natural dos carrapatos, na maioria dos casos, escapou à investigação.

O comportamento predatório é generalizado entre os artrópodes. Sabe-se que cerca de 32 famílias de insetos incluem predadores, que são frequentemente usados para suprimir as populações de pragas de plantas. Os principais predadores utilizados no controle de insetos são os grupos de besouros coccinelídeos e carabídeos, laços e hemipteranos, bem como ácaros fitoseídeos.

Controle Epidemiológico

Até o presente momento, os carrapatos eram quase exclusivamente controlados por acaricidas químicos. No entanto, este método tem muitas desvantagens, principalmente contaminação ambiental e a crescente incidência de resistência ao acarida em várias espécies de carrapatos. Artrópodes que atacam carrapatos suprimem as populações de carrapatos no campo. Além disso, o contato íntimo entre o predador e os carrapatos de alimentação de sangue também pode fazer com que o predador se torne um veículo ou um reservatório de patógenos do hospedeiro do carrapato. Assim, os predadores também podem desempenhar um papel na epidemiologia das doenças vertebradas transmitidas por carrapatos.

Quais São os Predadores do Carrapato?

Classificação dos Artrópodes
Classificação dos Artrópodes

Os predadores de carrapatos são divididos em três tabelas (formigas, besouros e outros artrópodes). Os efeitos de predadores de artrópodes em uma população de carrapatos não foram investigados. Alguns artrópodes de predação parecem ser altamente importantes, enquanto outros desempenham apenas um papel insignificante. No entanto, fatores como as espécies de um predador, tipo de habitat, área geográfica e estação do ano são indubitavelmente de considerável influência.

Predadores de artrópodes são, em geral, alimentadores inespecíficos e a densidade de hospedeiros de predadores e presas em um nicho ecológico tem um efeito potencial significativo sobre o valor do predador como agente de biocontrole.

Portadores de Doenças

Todos os homens e mulheres ao ar livre estão justificadamente preocupados com a disseminação de carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos . A doença de Lyme está se espalhando a taxas alarmantes. Ninguém quer contrair isso ou qualquer outra doença grave transmitida por carrapatos. Atualmente, os carrapatos carregam uma série de outras doenças, incluindo anaplasmose, babesiose, erliquiose, vírus de powassan, borrelia e tularemia.

Precauções

Muitos de nós tomamos precauções sempre que entramos em campo. Colocamos nossas calças compridas em nossas botas, borrifamos nossas roupas com permetrina e constantemente procuramos visualmente por carrapatos. Ainda assim, muitos de nós sentimos sorte e alívio quando chegamos em casa de uma viagem ao ar livre e não encontramos carrapatos em nossas roupas ou corpos.

Bem, continuar tomando precauções e, especialmente, verificar visualmente carrapatos e picadas de carrapatos é o primeiro passo preventivo. Mas também podemos incentivar a disseminação de parceiros animais em nossa batalha. Ou seja, podemos direta ou indiretamente empregar bichos que comem carrapatos para ajudar a reduzir o número de carrapatos espalhados por ai.

Inimigos Naturais dos Carrapatos

As galinhas da Guiné, de origem africana, adotadas por agricultores americanos, são máquinas de controle de carrapatos. Sempre perambulando e bicando qualquer minúscula praga de inseto – seja carrapato, lesma, besouro japonês ou formiga – eles manterão qualquer área que patrulhem sem insetos. É claro que eles também comem insetos benéficos, mas esse é o preço do controle de pragas que também elimina os carrapatos.Os perus selvagens são outras espécies de aves que causam sérios danos aos carrapatos sempre que os encontram.

Enquanto vários animais pequenos comem carrapatos quando e onde os encontram, os gambás têm recebido muita atenção ultimamente como predadores supremos.  O problema com muitas outras criaturas que comem carrapatos é que eles também carregam carrapatos. Esquilos , camundongos e outros pequenos roedores são conhecidos por comer insetos, incluindo carrapatos. Mas eles também são precursores da propagação de carrapatos, portanto os resultados finais não são muito bons para esses mamíferos no que diz respeito ao controle de carrapatos.

Mas gambás são uma história diferente. Os gambás são, surpreendentemente, especialistas em matar carrapatos. Os cientistas descobriram que os gambás se arrumam com rapidez e, enquanto se preparam, lambem e engolem cada carrapato que encontram. Isso não é coisa pequena. Os gambás pegam muitos carrapatos em suas viagens; portanto, nesse sentido, eles também são portadores.

Gambá
Gambá

Mas a diferença é que, no processo de limpeza, mais de 90% dos carrapatos que se ligam a um gambá acabam se dispersando. De fato, os gambás são predadores de carrapatos tão eficientes que, em uma temporada, podem matar cerca de 5.000 carrapatos.

Uma palavra rápida final sobre outro predador de carrapatos, sapos. Esses anfíbios, junto com os lagartos, também são bastante hábeis em encontrar e comer carrapatos. Não há muita coisa que você possa fazer em nível micro para melhorar as populações desses animais, além de projetos de melhoria de habitat de córregos e cursos de água.

Alguns pássaros são predadores naturais de carrapatos. Aves que alimentam o solo, como galinhas e pintadas, comem carrapatos, e seus favoritos são carrapatos. Como o zoneamento para galinheiros está se tornando mais comum em áreas urbanas e suburbanas, pode ser possível alojar galinhas se houver um problema de carrapato em sua propriedade. No entanto, nem galinhas nem pintadas poderiam comer carrapatos o suficiente para erradicar toda a população em uma propriedade. Certos besouros, formigas e aranhas também atacam carrapatos. As formigas de fogo são conhecidas por serem eficazes na eliminação de carrapatos. Mas eles também picam e mordem qualquer coisa ou alguém que ameace seus montes.

Felizmente, os carrapatos não infestam as casas, a menos que sejam carregados por um cão ou gato, e nesse caso eles podem pôr ovos que podem causar inúmeras infestações. Sempre inspecione seus animais de estimação depois que eles estiverem do lado de fora para garantir que estejam livres de carrapatos. Também ajuda a manter a grama e os arbustos ao redor de sua casa, e a deixa aparada para que não seja uma casa atraente para carrapatos e outras pragas.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *