Home / Animais / Os Ursos Estão em Extinção? Quais Espécies e Riscos de Cada?

Os Ursos Estão em Extinção? Quais Espécies e Riscos de Cada?

A extinção de espécies é a maior responsável pela destruição da fauna animal ao redor de todo planeta; e, infelizmente, ela é cada vez maior por conta de diversos fatores que vão desde condições ambientes e adaptabilidade até a ação humana agindo sobre os territórios animais.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre quais animais estão entrando em extinção e quais já foram extintos, principalmente porque essas informações não são tão divulgadas e muitas vezes são ocultadas pelos governos locais.

Por essa razão, esse texto trata especificamente sobre os ursos. Afinal, eles estão em extinção? Se sim, quais são as espécies ameaçadas e quais riscos cada uma delas corre individualmente? Continue lendo para entender tudo sobre o assunto de maneira bem didática!

Afinal, Os Ursos Estão Em Extinção?

Muitas pessoas ainda se fazem essa pergunta, principalmente porque a resposta dela não é muito divulgada por conta da trágica verdade.

A verdade é que de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza – em português) das 8 espécies de ursos existentes no mundo, 6 delas estão ameaçadas de extinção nos dias atuais, principalmente por toda a extensão da Ásia, continente que comporta 5 das 8 espécies existentes no planeta.

Com essa resposta já fica claro como a situação dos ursos é trágica e extremamente preocupante não apenas para os biólogos que se preocupam com problemas como a preservação da fauna e a falta de variabilidade de espécies, mas também para pessoas apaixonadas pelos animais.

Portanto, vamos ver agora quais são as 5 espécies ameaçadas de extinção, o motivo dessa ameaça e qual é o risco que cada uma delas corre atualmente.

Urso – Malaio (Helarctos Malayanus)

O urso malaio é considerado o menor urso do mundo e também é o que existe em menor escala; ele habita a região sudeste da Ásia.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, população reduziu 30% nas últimas décadas;
  • Motivo: o urso malaio é muito caçado na China por conta de suas garras e sua vesícula biliar, ambas utilizadas na medicina chinesa em larga escala; além disso, o avanço das cidades está fazendo com que a espécie perca território.

Por isso, além de já existir em pequena escala, o urso malaio encontra-se cada vez mais ameaçado por conta da perda de habitat e da caça ilegal feita por chineses que estão apenas pensando no dinheiro proporcionado pela indústria farmacêutica.

Urso-Negro-Asiático (Ursus Thibetanus)

Encontrado também na Ásia em países próximos ao Japão, o urso negro asiático foi descoberto por um explorador português e atualmente encontra-se ameaçado de extinção.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Motivo: o urso negro asiático, assim como o urso malaio, é muito caçado por conta de sua bile utilizada na medicina chinesa.

Urso-Beiçudo (Melursus Ursinus)

O urso beiçudo habita também a Ásia, mais especificamente as regiões que abrange os Estados de Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Ele é o único pertencente ao gênero Melursus.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Motivo: desmatamento excessivo causou perda de território do animal e caça ilegal para venda de partes do mesmo.

Urso Panda (Ailuropoda Melanoleuca)

O urso panda também habita o continente asiático e é a marca registrada da China, sendo famoso até mesmo em diversos programas de TV ao redor de todo o mundo por conta de sua aparência fofa que atrai a todos.

Mas a verdade é que na China a situação não é tão fofa assim: o animal encontra-se ameaçado de extinção e pode sumir com o passar do tempo.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Motivo: baixa taxa de natalidade de novos filhotes, alta taxa de mortalidade dos exemplares (principalmente por conta da destruição do habitat natural).

O maior problema com os pandas era a caça ilegal, mas agora esta foi reduzida pois as leis chinesas de preservação da espécie se tornaram mais rígidas.

Urso Polar (Ursus Maritimus)

O urso polar habita principalmente a região do Círculo Polar Ártico e a Eurásia em mais de um continente, e apesar de sua grande importância ambiental mundial, o urso polar está sendo deixado de lado em discussões de preservação por se tratar de um mamífero marinho, e não terrestre como os outros. Isso faz com que planejamentos contra a extinção da espécie se tornem mais lentos.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Motivo: a poluição excessiva está causando a morte em grande demanda e redução da expectativa de vida do urso polar, isso porque ele se encontra no topo da cadeia alimentar e se alimenta de animais que estão no mar, que também estão poluídos; portanto, a ação humana é a responsável por isso.

Urso De Óculos (Tremarctos Ornatus)

O urso de óculos é a única espécie de urso existente na América do Sul, e atualmente ele se encontra ameaçado de extinção assim como as outras citadas anteriormente.

  • Condição atual: VU (vulnerável), de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Motivo: destruição do habitat natural por conta do desenvolvimento acelerado de cidades e destruição do meio ambiente causada pela ação dos seres humanos.

Como podemos perceber, todas as espécies estão em extinção principalmente por conta da ação humana. E esses dados servem para nos alertar de que estamos ganhando grandes cidades e perdendo uma grande fauna rica e extremamente importante.

Cansou de ficar no escuro em relação a isso e quer saber mais sobre quais animais se encontram em extinção nos dias atuais? Não se preocupe, nós te ajudamos a descobrir isso! Você pode ler também em nosso site: Felinos Brasileiros em Extinção com Fotos

Veja também

Lindo Lírio Do Mar no Fundo da Água

Lírio Do Mar – Respiração: Como Funciona sua Respiração?

Quando você imagina um lírio do mar, flutuando lentamente pelo fundo do oceano, talvez não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *