Home / Animais / Tráfico e Prostituição Animal de Orangotangos na Ásia

Tráfico e Prostituição Animal de Orangotangos na Ásia

Pode parecer inacreditável, mas em alguns países asiáticos é possível encontrar primatas  sendo escravizadas e sofrendo terríveis abusos sexuais. Um dos casos mais conhecidos foi de uma orangotango fêmea que foi resgatada ainda no ano de 2012, na Indonésia. Continue acompanhando nosso artigo e conheça a história desse animal que integra a lista dos animais ameaçados de extinção.

Mesmo que isso nos cause estranheza, a prostituição de macacos é muito comum no continente asiático. As fêmeas, em especial da espécie orangotango, são mantidas presas e submetidas a maus tratos que envolvem abusos sexuais.

O Caso da Orangotango Pony

A orangotango Pony permanecia encarcerada por correntes e tinha seus pelos raspados frequentemente. Ela também era enfeitada pelos criminosos com batom, adereços e mantida em cativeiro em um bordel da região de Bornéu.

Durante muito tempo, uma equipe tentou fazer o resgate da orangotango e não obteve sucesso por conta de ameaças intensas dos criminosos. Após uma operação que envolveu diversos policiais, foi possível levar a primata para longe do ambiente de exploração.

Orangotango Pony

A ONG que cuidou do caso ofereceu a Pony um processo de recuperação e hoje ela vive em uma ilha junto com outros indivíduos da sua espécie. Depois de vários anos, ela recuperou algumas das habilidades para sobreviver no mundo selvagem, e hoje, leva uma vida livre da exploração e da prostituição. Além desse caso, que teve grande repercussão em todo o mundo, existem outros registrados na Tailândia e Alemanha.

Outra situação muito comum é a ação dos caçadores que realizam a matança das mães para realizem o tráfico dos pequenos orangotangos. Uma situação triste, ilegal e que contribui imensamente para o desaparecimento da espécie.

Ameaça de Extinção

Estudos destacam que existem pouco mais de vinte mil orangotangos na natureza. A triste expectativa é que em apenas dez anos eles tenham desaparecido completamente no planeta, caso sérias medidas não contenham a caça ilegal e a exploração do animal. Para uma ONG que trabalha na proteção desse animal, a exploração sexual é uma das causas mais graves da extinção dos orangotangos.

Boa parte dos países do mundo não possuem leis específicas para coibir as práticas de abusos sexuais em animais e a situação continua se repetindo causando cada vez mais danos à existência dos animais.

Outro aspecto que tem contribuído muito para a extinção dos primatas é a destruição intensa do seu habitat natural. As plantações de palma (também conhecido como dendê) são realizadas em áreas que precisam ser desmatadas. São exatamente essas florestas que constituem o habitat natural dos orangotangos.

Características dos Orangotangos

Os orangotangos são primatas que podem chegar a viver por sessenta anos. Os filhotes passam boa parte da infância ligados à mãe e só costumam sair dos cuidados da genitora por volta de oitos anos. Como a orangotango Pony foi capturada com seis anos, significa que ela foi explorada desde que era apenas um filhote. Uma triste realidade que é muito comum em países asiáticos.

Os orangotangos são animais que possuem pelagem avermelhada por todo o corpo, com exceção, do rosto. Eles também não possuem cauda como a maior parte dos primatas e costumam andar em grupos. Os machos, entretanto, só frequentam os bandos na época de reprodução, o que acontece apenas uma vez ao ano.

Uma característica muito interessante sobre esses animais é que eles são comandados por uma fêmea, que é responsável por fazer a divisão de alimento entre todos os membros do grupo. São animais onívoros que possuem uma dieta rica em folhas, flores, frutos, sementes e alguns pequenos animais.

Característica do Orangotango

A espécie possui uma gestação longa que pode chegar a durar mais de 260 dias e a maturidade sexual acontece somente por volta dos doze anos de idade. O nome orangotango vem de um dialeto e significa “homem da floresta”. Eles são um dos maiores primatas existentes, perdendo apenas para o homem e o gorila.

Os orangotangos vivem com muita habilidade no ponto mais alto das árvores e costumam ser muito territorialistas. Eles compartilham mais de 95% de semelhança com o DNA dos seres humanos e são encontrados com mais frequência nas ilhas de Sumatra e Bornéu.

Outros Dados Sobre o Tráfico e Exploração Sexual dos Orangotangos

  • Em apenas sessenta anos, a espécie sofreu uma diminuição de quase 50% dos seus indivíduos.
  • Com a exploração agrícola no habitat natural dos orangotangos, a espécie ficou ainda mais vulnerável. Alguns macacos são mortos queimados ou com pancadas. Os seus filhotes geralmente são capturados para a venda no mercado ilegal para o comércio de sua carne. Os pequenos orangotangos são usados como animais de estimação, apresentações em circos e em bordeis para a prostituição.
  • Outra forma de exploração dos orangotangos que é muito comum na Ásia é a utilização dos animais em lutas de boxe.
  • Algumas organizações trabalham firme na recuperação dos animais e eles são levados para centros de proteção e recuperação.
  • Os incêndios nas florestas habitadas pelos orangotangos constitui um grave problema ambiental. A atividade agrícola é a maior causadora dos estragos nas matas. Além disso, o comércio da carne dos animais é também um agravante à sobrevivência da espécie.

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre os orangotangos e a triste situação em que a espécie vive sendo submetida à prostituição e ao tráfico em alguns países asiáticos.

Não deixe de acompanhar novos artigos aqui no Mundo Ecologia e aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos.

Veja também

Pelicano

Quais São os Predadores do Pelicano e Seus Inimigos Naturais?

Pelicanos Nome científico: Pelecanus onocrotalus Classe: Aves Ordem: Pelacaniforme Família: Pelecanidae Países: América do Norte, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *