Home / Animais / Quantas Pernas Tem Uma Formiga? Como Pegar Uma Formiga?

Quantas Pernas Tem Uma Formiga? Como Pegar Uma Formiga?

Formigas são minúsculos insetos colonizadores que muitas das vezes deixam os seres humanos agoniados ou irritados, principalmente ao vê-las se multiplicando incontrolavelmente pelas casas ou quintais. O que podemos entender sobre elas e sobre como prevenir-se contra elas ou utilizar-se delas?

Quantas Pernas Tem Uma Formiga?

Formigas são insetos pertencentes à ordem dos himenópteros, como abelhas, vespas e maribondos. Como qualquer inseto, as formigas têm três pares de pernas e seu corpo é dividido no peito e no abdômen. As formigas colonizaram todas as regiões da Terra, desde o Círculo Polar até as florestas e desertos equatoriais.

Nós os encontramos em todos os tipos de ambientes terrestres, incluindo prados, bosques, margens de rios, pastagens e pântanos. As formigas são insetos sociais e todas vivem em sociedades bem organizadas. As colônias são formadas, dependendo da espécie, de alguns indivíduos a alguns milhões de formigas.

As formigas com asas não passam de indivíduos reprodutores. Portanto, trata-se de jovens machos e rainhas jovens que participam do voo nupcial durante o acasalamento. Ao contrário da crença popular, não é a rainha que ele dirige e os operários não são seus escravos.

Geralmente rainhas e trabalhadores cooperam para o funcionamento do ninho. As rainhas põem ovos, enquanto os trabalhadores realizam todas as outras tarefas, como busca de comida, defesa do formigueiro, cuidados com os jovens e assim por diante. O peso das formigas é muito variável: em média de 1 a 10 mg.

Outras Descrições Sobre Formigas

Como elas crescem? O crescimento de uma formiga ocorre durante o estágio larval através de silenciamentos sucessivos (alteração do esqueleto externo). Durante o seu desenvolvimento, cada formiga passa por diferentes estágios: ovo, larva, ninfa, formiga adulta. A formiga adulta não cresce mais: pequena, média ou grande, seu tamanho será definitivo.

Como as formigas se comunicam? As formigas se comunicam graças a substâncias químicas, chamadas feromônios, produzidas por glândulas especiais e percebidas através de suas antenas. Existem diferentes tipos de feromônios e servem para atrair parceiros para o acasalamento, soar o alarme e sinalizar um caminho a seguir para suas irmãs (por exemplo, na direção de uma fonte de alimento), e é por isso que muitas vezes vemos algumas colunas de formigas andando por uma linha invisível!

Para que eles servem? As formigas desempenham um papel fundamental nos ecossistemas em que vivem e seu desaparecimento pode levar a sérios desequilíbrios ecológicos. As formigas também dispersam muitas espécies de plantas transportando suas sementes, melhorando a qualidade do solo e intervindo na reciclagem de compostos orgânicos.

Controle De Formigas Como Pragas

Se a presença de formigas não for uma preocupação para a sua saúde e os ninhos não prejudicarem o seu gramado, o controle das formigas pode poupar muitos inconvenientes. Portanto, antes de se sentir oprimido por uma horda de formigas, recupere o controle agora. Quando as formigas atacam sua casa, elas provavelmente irão atrás da sua cozinha. As formigas procuram comida para sua colônia e são atraídas por todos os alimentos doces.

Como resultado, eles tenderão a atacar o armazenamento de alimentos e todos os itens alimentares aos quais têm acesso. Se você os vir circulando em fila única, isso é sinal de infestação. Assim, se você seguir as viagens de ida e volta, será levado ao ninho. Iscas envenenadas são os produtos mais eficazes no controle de formigas. No entanto, nem todas as iscas são eficazes em todas as situações.

A qualquer momento, as necessidades alimentares de uma colônia podem mudar, dependendo do tipo de açúcar ou proteína que as formigas precisam. As formigas operárias irão então procurar exclusivamente esse tipo de açúcar ou proteína. Portanto, é recomendável usar uma isca contendo açúcar e proteína.

Independentemente do tipo de isca de formiga usada, ela deve ser substituída ou recarregada em intervalos regulares. A frequência varia dependendo do número de formigas que se alimentam. Se um caminho contínuo de formigas se alimentar das iscas, elas devem ser substituídas a cada 5-14 dias. No entanto, se as formigas se alimentarem esporadicamente, as iscas permanecerão efetivas por quatro a seis meses.

Outra opção para controlar a proliferação de formigas é o uso de terra de diatomáceas (ou dióxido de silício). A terra de diatomáceas é uma rocha sedimentar macia e siliciosa de origem natural que se decompõe facilmente em um pó fino e esbranquiçado. É constituído pelos restos fossilizados das diatomáceas, um tipo de algas de esqueleto duro.

A terra de diatomáceas não controla os insetos porque é tóxica, mas porque é extremamente afiada. Com aparência semelhante às do pó de talco, as diatomáceas são, para um inseto, o equivalente a lâminas de barbear. Depois que o pó arranhar o inseto, ele secará e matará a criatura em menos de 48 horas. As formigas podem levar várias semanas para devolver o pó de terra de diatomáceas à sua colônia em quantidade suficiente para matá-la.

Como Pegar Uma Formiga?

O objetivo que pode levar alguém a querer pegar uma formiga invariavelmente é para criação. O benefício que uma colônia de formigas pode trazer a determinados ecossistemas é muito visado por agricultores e por isso caçá-las para que formem colônias em determinado lugar de interesse é algo comum. Como se faz isso?

Existem muitos métodos. Vamos falar de um dos mais básicos e práticos: tudo começa pela rainha. Pegar uma rainha das formigas certamente será a primeira coisa a fazer pra daí atrair toda uma possível colônia. Existe muita ilusão em torno da rainha mas se você souber o que procura e se souber como, terá sucesso em encontrá-la sem perder muito tempo e paciência.

Vai precisar fazer uma trincheira em volta de toda a colônia de formigas com uma pá. Será cansativo identificar todo o domínio subterrâneo da colônia mas precisará encontrá-la inteira pra garantir que encontrará a rainha dentro dos limites. Use uma pá e cave uma trincheira de pelo menos 15 cm em volta de todo o monte de terra acima do formigueiro e tente circundar toda a colônia.

Feito isso, será hora de “peneirar” a colônia. Com a trincheira feita, comece a retirar toda a área dentro dela. Utilize baldes grandes para depositar a terra. Será preciso desenterrar todos os quartos da colônia, e isso pode envolver muitos baldes grandes para despejar toda essa terra.

Se conseguir identificar salas e túneis de modo a entender o mapa da colônia poderá ganhar mais facilidade em perseguir a possível localização da rainha. Esse processo deverá continuar até que tenha a certeza que existem poucas formigas na área devastada, confirmando que já colheu tudo nos baldes; a partir daí, será nos baldes que tentará encontrar o que procura. Use agora uma colher, revirando a terra dos baldes cuidadosamente.

Todo esse processo leva tempo, separando as formigas quase uma a uma até o momento de achar a rainha nesse meio. Sabe identificar uma rainha? É a maior formiga de todas com um “peitoral” pronunciado. Uma pesquisa antecipada sobre rainhas e construção de colônias, com imagens ilustrativas te dará um planejamento estratégico antecipado do trabalho.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *