Home / Animais / Como Cuidar de um Schnauzer Filhote: Cuidados e Doenças

Como Cuidar de um Schnauzer Filhote: Cuidados e Doenças

O Schnauzer originou-se na Alemanha como um pequeno cão de fazenda capaz de livrar a propriedade de ratos. O Schnauzer é um cão inteligente e cômico. Eles são altamente sociais e são felizes em estreita interação humana com sua família. O Schnauzer tem uma personalidade alegre e divertida, mas também pode ser confiável, leal e sensível. Eles são altamente treináveis ​​e se saem bem em ambientes rurais e urbanos. O Schnauzer é uma raça geralmente saudável, com uma vida útil média de 14 anos.

A Saúde do Schnauzer

Muitas doenças e condições de saúde do Schnauzer são genéticas, o que significa que estão relacionadas à raça do seu animal de estimação. Isso não significa que seu cão terá esses problemas; significa apenas que ele está mais em risco do que outros cães. Descreveremos os problemas mais comuns observados nos Schnauzers  para dar uma ideia do que pode surgir no futuro:

Doença Dentária

A doença dentária é o problema crônico mais comum em animais de estimação, afetando 80% de todos os cães a partir dos dois anos de idade. E, infelizmente, o Schnauzer tem mais chances de ter problemas com os dentes do que outros cães. Começa com o acúmulo de tártaro nos dentes e progride para a infecção das gengivas e raízes dos dentes. Se não forem prevenidas ou tratadas as doenças dentárias progridem ao ponto do animal  perder os dentes e danificar rins, fígado, coração e articulações. De fato, a expectativa de vida do seu Schnauzer pode ser reduzida de um a três anos.

Infecções Bacterianas e Virais

Schnauzers são suscetíveis a infecções bacterianas e virais – as mesmas que todos os cães podem obter – como parvo, raiva e cinomose. Muitas dessas infecções são evitáveis ​​através da vacinação, que são recomendadas com base nas doenças comuns a cada região, a idade do animal e outros fatores.

Obesidade

A obesidade pode ser um problema de saúde significativo nos Schnauzers. É uma doença grave que pode causar ou piorar problemas articulares, distúrbios metabólicos e digestivos, dores nas costas e doenças cardíacas. Embora seja tentador dar comida ao seu amigo quando ela olha para você com aqueles “olhos de piedade”, você deve abster-se de alimentá-lo com as sobras de comida das pessoas e guloseimas para cachorros. Em vez disso, dê-lhe um abraço, escove os pelos ou os dentes, brinque com ele ou talvez leve-o para passear. Ela vai se sentir melhor, e você também!

Parasitas

Todos os tipos de vermes e insetos podem invadir o corpo do seu Schnauzer, por dentro e por fora, de pulgas e carrapatos à ácaros da orelha, podendo infestar sua pele e ouvidos. Vermes e lombrigas podem entrar em seu sistema de várias maneiras: bebendo água impura, andando em solo contaminado ou sendo picado por um mosquito infectado. Alguns desses parasitas podem ser transmitidos a você ou a um membro da família e são uma preocupação séria para todos. Para o seu amigo canino, esses parasitas podem causar dor, desconforto e até morte, por isso é importante testá-los regularmente. Também recomenda-se medicação preventiva, conforme necessário, para mantê-lo saudável.

Castração

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu Schnauzer é castrá-lo. Nas fêmeas, isso significa a remoção cirúrgica dos ovários e, geralmente, o útero, e nos machos, significa que são removidos cirurgicamente os testículos. Castração ou esterilização diminui a probabilidade de certos tipos de câncer e elimina a possibilidade de seu animal engravidar ou gerar filhotes indesejados. A realização desta cirurgia oferece a chance, enquanto o animal está sob anestesia, de identificar e resolver algumas das doenças que seu cão provavelmente desenvolverá.

Predisposições Genéticas do Schnauzer:

Diabetes mellitus é uma doença bastante comum em cães. Qualquer raça pode ser afetada, mas os Schnauzers têm uma incidência acima da média. Cães com diabetes são incapazes de regular o metabolismo dos açúcares e requerem injeções diárias de insulina. É uma condição séria e importante para diagnosticar e tratar o mais cedo possível. Os sintomas incluem aumento da ingestão de alimentos, bebida e micção, além da perda de peso.

Disfunção Hepática

Cães da raça Schnauzer tem mais chances de apresentar um distúrbio hepático onde parte do suprimento de sangue que deve ir para o fígado fica retido, privando o fígado do fluxo sanguíneo necessário para crescer e funcionar adequadamente. Este distúrbio impede o fígado de remover as toxinas da corrente sanguínea de maneira eficaz.

Como Cuidar de um Schnauzer Filhote

Muito do que se pode fazer para manter um cão feliz e saudável é senso comum, assim como é para as pessoas. Observe sua dieta, certifique-se de que ele faça bastante exercício, escove regularmente os dentes e o casaco e procure um veterinário quando algo parecer incomum. Certifique-se de seguir o cronograma de exames e vacinas que recomenda-se para o seu animal.

Durante as visitas ao veterinário é quando se fazem os  “check-ups” necessários e testes para prevenir  doenças e condições comuns aos Schnauzers. Outro passo muito importante para cuidar do seu animal de estimação é se inscrever no seguro de saúde do animal. Certamente haverá exames e procedimentos médicos de que ela precisará ao longo de sua vida e o seguro de saúde para animais de estimação o ajudará a cobrir esses custos.

Rotina, Dieta e Exercício

Construa os cuidados de rotina em sua programação para ajudar seu Schnauzer a viver mais, ficar mais saudável e ser mais feliz durante a vida.  Supervisione seu animal de estimação como faria com uma criança. Mantenha as portas fechadas e bloqueie os quartos conforme necessário. Isso o manterá longe de problemas e longe de objetos que ele não deve colocar na boca.

Escove o casaco, conforme necessário, pelo menos semanalmente. Também é necessário um tratamento profissional duas vezes por ano para o seu casaco duplo em corda.  Os Schnauzers  geralmente têm sérios problemas com os dentes, portanto, você precisará escová-los pelo menos três vezes por semana.  Limpe as orelhas semanalmente, mesmo quando filhote.

Schnauzer  é um cachorro inteligente, com muita energia, então mantenha a mente e o corpo ativos, ou ficará entediada. É quando as coisas ruins começam.  Ele tem um forte instinto de perseguição, então precisa andar com trela e um quintal cercado é uma obrigação.

Schnauzer  é adequado para a vida no apartamento, desde que seja levado para caminhadas diárias e sessões de brincadeira freqüentes.  Mantenha uma dieta  consistente e não dê comida avulsa ao seu cão.  Ofereça uma dieta de alta qualidade apropriada para a idade dele.  Exercite seu cão regularmente, mas não exagere enquanto ainda em formação.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *