Home / Animais / O que é Bom Para Matar Lagartixa? Como Fazer?

O que é Bom Para Matar Lagartixa? Como Fazer?

A lagartixa é um bichinho pequeno, mas que é temido por muitas pessoas.  Se você é desse clube que quer manter as lagartixas bem longe da sua casa, esse artigo é para você! Acompanhe e conheça algumas formas (muitas delas naturais) de se livrar desse animalzinho.  Vamos lá?

Como Eliminar as Lagartixas

O passo mais importante para eliminar o bicho da sua casa é manter ela limpa evitando acumular lixo e entulhos. Mas se ainda assim, as lagartixas insistirem em aparecer você poderá utilizar diversas alternativas para espantar o animal, muitas delas, que podem ser feitas em casa.

Procure deixar papéis, lixo e demais materiais que podem atrair insetos, afinal, eles são a principal fonte de alimentação das lagartixas. Mas mesmo se depois da faxina você continuar encontrar o bicho pela casa é hora de procurar um veneno.

Lembre que os venenos industriais podem fazer mal para a sua saúde e as soluções naturais e caseiras são as mais adequadas.  Vamos conhecer algumas delas?

Cascas de Ovos e Pó de Café

Você sabia que as cascas de ovos são excelentes opções para espantar o animal. Isso acontece porque a lagartixa entende que as cascas representam a presença de mais seres no ambiente e preferem fugir achando que é algum dos seus predadores. Assim, coloque as cascas pelos cantos da sua residência e fique sempre atento em trocá-las a cada semana.

Dica Infalível - Casca de Ovo
Dica Infalível – Casca de Ovo

Outra dica é fazer algumas “bolinhas”, misturando pó de café e tabaco e também espalhar nos locais onde os bichinhos costuma aparecer. Ela solução é muito eficaz, pois ao se alimentarem do composto as lagartixas acabam morrendo.

Alhos, Cebolas e Spray de Pimenta

Observe onde as lagartixas gostam de se esconder na sua casa e procure espalhar dentes de alhos nesses locais. Você também pode espremer os dentes com água e fazer uma espécie de spray para borrifar nos locais em que elas mais aprecem.

Quer espantar de vez a lagartixa? Utilize rodelas de cebola pela casa, pois o animal detesta o cheiro delas. Só não esqueça de colocar novos pedaços de cebola frequentemente ou de utilizar spray com o alimento em forma de suco, ok?

Pimenta Contra Largatixas
Pimenta Contra Largatixas

A pimenta é outra substância que as lagartixas detestam. Utilize um borrifador para misturar a pimenta com água e aplique por toda a casa.

Pega Mosca, Naftalina e Água

Outra alternativa é adquirir naftalina nas lojas especializadas e colocar para que as lagartixas fujam. O cheiro intenso do produto faz com que elas saiam correndo. Assim, espalhe bolinhas por toda a casa.

Um papel “Pega Mosca”, também pode ajudar na hora de capturar o animal. Eles ficam presos pela cola existente no material. Assim, além de moscas, você também poderá se livrar das lagartixas. Escolha os locais que elas mais costumam aparecer e coloque a armadilha. Lagartixas também não gostam de água gelada. Elas costumam ficar paradinha e, assim,  você poderá colocá-la longe da sua residência.

Gato Caçando Lagartixa
Gato Caçando Lagartixa

Você sabia que os gatos adoram se alimentar de lagartixas? Então, que tal criar um gatinho e ainda “ganhar o brinde” de ficar livre das temidas lagartixas? Outra coisa que afugenta o animal são as penas de pavão, que podem ter um efeito maravilhoso na caça do réptil. Caso você tenha acesso a penas desta ave, espalhe algumas pela casa e perceba o efeito maravilhoso que isso terá na eliminação das lagartixas.

Outras Dicas

Mesmo que algumas pessoas tenham muito medo ou nojo das lagartixas, o animal é muito útil na eliminação de insetos na sua casa. Para os seres humanos, as lagartixas não oferecem nenhum risco, embora possam ser consideradas pragas caso apareçam em grandes quantidades.

A dica mais importante para afastar elas é caprichar na limpeza e não deixar comida e água a disposição do animal. Assim, elas não irão se reproduzir.

Mas se mesmo tomando todos esses cuidados, os bichinhos continuem insistindo em invadir a sua casa, procure seguir essas pequenas dicas que podem fazer toda a diferença:

  • Afaste móveis deixando dez centímetros de distância entre eles e as paredes.
  • Utilize somente as luzes necessárias na sua casa. Elas costumam atrair insetos e, consequentemente, as lagartixas que se alimentam delas.
  • Não descuide do lixo e o retire diariamente.
  • Observe quadros e frestas que pode ser o esconderijo perfeito para as lagartixas.
  • Como boa parte das dicas que mostramos para você são naturais, você pode utilizá-las todas ao mesmo tempo sem prejuízo nenhum. Assim, além de espalhar alho, também espalhe cebola e spray de pimenta nos ambientes da casa.
  • Depósitos e porões são locais em que a lagartixas adoram se esconder. Portanto, fique bem atento para esses ambientes.
  • Por fim, se nenhuma dessas alternativas afastarem o animal, é preciso apelar para venenos mais fortes e industrializados.
  • O combate da lagartixa também pode auxiliar no combate de outras pragas como as aranhas e demais insetos.
  • Conseguiu eliminar as lagartixas de casa? Não descuide da limpeza pois elas podem voltar a qualquer momento se sentirem a presença de ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Dessa forma, é preciso sempre ficar atento com os cuidados da casa.

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que ele tenha sido útil na eliminação da lagartixa na sua casa. Não esqueça de deixar seu comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo, ok? Aqui no Mundo Ecologia você encontra sempre os melhores conteúdos sobre plantas, animais e natureza. Esperamos encontrar você aqui mais vezes, ok? Até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *