Home / Animais / Lagartixa-Ibérica: Características, Nome Cientifico E Fotos

Lagartixa-Ibérica: Características, Nome Cientifico E Fotos

Eu acho que não existe casa no mundo que não tenha uma Lagartixa rondando por ela, este réptil gelado que coloca pavor em algumas pessoas é totalmente inofensivo a nós humanos, porém, ele é o terror de muitos insetos que estão em nossa casa e que muitas vezes podem nos fazer mal.

Eu duvido que você conheça a espécie de Lagartixa que eu lhe trouxe hoje! Ei, porque não tira um tempinho para ler esta incrível matéria que eu lhe preparei? Vamos nessa?

Lagartixa-Ibérica
Lagartixa-Ibérica

Características e Nome Científico da Lagartixa Ibérica

Ela não é chamada de Ibérica à toa? Este nome remete ao lugar a qual pertence, trata-se da região Ibérica, localidade onde se encontra a Espanha e também Portugal! Nada como uma espécie que carrega consigo o seu lugar de origem, isso é o que eu chamo de Patriotismo!

Por acaso você sabia que a Região da Espanha e Portugal são os lugares que mais possuem espécies de Lagartixa? Será que estes dois países são um ponto de encontro para elas?

Esta espécie possui detalhes únicos como o corpo em formato plano e também pontiagudo, além da sua cabeça achatada. Ela é facilmente identificada por aqueles que conhecem bem as suas características!

Não encontrei o tamanho específico deste animal, mas segundo os mais estudiosos deste assunto está espécie tem um porte médio. Pelo que me parece o tamanho dela é bem semelhante ao das lagartixas que andam por nossa casa!

Se você tentar identificar este animal através de suas cores terá um trabalho bem difícil, pois geralmente a cor deles é parda, mas os machos podem ter uma coloração mais esverdeada. Entendeu o porquê é tão difícil compreendê-la usando a sua tonalidade como parâmetro ?!

O habitat onde se encontra a Lagartixa Ibérica tem um pouco a ver com a sua tonalidade, ela prefere ambientes mais rochosos.

A Lagartixa Ibérica adora perambular em campos bem abertos, este é o local preferido dela, porém, pode ser que você a veja andando por muros e jardins localizados nas áreas urbanas.

Este animal quando entra no período de reprodução fica bastante agressivo, por isso, é normal que haja briga entre os machos por causa de territórios e também pelas femêas.

Nossa simpática Lagartixa possui uma velocidade capaz de surpreender as suas presas, sendo assim, elas não conseguem ter muita chance de escapar.

Para mim, os animais que não se encontram em extinção são aqueles os quais não são muito uteis a nós seres humanos, o que ocorre com a Lagartixa Ibérica é exatamente isso, ela não está extinta porque não possui funções comerciais ainda!

Alguns fatos sobre esta lagartixa não diferem das que estão em nossa casa, ambas adoram comer insetos, mas a Ibérica quando se encontra em locais urbanos pode comer restos de lixo.

A Lagartixa Ibérica costuma ter hábitos noturnos, porém, por causa de algum tipo de necessidade, pode ser que o animal fique vagando durante o dia em busca de alimento e outras coisas.

Lagartixa-Ibérica na Pedra
Lagartixa-Ibérica na Pedra

Este incrível animal pode enganar um pouco os seus admiradores, sua bonita coloração o faz parecer sensível e inofensivo, mas caso se sinta ameaçado ele pode deferir ataques. Uma mordida deste bichano não deve ser lá uma coisa muito agradável. Meu(a) amigo(a), se tem boca morde!

Não se esqueça de que o nome científico da Lagartixa Ibérica é Podarcis hispânica, eu duvido que consiga pronunciá-lo rapidamente!

Quer conhecer outros tipos de lagartixa tão interessantes como a Ibérica? Então basta seguir comigo!

As Belas Espécies de Lagartixas

Fique sabendo que eu disse “Belas” não de maneira irônica, mas sim pelo fato de que elas possuem uma coloração extremamente bonita. Vamos conferi-las? Prometo ser breve!

Já ouviu falar sobre a Lagartixa Mediterrânea? Este animal é muito bonito, ele possui tons em marrom claro e umas manchinhas em marrom escuro, além disso, seu corpo é repleto de umas bolinhas que lhe dão uma característica completamente excêntrica!

As Lagartixas Douradas apesar do nome, não carregam consigo tal cor, seus corpos são todos esverdeados com um tom bem forte que chega quase a brilhar, acredito que seja por isso que são chamadas de Douradas.

Você pode facilmente identificar uma Lagartixa Dourada, sabe como? Através das três manchinhas vermelhas que ficam nas costas delas, além disso, o animal tem uma cor super esverdeada, ela também é um fator importante para definir a espécie! Lembrando que este bichano vive em Madagascar!

Outro tipo de lagartixa que vive em Madagascar é a Madagascarense, nunca vi um nome tão óbvio! Este animal é bem semelhante a Lagartixa Dourada, porém, seu tamanho é bem mais superior, isso faz com que ela não seja confundida com a sua conterrânea. Será que estas espécies vivem juntas ou há algum tipo de disputa territorial?

Ah, esqueci de lhe dizer que a Madagascarense não tem as 3 manchinhas nas costas como a Lagartixa Dourada, esta é outra característica que difere estes dois animais.

Nunca vi algo tão estranho como a Lagartixa Anã de Cabeça Amarela, este animal mais parece um daqueles cruzamentos entre raças distintas, se é que isso é possível.

A cabeça deste animal é amarelada com detalhes na cor preta, seu corpo é todo cinzento e isso lhe deixa totalmente estranho, pois a mistura de cores é altamente desproporcional fazendo com que o animal fique bastante evidente em seu habitat natural.

A Lagartixa Anã de Cabeça Amarela que pertence as distantes terras africanas pode ser vista em florestas de bambuzais, neste ambiente o animal permanece em um delicioso e longo banho de sol.

Lagartixa Anã de Cabeça Amarela
Lagartixa Anã de Cabeça Amarela

Nossa queridíssima Lagartixa Verde pode ser facilmente confundida com a Dourada e também com a Madagascarense, mas não se deixe ser levado(a) pela aparência delas, a Lagartixa Verde não possui as três manchas vermelhas igual a Dourada, além disso, não tem o mesmo tamanho da chamada Madagascarense.

Meu(a) amigo(a) leitor(a) você acabou de conhecer a incrível Lagartixa Ibérica e também os seus outros familiares, espero que tenha gostado!

Saiba que em breve estarei trazendo novos conteúdos para você e eu tenho a certeza de que irá gostar, pois trata-se de matérias superinteressantes que o(a) deixaram mais antenado(a) sobre a fantástica fauna e flora brasileira (e também internacional).

Obrigado e até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *