Home / Animais / Ciclo de Vida do Camaleão: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Camaleão: Quantos Anos Eles Vivem?

Os animais são parte muito importante de qualquer ecossistema, já que as funções finais da cadeia alimentar são ocupadas por eles, que, ademais, ainda são considerados aos seres vivos mais fortes de todo o ambiente natural. Dessa maneira, é muito natural que as pessoas enxerguem nos animais seres imponentes, capazes de aproveitar tudo o que a natureza pode oferecer e de viver por muitos anos.

Contudo, nem sempre é isso que acontece, pois muitas vezes os animais apresentam uma expectativa de vida muito reduzida quando livres na natureza, o que possui algumas justificativas. Entre tais justificativas para o fato de os animais viverem muito menos quando livres no meio ambiente, está o fato de que muita energia é gasta todos os dias em duas tarefas básicas: comer e não virar comida.

Dessa maneira, para conseguir se alimentar e ao mesmo tempo fugir dos predadores, os animais por vezes acabam por se desgastar tanto que não conseguem chegar a uma idade muito avançada, o que costuma acontece quando esses mesmos animais são criados em cativeiro e bem tratados.

Portanto, é sempre interessante notar como se dá a dinâmica de vida dos animais no ambiente natural, algo que chama a atenção pelo fato de apresentar uma forma diferente de ver os animais em todo o mundo.

Dessa forma, sem qualquer traço de civilidade, é possível ver os animais em seu estado mais puro, lutando para sobreviver e para conseguir o alimento. Um bom exemplo disso é o camaleão, um tipo de animal que se destaca na natureza por ser forte e rápido, além de conseguir se camuflar muito bem em certos ambientes. De qualquer forma, o certo é que o camaleão é um ótimo exemplo de como os animais podem se destacar no ambiente natural, conseguindo ser ágeis quando se trata de evitar os predadores e, ao mesmo tempo, fortes e imponentes quando se trata de ser um predador.

Camaleão e a Mudança de Cor

Dessa maneira, é muito importante notar como o camaleão consegue mudar de cor de acordo com o ambiente em que está, o que é chave para todo o seu processo de buscar alimento e evitar ser um morto.

Nesse caso, por muito tempo os pesquisadores pensaram que o camaleão mudava a sua coir em decorrência de pigmentos presentes em sua pele, mas depois de muitas pesquisas foi possível descobrir que esse tipo de animal varia a sua cor pelo fato de possui uma dupla camada externa na pele. Dessa forma, o camaleão é capaz de refletir cores diferentes de acordo com a camada de pele que estiver usando naquele momento, o que explica o fato de o animal alterar a sua cor.

Contudo, é importante destacar que nem todo camaleão é capaz de mudar de cor, sendo que apenas algumas espécies conseguem esse feito. Em geral, a mudança de cama acontece no momento em que o animal se excita, o que faz com que o corpo entenda que está na hora de alterar a sua cor.

Quanto Tempo Vive Um Camaleão?

Um animal como o camaleão consegue viver por tempo muito indeterminado, já que a sua expectativa de vida depende bastante da sua espécie. Dessa maneira, o camaleão pode viver de 2 a 12 anos, a depender sempre da espécie em questão.

A espécie camelão-de-labord, por exemplo, está entre os animais com menor de tempo de vida de todo o mundo, já que esse tipo de camaleão consegue viver apenas por alguns meses. Dessa forma, o animal em questão costuma nascer em novembro, atingindo a fase adulta em janeiro. Contudo, antes do próximo mês de novem toda a geração adulta desse camaleão já deve estar morta para que uma nova geração surja.

Camelão-De-Labord no Galho
Camelão-De-Labord no Galho

Assim, o camaleão-de-labord é um dos animais com menor tempo de vida em todo o planeta Terra, sendo que esse animal passa grande parte da sua vida dentro do ovo e apenas uma pequena parte na natureza. Contudo, se feita uma média para as diferentes espécies de camaleão de todo o mundo, esse tipo de animal costuma ter um tempo de vida entre 3 e 5 anos, já que algumas espécies são muito breves e outras já conseguem ser mais longevas.

Características do Camaleão

O camaleão é um tipo de animal que apresenta algumas características muito comuns, de forma a fazer com que os animais de espécies diferentes tenham um tipo de comportamento relativamente parecido. Dessa maneira, em linhas gerais o camaleão mede cerca de 60 centímetros de comprimento, uma medida que, em média, a grande maioria das espécies costuma ter.

Além disso, o camaleão costuma se alimentar de mariposas, formigas, moscas e gafanhotos. Contudo, quando na ausência desse tipo de animal, o camaleão consegue se alimentar de folhas e até mesmo das flores de algumas plantas, o que faz com que o tipo de alimentação do camaleão seja bastante variável e adaptável a diferentes cenários.

Características do Camaleão
Características do Camaleão

Isso faz com que o camaleão tenha mais facilidade em se adaptar a locais e cenários de oferta de alimentos muito distintos, sendo, por exemplo, que há espécies de camaleão na Floresta Amazônica e também no interior sertanejo do Nordeste brasileiro. De qualquer maneira, de uma forma geral o camaleão costuma fazer uso da sua língua para chegar até as presas, o que torna todo o processo de alimentação doa animal muito eficiente e ágil, não dando muito tempo para que a presa seja capaz de sequer pensar em reagir.

Habitat do Camaleão

O camaleão é um tipo de animal que apresenta habitat muito variável, pois consegue se adaptar a locais muito diferentes uns dos outros. Logo, há muitos camaleões que estão presentes em desertos de todo o mundo, enquanto também há outras espécies que se mostram presentes nas florestas tropicais do planeta.

De toda maneira, o certo é que o camaleão costuma se dar bem em todos os ambientes nos quais está inserido, sendo um animal inteligente e ágil. No Brasil, pelo fato de o camaleão ser uma espécie nativa, esse tipo de animal pode até mesmo ser criado nas casas das pessoas, como animal doméstico.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *