Home / Animais / Existe Lagartixa Venenosa? Alguma Delas E Perigosa?

Existe Lagartixa Venenosa? Alguma Delas E Perigosa?

Lá vamos nós em busca de curiosidades a respeito do mundo animal, mas hoje vou lhe pedir para ficar bem paradinho(a), pois vamos aprender sobre as Lagartixas e como você sabe, estes repteis ao ver qualquer movimento logo se preparam para correr!

Agora tratemos de começar esta matéria e vamos direto ao ponto, lembre-se de não fazer nenhum movimento brusco para não espantá-las!

Lagartixas São Venenosas? Elas São Perigosas?

Se você é desses que sai por aí ouvindo qualquer tipo de lorota, então não me espanto em saber que acredita que há Lagartixas Venenosas!

Sabe aquelas histórias que os antigos contam e que apesar de não terem nenhum tipo de fundamento plausível, ainda sim são constituídas como verdade? Pois bem, você pode ter caído nessa armadilha!

Seus avós não são pessoas ruins, os conhecimentos que eles possuem podem ser de grande valor, mas mesmo assim são seres humanos como qualquer outra pessoa e podem ser induzidos ao erro também.

Enfim, já saiba de antemão que não existem espécies de Lagartixa venenosa, todas elas são benéficas e são incapazes de lhe fazer mal. Essas que estão em sua casa são muito benéficas a você, é por causa delas que muitos insetos peçonhentos não lhe atacam, pois esta simples Lagartixa come todos estes seres.

Você por acaso sabia que a aranha marrom que é tão comum na sua casa, pode lhe matar apenas com uma picada? É isso mesmo, saiba também que a simples Lagartixa é quem pode impedir esta fatalidade. Ela é a sua melhor amiga, acredite!

Você possui problemas com escorpiões? Estes bichos não são nada amigáveis como as Lagartixas, se eles picarem você com certeza a sua vida vai correr bastante risco! Esta é mais uma espécie a qual a Lagartixa não tem dó e adora comer!

Por mais que seja um absurdo falar em Lagartixas Venenosas, existem espécies que são capazes de morder, porém a maioria delas estão no exterior, aqui você não conseguirá vê-las.

Eu diria que pelo menos aqui no Brasil não há o que se falar sobre Lagartixas perigosas, apenas no exterior pode-se tocar num assunto desses, lá estão as espécies que podem apresentar algum tipo de perigo, mas apenas porque mordem.

Existem também boatos a respeito das Lagartixas que elas são seres transmissores de doenças, este é mais um equívoco passados pelos mais antigos e que acabam se tornando supostas verdades.

Viu como eu fui breve e rápido? Aqui eu exponho as matérias sem nenhum tipo de enrolação! Continue comigo, pois vou lhe mostrar espécies de Lagartixas bem curiosas!

Espécies Lagartixas Extremamente Curiosas

É como eu disse, no exterior estão as espécies mais curiosas de Lagartixa, elas são totalmente diversas das que você está acostumado(a) a ver aí na sua casa!

Primeiramente conheça a Lagartixa Mediterrânea Domestica, esta espécie é completamente exótica, ela mais parece um lagarto do que uma lagartixa, é claro que ambos os animais possuem uma ligação e é este o fato que justifica tal semelhança.

A Lagartixa Mediterrânea é uma espécie que possui um corpo completamente encaroçado, sua cor é marrom com alguns detalhes em preto.

Lagartixa Mediterrânea
Lagartixa Mediterrânea

Como toda e boa Lagartixa, este bichano adora comer baratas e mariposas, algo bem característico da espécie.

Bom, mas se você é do tipo que gosta de cores bem vibrantes e escandalosas, acho que vai adorar as maravilhosas Lagartixas Douradas. De douradas elas não têm nada, carregam este nome por causa da cor vibrante de seus corpos que mais parece ser reluzente, isso faz lembrar a luz refletida pela cor do ouro.

Lagartixas Douradas podem ser facilmente confundidas pelos leigos com outras espécies mais semelhantes, mas saiba que estas possuem as três inconfundíveis manchas vermelhas nas costas, isso é um fator que as diferencia das demais.

Mesmo que possuam um certo parentesco com os lagartos, as Lagartixas Douradas comem alguns bichos da família dos lagartos, isso é bastante curioso, mas não muito surpreendente visto que as corujas também são animais que matam outros tipos de aves e até mesmo as da sua própria espécie.

Lagartixas Douradas
Lagartixas Douradas

Lembrando que nossas amigas Douradas moram apenas em Madagascar, por isso esqueça a tentativa de procurá-las em terras brasileiras.

Agora falemos sobres as Madagascarenses, elas dividem espaço com as Lagartixas Douradas e acredito que há intensas disputas territoriais, estas lagartixas são bem parecidas com a espécie anteriormente citada por mim.

Se você quiser ser um(a) expert no assunto, fique sabendo que as Lagartixas Douradas possuem as três manchas nas costas, já a Madagascarense que apesar de possuir as mesmas cores da nossa amiga Douradinha, não tem as três manchinhas.

As Madagascarenses são animais que não permanecem muito no chão, você não vai simplesmente pisar sem querer nelas, isso é algo quase que impossível de acontecer. Vá até Madagascar e procure por estes bichos nas árvores mais altas e belas que encontrar.

Madagascarenses
Madagascarenses

Nunca vi algo tão estranho quanto a Lagartixa Anã De Cabeça Amarela, este animal é sem dúvidas uma das espécies mais excêntricas que já vi, é claro que não tive a honra de vê-lo de perto, mas apenas olhando a sua foto reparei o quanto ele é diferenciado.

A África é um local cheio de mistérios e animais bem diferentes, é exatamente lá que está nossa Lagartixa Amarela que vive por entre os bambuzais.

Este bichano estranho não tem um nome tão óbvio assim, apesar de ser chamado de Lagartixa da Cabeça Amarela, fique sabendo que o restante de seu corpo é completamente cinzento. Há neste animal uma mistura de cores que não fazem muito sentido, é como se ele fosse amarelo e tivesse caído num balde cheio de cimento onde metade do seu corpo foi pintado.

Lagartixa da Cabeça Amarela
Lagartixa da Cabeça Amarela

Olha, uma Lagartixa apelidada de Maravilha deve fazer jus ao apelido, é o que ocorre com esta espécie que possuem uma pele tão delicada que ao ser tocada pode simplesmente se soltar de seu corpo. Já viu algo assim?

Então, agora encerro essa super matéria muito agradecido pela sua presença. Espero que tenha gostado de aprender sobre as curiosas Lagartixas!

Até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *