Home / Animais / Como Cuidar De Um Poodle Filhote: Cuidados E Doenças

Como Cuidar De Um Poodle Filhote: Cuidados E Doenças

Como é de se saber, os cães quando são filhotes estão bem propícios a doenças por causa da vulnerabilidade que o organismo deles possui.

Ao comprar um animalzinho você precisa ficar bastante atento(a) quanto a saúde dele, ao ignorar isso seu dinheiro pode ir diretamente por água a baixo.

Você possui um Poodle? Hoje eu vim especialmente para falar sobre esta raça bastante conhecida pelas pessoas, este cãozinho é sem dúvidas um dos mais adorados por todos amantes de cães!

Cuidando de Um Poodle Filhote

Se você comprou o seu animal através de terceiros ou então por lojas de pets, fique bastante atento(a) quanto a saúde do animal, pois existem locais que não tomam os devidos cuidados com os bichinhos e apenas estão preocupados em vendê-los de qualquer maneira.

Muito cães quando filhotes ainda não possuem uma pelagem densa, mas o Poodle desde pequeno já possui uma quantidade de pelo bastante considerável, por isso, você sempre deve ficar de olho se ela não está embaraçando, isso pode comprometer a saúde do animal e deixá-lo com um aspecto como se estivesse sujo.

A escovação do pelo do Poodle é algo estritamente obrigatório, você vai precisar separar um pouquinho do seu dia para poder se dedicar a esta tarefa.

Como se trata de um filhote, a fragilidade é algo bem comum nesta fase da vida do Poodle e de qualquer outro animal, você precisa prestar bastante atenção quanto a vacinação deste cãozinho, pois quando filhote há algumas vacinas que são imprescindíveis para garantir a saúde dele.

Cuidando de Um Poodle Filhote
Cuidando de Um Poodle Filhote

Não basta apenas ficar de olho nas vacinas, mas é necessário que você tome medidas contra a propagação de pulgas e carrapatos também, mesmo quando o Poodle é um simples filhotinho ele já está propício a contrair estes parasitas. Quando for fazer o controle de carrapatos precisa realizá-lo com um intervalo máximo de 3 meses, este período já é suficiente para o animal obter uma pelagem mais densa!

Por mais que o seu filhotinho seja extremamente fofo e sempre faça aquela carinha de piedade para ganhar um pouquinho da comida que você está comendo, não se deixe levar pelas estratégias dele, em hipótese alguma dê a ele nenhum tipo de alimento que não seja a pura e simples ração. Você não está sendo malvado(a) com ele, pelo contrário, apenas estará cuidando da saúde e da vida dele!

Você não faz apenas uma refeição por dia não é mesmo?! Bom, o seu animal também não! Um filhotinho de Poodle precisa se alimentar de 3 a 4 vezes por dia!

Observe se o seu cãozinho não está tendo problemas para mastigar a ração, como se trata de um pequeno filhote isso pode ser bem comum, para ajudá-lo a comer você precisa umedecer a ração com água, esta deve estar em temperatura morna.

De jeito nenhum invista em rações baratas, elas podem comprometer bastante a saúde do seu animalzinho, um filhote precisa de bastante nutrientes, pois está em uma fase de desenvolvimento em que uma alimentação adequada é extremamente essencial.

Uma dica que eu posso lhe dar com toda propriedade é a de sempre investir na linha de produtos Premium, elas são ótimas porque possuem os nutrientes necessários para a saúde e desenvolvimento do seu animal.

Lembrando que a ração que o seu filhotinho de Poodle come interfere até mesmo na beleza dele, ou seja, a cor da pelagem também é um fator que sofre diretamente a influência da ração. Percebeu agora o porquê estou pedindo para você investir em produtos de qualidade?! Não é algo opcional e sim uma obrigação que não pode ser descumprida!

Ainda sobre as rações, devo lembrá-lo(a) de que elas possuem uma linha específica que vai de cachorros médios aos de grande porte, por isso, você não precisa se preocupar em ficar tentando encontrar uma própria para o seu cãozinho. Vai ser muito fácil encontrar!

Você sabe dos benefícios da água para o corpo humano? Bem, fique sabendo que ela é totalmente importante para nós e na vida dos animais é exatamente a mesma coisa, sendo assim, não hesite em dar bastante liquido para o seu Poodle, o corpo dele precisa estar sempre hidratado assim como o seu!

Doenças Que Atingem O Seu Filhote De Poodle

Filhote De Poodle Doente
Filhote De Poodle Doente

Cães são animais que vivem completamente expostos ao meio ambiente, sendo assim, podem facilmente acabar contraindo algum tipo de doença.

Cães e ratos podem andar pelo mesmo lugar, ambos os animais estão sempre expostos ao mesmo meio ambiente.

Você sabe que a urina do rato é responsável pela conhecida Leptospirose não sabe?! Pois bem, seu Poodle como é um bichano bem curioso que gosta de andar para lá e para cá, pode acabar contraindo tal doença, por isso, fique sempre de olho por onde o seu animal anda!

Uma outra doença super comum é a Coronavirose, ela deixa o seu Poodle com os ânimos lá embaixo, sem vontade comer e com vômitos frequentes. Mas tome cuidado para não confundir esta será doença com aqueles dias em que o seu animal apenas passa mal, algo que é bem comum de acontecer. Procure a ajuda de um veterinário para assegurar que tudo está bem para o seu bichinho!

Agora se o seu animal contrair a Parvovirose aí sim as coisas ficarão mais sérias, esta doença pode matar o seu Poodle em questões de dias, como ele é um simples filhote com certeza não terá forças para resistir, por isso, não perca tempo e vá logo procurar por uma ajuda veterinária antes que seja tarde!

Depois de ter te assustado bastante com essas doenças pavorosas que podem infelizmente comprometer a saúde do seu bichinho, espero que tenha entendido o quanto é importante mantê-lo sempre em bons cuidados, lembre-se de que animais não são nada baratos, eu duvido que esteja disposto(a) a jogar todo o seu dinheiro pela janela e também toda a amizade que você construiu ao longo do tempo com o animal.

Não se esqueça de observar também os cuidados básicos quanto a alimentação e higiene do seu pequeno Poodle, da mesma forma que as doenças, elas podem também selar a vida do seu bichano!

Muito obrigado pela presença, espero vê-lo(a) aqui novamente!

Até a próxima oportunidade!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *