Home / Animais / Morcego Gigante Da Austrália é Perigoso? Eles Atacam Humanos?

Morcego Gigante Da Austrália é Perigoso? Eles Atacam Humanos?

O morcego gigante da Austrália tem causado muitas notícias, fotos, pesquisas e curiosidade. Uma das maiores dúvidas que surgiram, foi: ele ataca os humanos?

Hoje, iremos entender um pouco melhor qual a origem do morcego gigante da Austrália, onde ele vive, o que come, e se eles são perigosos para os humanos.

O morcego gigante da Austrália é considerado o maior do mundo, sendo pertencente da família de morcegos gigantes, ou Raposa Voadora, em termos de envergadura, e peso. Um spoiler: apesar das lendas e mitos, ele não é uma ameaça para os humanos. Para o nosso alívio, ele se alimenta apenas de frutas.

Características Gerais

O nome científico do morcego gigante da Austrália é Pteropus vampyrus, ou raposa voadora, como é mais conhecido. Ele pertence ao gênero Pteropus, e é encontrado principalmente no sudoeste asiático, e em várias florestas australianas.

Pesando cerca de 1kg, e com uma envergadura média de 1,7 metros, podendo passar inclusive dos 2 metros, o morcego gigante da Austrália é considerado o maior morcego do mundo.

É chamado de raposa voadora pois possui um pelo com cor marrom avermelhada, e o seu focinho é muito longo, o que deixa o morcego muito parecido realmente com uma raposa.

Sua alimentação preferida são frutas e néctar de flores, e assim como os seus semelhantes de gênero, possuem hábitos noturnos e geralmente você irá encontrar ele pendurado nos galhos altos de árvores.

Vivem em grandes grupos, e para que cada um possa mostrar que são donos do local, o morcego gigante da Austrália irá emitir um som, de forma esporádica. São bastante silenciosos, e muitas vezes são confundidos também com frutas gigantes nas árvores. Mas na verdade, são os morcegos descansando durante o dia.

Para buscar alimentação, os grupos de morcegos saem durante a noite. Percorrem uma área de até 50 km e depois retornam para suas árvores. Para o ecossistema, o hábito alimentar do morcego gigante da Austrália é essencial, pois ele irá atuar na dispersão de sementes, o que contribui, e muito, para o nascimento de árvores e plantas novas.

História

Apesar de os morcegos serem estudados há muitos anos, muitas espécies possuem pouca ou nenhuma informação a respeito.

O morcego gigante da Austrália é um dos morcegos que possuem poucos dados. A primeira vez que foi descrito, foi no ano de 1836, no século XIX, por um pesquisador da Alemanha, mas ainda hoje, é um morcego total desconhecido no ambiente e na natureza.

Para que se possa estudar melhor essa espécie, grupos com vários cientistas, pesquisadores e especialistas renomados na área, estão sendo enviados para as regiões onde a abundância do morcego gigante da Austrália é maior. Assim, será possível conhecer um pouco melhor dos seus hábitos, características e outras informações importantes.

No início de sua história, ingleses chegaram a Austrália e deram de cara pela primeira vez com esses morcegos gigantes. Por terem dentes caninos, afiados e parecem uma raposa, logo vários mitos e boatos foram se espalhando. Um dos principais: que ele atacaria humanos. Foi a partir dos ingleses que o apelido de morcego gigante da Austrália pegou.

Um fato curioso sobre essa espécie, e que inclusive precisa de mais estudos, é a sua reprodução. Enquanto outras espécies possuem um determinado tempo no ano para se reproduzirem, os morcegos gigantes da Austrália se reproduzem em qualquer época do ano.

Hoje o morcego gigante da Austrália é muito conhecido em Sidney, que é a maior cidade da Oceania. Lá, existem cerca de 200 mil morcegos, convivendo com cerca 5 milhões de habitantes, e ocupando parques, árvores e florestas.

O Morcego Gigante Da Austrália Ataca Humanos?

Mulher Segurando Corajosamente Um Morcego Gigante da Austrália
Mulher Segurando Corajosamente Um Morcego Gigante da Austrália

Para acabar de vez com todo o mistério acerca do vampiro gigante da Austrália, vamos lá: eles atacam humanos?

Não, todos nós podemos ficar despreocupados. O morcego gigante da Austrália é um morcego com hábito alimentar totalmente sem perigo para os humanos. Preferem frutas, folhas de eucalipto, néctar entre outros parecidos.

Apesar disso, o mito sobre atacar os humanos começaram por suas características gerais. Grande, com dentes afiados, e conhecidos como raposa voadora, os morcegos também tem uma forte ligação com mitos sobre os vampiros, ou seja, uma vez que vampiros mordem e comem sangue humano, quando um morcego se parece com um vampiro, logo essa ligação é feita.

Na verdade, entre as 1100 espécies de morcegos que existem hoje, apenas 3 se alimentam do sangue humano, e essas três são as espécies hematógafas. O restante dos morcegos se alimenta de insetos, frutas, folhas, néctar, entre outros.

Quando o morcego gigante da Austrália vai atrás de seus alimentos, eles costumam passar por cima de pomares ou cultivos caseiros e comerciais de frutas, e aí isso os expõe ao contato com humanos. O que acontece? Ao serem vistos comendo os frutos, sementes, etc., os donos de grandes pomares acabam matando o morcego gigante da Austrália. Na verdade, então, o perigo que existe vem do ser humano para com o morcego.

Proteção e Preservação

O morcego gigante da Austrália é um dos morcegos considerados em ameaça de extinção. Os motivos são variados, mas em geral, são os mesmo de sempre.

Um dos principais motivos, que afeta não apenas essa espécie, mas praticamente todas, é o crescimento demasiado acelerado e sem cuidado das cidades. Quando as cidades crescem sem estudos, cuidados e proteções básicas aos animais, florestas, árvores, alimentação e abrigos são substituídos por prédios, casas, fábricas, etc.

Assim, esses morcegos podem ser mortos em fios eletrocutados, pela própria população, ou por completa falta de alimentação, abrigo e grupos semelhantes.

Além disso, o desequilíbrio ambiental que tudo isso causa, fez com que o aumento de predadores da espécie acabasse aumentando também. A cadeia alimentar acabou se tornando toda desregulada, e a espécie passa por um extermínio em massa.

Filhote de Morcego Gigante Da Austrália
Filhote de Morcego Gigante Da Austrália

Por isso, como citado, é muito importante que mais pesquisas e estudos sejam feitos. Para que dessa forma, possa ser contabilizado exatamente o número de espécies que ainda existem, o que fazer para proteger e preservar.

Agora que você já sabe tudo sobre o morcego gigante da Austrália, que tal espalhar a informação de que ele não ataca pessoas, e come apenas frutas? Deixe nos comentários alguma história interessante sobre ele.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *