Home / Animais / Rottweiler Branco: Características, Comportamento e Fotos

Rottweiler Branco: Características, Comportamento e Fotos

Muitas espécies e subespécies de cães são bem curiosas, e algumas, infelizmente, decorrem de questões negativas. É o caso, por exemplo, do chamado rottweiler branco, um tipo de rottweiler que nasce com alguma anomalia que o deixa com a pele clara. Mesmo que possa ser bonito de ver, são tipos de cães que enfrentam sérios problemas de saúde devido a esses animálias.

Vamos saber mais a respeito?

Considerações Iniciais a Respeito de um Rottweiler Branco

Na maioria dos casos (cerca de 90% deles), um rottweiler é branco à mistura com outras raças. Em outros casos (na menor parte deles), a pelagem clara se dá por um problema de saúde chamado de vitiligo. Na questão do cruzamento entre raças para que um cão desses saia totalmente branco, o animal nasce com sérios problemas de saúde.

Esses problemas atingem, especialmente, o sistema imunológico do cão. Com isso, até pequenos ferimentos podem ocasionar uma infecção séria e difícil de tratar. Displasia nas ancas e até má formação na mandíbula podem ser resultados diretos em se tentar “produzir” um rottweiler totalmente branco. Inclusive, isso pode até mesmo afetar no comportamento do animal em diversos níveis, deixando-o até mais agressivo e arredio.

Há casos, no entanto, em que esses cães acabam sofrendo albinismo, devido à predominância de algum gene recessivo, o que pode afetar na produção de melanina do animal. Porém, não existe, necessariamente, um “gene albino” que o torne branco.

Comportamento: Quando Misturar Raças de Cães Pode ser Perigoso

Como já vimos, a maior porcentagem de rottweilers brancos que temos não é em decorrência de problemas genéticos, distúrbios ou coisas do tipo, mas sim, de misturas desenfreadas entre raças. Claro, à primeira vista, um animal assim pode ser muito bonito, porém, ele certamente sofrerá com problemas de saúde, além da questão que poucos se atém para o problema: o comportamento.

É muito comum cães que nasceram híbridos de outras raças, serem mais agressivos do que suas raças originais. O temperamento, geralmente, fica pior, e eles se tornam mais de4sobedientes e difíceis de serem adestrados. E, como sabemos, o adestramos de uma raça como o rottweiler se faz essencial.

Evidentemente que nem todos os cruzamentos entre cães de diversas raças resultam em animais mais agressivos, tanto é que o grande debate em relação a esse assunto é quanto ao purismo das raças originais, que se perde. Mas, no caso do rottweiler, e especialmente para deixá-lo totalmente branco, esse é um procedimento nem um pouco recomendado.

Rottweiler Albino: Algumas Características

Deixando ainda mais claro (sem trocadilhos): um rottweiler albino não produz melanina. E, o albinismo é um distúrbio que,assim como o cruzamento de diversas raças para deixá-lo branco, afeta negativamente a sua saúde.

Agora, é bom deixar claro que existem diferentes tipos de albinismo no sentido desses distúrbio afetar diferentes partes do corpo do animal, dos olhos apenas, à pele como um todo. Em decorrência de problemas no desenvolvimento da retina, um rottweiler albino pode ter muitos problemas em sua visão. Em alguns casos pode haver até mesmo cegueira.

Problemas no intestino, no aparelho respiratório, e até no sistema nervoso podem ser facilmente observados.

Diagnóstico de Albinismo em Rottweilers

Na verdade, sabe-se pouco em relação ao albinismo em cães em geral, mesmo com o avanço recente do mapeamento genético. Acredita-se, no entanto, que o problemas esteja nas posições C e PR que os genes ocupam nos cromossomos.

Portanto, um diagnóstico mais preciso de albinismo nessa e em outras raças de cães só pode ser feita através de análises genéticas. Só que, como ainda não dispusemos de informações 100%b confiáveis, a questão vai mais para o “olhômetro” mesmo.

Ainda assim, é importante que a pessoa a fazer o diagnóstico seja especialista no tema em questão. O ideal mesmo é que fosse um veterinário com especialização na área de genética. Caso o próprio criador do cão tenha conhecimentos necessários nessa área, pode identificar o problema, sem dúvida.

O importante também é não confiar em qualquer um, pois essa é uma questão delicada, e que tem a ver muito com a qualidade de vida da rottweiler.

E, Como são os Rottweilers com Vitiligo?

Também chamado de leucoderma, o vitiligo se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas na pele, que podem ser pequenas, ou podem se espalhar por extensas áreas do corpo. E, essa é uma perturbação que não dá apenas em seres humanos, mas, também em cães da raça rottweiler. Ou seja, não se trata nem de cruzamento, nem de albinismo.

O vitiligo, na realidade, é um distúrbio do qual não se conhece a origem, mas se acredita que seja autoimune, onde os anticorpos estão lutando contra os seus próprios melanócitos, que são justamente as células que produzem a melanina.

Pode perceber que rottweilers com vitiligo ainda podem possuir região dos olhos, nariz e boca com cores mais escuras. E é bom destacar que o comportamento de um cão desses com esse distúrbio também é afetado, geralmente com esses animais ficando mais tristes.

É mais comum esse problema acontecer em cães de raça. Ou seja, não apenas o rottweiler, mas outros cachorros como o pastor alemão, o doberman e o pinscher são bem suscetíveis a terem vitiligo.

Já o diagnóstico é feito através de dois tipos de exame: um fisco e outro de sangue. Para o cão que tiver esse problema, o ideal é evitar a luz solar, já que a falta de melanina faz com que fiquem mais sensíveis a raios ultravioletas.

E, claro, à medida que o animal envelhece, o seu pelo pode estar ficando grisalho, o que não significa que o rottweiler em questão tenha esse distúrbio.

Conclusão

Muitos querem e acham certas variações de cães muito bonitas, como é o caso do rottweiler branco. E, de fato, se fosse algo natural e espontâneo da natureza, seria muito belo. Mas, a verdade que é que Esse animal só é conseguido através de cruzamentos ou em decorrência de distúrbios em sua genética. Em ambos os casos, é prejudicial para a saúde dele.

Belo Rottweiler

E, claro, ainda há a questão do comportamento, que pode ser bastante alterado em decorrência disso. A conclusão é óbvio: a beleza não vale o sofrimento ou limitações do animal.

Veja também

Como os Cangurus Cuidam de seus Filhotes? Como os Protegem?

A Relação Entre Os Cangurus E Seus Filhotes Se você gosta e ama Cangurus, esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *