Home / Animais / Ficha Tecnica Dos Equinodermos: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Tecnica Dos Equinodermos: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Os animais existem na Terra há milhares de anos, e tem servido aos seres humanos com diversas funções.

Na natureza, os animais possuem funções muito importantes que equilibram a fauna, e também a cadeia alimentar.

No entanto, por existir muitos animais no mundo inteiro, foram feitos diversos estudos e classificações para que cada a divisão deles seja feita de forma mais fácil, clara e organizada.

Para isso, foi criada a classificação científica, que organiza, separa e cataloga cada um dos animais existentes.

A primeira classificação criada tinha apenas dois grupos: plantas e animais. Essa classificação foi criada por Aristóteles, e ao longo dos anos, foi sendo melhorada.

Equinodermos
Equinodermos

Foi Linnaeus quem criou a classificação científica que conhecemos atualmente, e é a partir dela que todos os novos animais que são descobertos são classificados.

Existem sete principais divisões, são elas: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e a mais conhecida que é a espécie.

Hoje, iremos aprender tudo sobre os equinodermos, que é um filo que agrupa milhares de animais marinhos e bentônicos, ou seja, aqueles que vivem nos substratos dos ambientes aquáticos.

Características

Os equinodermos são animais marinhos que vivem nos ambientes aquáticos de forma totalmente livre, com exceção dos crinoides, que são fixados em estruturas rochosas.

Esse filo, o dos equinodermos, surgiu na era cambriana, ou seja, há cerca de 488 milhões de anos atrás, e há cerca de 7 mil espécies de animais, sendo que 13 mil espécies desse filo já foram extintas.

Não existe nenhum animal do filo dos equinodermos que não vivem no ambiente aquático, podendo ser encontrados apenas nas águas.

São invertebrados, ou seja, não nascem e não desenvolvem ao longo de sua vida uma coluna vertebral.

Os animais que desenvolvem uma coluna vertebral estão localizados no subfilo chamado Vertebrata.

Os animais do filo equinodermos possuem uma característica única, que é a simetria radial pentameral, que significa que o seu corpo é, normalmente, dividido em 5 partes que estão dispostas ao redor de um eixo localizado na parte central.

Outra característica encontrada nos equinodermos é a habilidade de conseguir se regenerar de forma muito fácil e rápida.

Por exemplo, a estrela-do-mar é um equinodermo que consegue regenerar alguma parte do seu corpo que foi cortada após alguns meses.

Por isso, os equinodermos são animais que possuem muitas características únicas, exclusivas e muito curiosas.

Reprodução E Sistema Digestório

Equinodermos - Estrela do Mar
Equinodermos – Estrela do Mar

Todos os equinodermos possuem um sistema digestório que contém boca, intestino, esôfago e o ânus.

No entanto, o estômago em si é encontrado apenas nos equinodermos que possuem uma alimentação carnívora.

A estrela-do-mar, por exemplo, é um equinodermo que é carnívora, e ela se alimenta principalmente de animais de pequeno porte. A digestão, nesse caso, ocorre no lado de fora do corpo.

Como isso acontece? Bom, a estrela-do-mar coloca o seu estômago e as suas enzimas que digerem em cima do alimento, e após o alimento ter sido totalmente digerido que ela o transporta para o seu corpo e assim a digestão pode ser finalizada.

Os equinodermos possuem uma reprodução considerada sexuada, e a maioria deles são animais dioicos.

Quando a fecundação ocorre na parte externa, os equinodermos utilizam suas placas genitais, e é assim que os gametas se locomovem pela água.

As larvas são formadas a partir dos zigotos, e eles passam um tempo nadando, e então se fixam em algum tipo de substrato, passam por uma metamorfose e se tornam equinodermos adultos.

Nesse sentido, o desenvolvimento dos zigotos ocorre de uma forma totalmente indireta, ou seja, longe do corpo do animal pai ou animal mãe.

Principais Equinodermos

Entre os equinodermos há quase 7 mil espécies diferentes de animais, porém eles são divididos em cinco principais classes.

O grupo asteroide é composto principalmente pela estrela-do-mar, esses são os que possuem diversos braços.

Em seguida existe o grupo chamado ofiuroides, e um dos exemplos mais conhecidos é a serpente do mar.

Os crinoides é o grupo que possui o lírio do mar, que é um animal que possui um aspecto muito parecido com de uma planta.

O pepino do mar, outro equinodermo muito conhecido também, faz parte do grupo chamado holoturoides, que possui animais cilíndricos e a maioria possui entre 5 até 30 centímetros.

Por último, existe também o grupo conhecido como equinoides, e o seu principal representante é o ouriço do mar, aquele animal que você pode já ter pisado na última visita a praia.

Além de não existirem equinodermos fora do ambiente aquático, não existem também equinodermos que são de água doce.

Então, o único lugar onde é possível encontrar um equinodermo são nos mares e oceanos ao redor do mundo.

Os equinodermos existem há milhares de anos e são de extrema importância para a preservação e equilíbrio do meio ambiente.

Alimentação E Sistema Excretor E Circulatório

A maioria dos animais do filo equinodermos se alimentam principalmente de outros animais, seja vivo ou morto, como moluscos, crustáceos e pequenos peixes.

No entanto, alguns possuem dietas que são muito restritas, mas alguns conseguem comer uma quantidade muito grande de animais, e alguns ainda possuem preferências muito únicas.

Esses animais conseguem localizar e perceber outros animais próximos pois a maioria dos animais liberam algumas toxinas quando se locomovem.

Os asteroides são, por exemplo, animais que conseguem se alimentar de presas como as ostras, e isso é de uma importância econômica muito grande.

O sistema circulatório de um equinodermo, ou seja, o sistema de circulação de sangue, é formado por um sistema ambulacrário ou aquífero.

Classes de Equinodermos
Classes de Equinodermos

Nesse sentido, o equinodermo consegue fazer com que a água circule pelo o seu corpo, e assim é feito o transporte das substâncias e também a sua locomoção.

Esse sistema também permite que o equinodermo consiga realizar a excreção, pois as substâncias que são carregadas também são eliminadas do seu corpo.

O equinodermo possui pés conhecidos como ambulacrais, ou seja, são projeções que em alguns casos possuem ventosas nas extremidades que dá o impulso para ele se locomover.

E então o que você achou do conteúdo? Você já sabia sobre todas essas informações dos equinodermos? Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *