Home / Animais / História do Tubarão e Origem do Animal

História do Tubarão e Origem do Animal

Logo quando somos pequenos nós já somos apresentados ao grande e assustador animal chamado tubarão. Na maior parte das histórias e dos desenhos eles são os vilões que acabam com tudo. Mas de onde será que os criadores dessas histórias e os diretores desses desenhos tiraram isso?

Conforme você for lendo esse texto, você vai saber a resposta para o porquê de esse animal marinho ser visto pela maioria das pessoas como o vilão. Você vai descobrir qual é a origem do tubarão e qual é a sua história por trás de sua aparência grande e forte também vamos citar algumas características gerais desse animal marinho.

Origem do Tubarão

Existem algumas evidências que provam a existência de tubarões durante o período Ordoviciano, em torno de 450 e 420 milhões de anos atrás, antes mesmo dos vertebrados terrestres e de várias espécies de plantas existirem. Essas evidências são escamas de tubarões, porém, nem todos os paleontólogos concordam que essas escamas sejam de escamas de tubarões de verdade. A escama mais velha e que foi aceita por uma quantidade maior de especialistas, é uma de 420 milhões de anos atrás, no período Siluriano.

Também foram encontrados fósseis dos dentes dos tubarões. Em alguns casos eles conseguiram encontrar algumas partes do esqueleto do animal e muito raramente eles encontraram o fóssil do tubarão completo. O que torna tão difícil o esqueleto completo do tubarão ser achado é o fato de quando ele entra em decomposição ele se rompe, desde modo, se espalhando ao longo do mar. A partir dos fósseis encontrados, pode-se concluir que os primeiros tubarões que existiram são muito diferentes dos tubarões modernos. Esses tubarões modernos começaram a ser encontrados a partir de cerca de 100 milhões de anos atrás.

As fósseis dos tubarões encontradas podem ser divididas em dois grupos: os Xenacanthida, que são os tubarões praticamente exclusivos dos ambientes de águas doces. E os Hybodontiformes, que são os tubarões que viveram por quase todo o oceano, eles habitavam tanto as águas doces quanto às águas salgadas.

História do Tubarão

Até meados do século XVI, os tubarões eram conhecidos pelos marinheiros como “cães marinhos”. A palavra portuguesa “Tubarão” e a palavra em espanhol “Tiburón” são bastante parecidas, porém, nos dois idiomas a etimologia está errada. Ao longo do século XVI, os navegadores portugueses e espanhóis relataram uma grande diversidade desses peixes grandes, com isso logo esses dois termos foram introduzidos na Península Ibérica e depois o termo “Tiburón” foi inserido sem tradução em livros. Porém não há nada concreto que possa confirmar se foram os portugueses que criaram a palavra “Tubarão” ou se foram os espanhóis que criaram o termo “Tiburón”. Também há algumas fontes que apontam que a palavra para nomear esse animal tem origem do Tupi Guarani.

Mesmo que esses termos tenham sido usados por toda a Europa antigamente, hoje em dia eles adotam nomes diferentes para nomear esse animal marinho. A palavra “Shark” em inglês, também possui uma etimologia incerta. Há teorias que dizem que ela deriva do idioma Lucateque, onde a pronuncia é “Shok”, pronuncia que chega bem perto da palavra “Shark”. A primeira vez que essa palavra em inglês foi usada foi pelo marinheiro Sir John Hawkins quando ele exibiu uma nova espécie desse animal em Londres, em 1569, ele usou essa palavra para se referir aos enormes tubarões que viviam no mar do Caribe.

Outra etimologia diz que o sentido real da palavra “Tubarão” é “predador, aquele que ataca os outros”. Essa etimologia surgiu a partir da palavra alemã “Schork” que se aplicava aos peixes que possuíam um comportamento predatório.

De acordo com o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, a palavra tubarão é um termo usado para nomear peixes que possuem um corpo alongado e nadadeiras peitorais desenvolvidas. O termo “Tubarão” é sinônimo do termo “Esqualo” e “cação” e seu plural são “Tubarões”. E para a definição popular, essa palavra pode significar um comerciante ganancioso ou uma pessoa que come em excesso.

Características Gerais dos Tubarões

Os tubarões geralmente não habitam águas doces, algumas exceções como o tubarão cabeça chata e o tubarão de água doce podem habitar tanto ambiente de água salgadas quanto ambiente de águas doces. Esse animal marinho respira por meio de cinco ou sete fendas branquiais. São cobertos por escamas placoides, que protegem a pele do animal de danos e possíveis parasitas, e melhoram sua hidrodinâmica, fazendo com que o tubarão consiga se mover de forma mais rápida. Eles também possuem vários conjuntos de fortes e afiados dentes que podem ser substituídos ao longo de suas vidas.

Tubarões Características

As espécies mais conhecidas desse grande peixe são o tubarão branco, o tubarão azul, o tubarão martelo, o tubarão mako e o tubarão tigre. Estão no topo da cadeia alimentar subaquática, e são superpredadores. Mesmo sendo superpredadores o tubarão corre riscos e infelizmente está sendo ameaçada por conta de pescas, poluição dos mares e de outras atividades humanas.

Por Que o Tubarão é Visto Como Vilão?

Como já sabemos na mídia os tubarões são na maioria das vezes vistos como os vilões e monstros que parecem uma máquina assassina. Essa ideia se tornou popular a partir do filme Tubarão, dirigido por Steven Spiellberg. Provavelmente ele aproveitou o fato do tubarão ser um animal bastante grande e um predador para colocar ele como um vilão em seu filme.

Mesmo com essa fama de ser um animal do mal, em alguns filmes como Procurando Nemo, o tubarão foi representado como um animal vegetariano. Ele também pode ser considerado um Deus e protetor das águas de determinado lugar por meio de mitologias. Na mitologia polinésia o tubarão é visto como guardião do mar e defensor do povo havaiano. Na Polinésia havia histórias de homens- tubarão e lá eles acreditam que o tubarão é um alimento enviado pelos espíritos ancestrais. Durante um longo tempo, os habitantes da Polinésia viveram na beira do mar, tendo um constante contado com esse animal, respeitando-o e até chegaram a considerar ele um Deus.

Quer saber mais sobre os tubarões? Quer descobrir se eles são mamíferos ou peixes? Ou qual sua classificação científica? Então acesse esse link e leia mais um de nossos textos, apenas com um click: Tubarão É Mamífero Ou Peixe? Qual Sua Classificação Científica?

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *