Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Coton de Tuléar: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Coton de Tuléar: Características e Fotos

Hoje trouxemos para vocês mais uma raça super curiosa e linda para se derreterem. Então se você adora um cão e ama conhecer sobre novas raças não pode perder nenhuma informação. Fique com a gente até o final.

Tudo Sobre a Raça Coton de Tuléar

Essa raça é muito linda e fofa, branco como a neve e macia como o algodão. Além de ser tão lindo, é muito brincalhão. Eles adoram interagir com seus donos e com sua família, quando mais gente lhe dá atenção é melhor.

O nome da raça surgiu de uma junção de palavras francesas, cotón em francês é traduzido para algodão, enquanto Tulear é o nome de uma cidade que fica em Madagascar. Aliás, foi onde surgiu essa raça e a região por onde ele ficou bastante tempo. Precisamos frisar que esse é um cão muito fiel.

Características da Raça Coton de Tuléar

Coton de Tuléar
Coton de Tuléar

Essa é uma raça de pequeno porte, pode alcançar de 28 a 32 cm de altura, uma pelagem densa e macia de coloração branca. Os olhos deste cão são bem escuros e inspiram alegria e vivacidade. Possui a cabeça pequena e curta, no formato redondo, suas orelhas são caídas sob suas bochechas. Possui o corpo de comprimento longo, não é alto, possui o lombo curvado e sua cauda fica repousada. A sua cauda é longa e afilada, suas patas são pequenas proporcional ao seu tamanho, dedos curtos e bem juntos.

Atividade Físicas

Essa é uma raça de companhia, por isso querem ficar o tempo todo próximos de seus donos, principalmente para brincar infinitamente. Eles precisam de alguma atividade física para gastar energia diariamente, mas passeios no bairro e algumas corridas em um grande espaço já dão conta.

Adora perseguir bolinhas, é diversão garantida, inclusive é uma das suas brincadeiras preferidas. Apesar de gostarem de brincar muito, de caminhar e correr eles conseguem se adaptar tranquilamente a apartamentos, mas mantenha o cão próximo de você e ofereça ambiente espaçosos em algum momento do dia.

Curiosidades Sobre a Raça Coton de Tuléar

  • Não é novidade para ninguém que essa raça derrete corações com muita facilidade, muito amigável e muito legal. E isso não ocorre somente nos filhotes, mesmo depois de crescidos eles mantém a energia e a doçura, vai levar muita alegria para sua casa.
  • Essa raça também conquistou o coração de muitos famosos, inclusive muitas estrelas de Hollywood como Barbra Streisand cantora e atriz, Jane Fonda atriz e modelo e também Catherine Zeta-Jones atriz e cantora.
  • É um cão muito calmo, dentro de casa é muito tranquilo. Ele adora estar perto do seu dono, por isso tende a persegui-lo pela casa. É muito carinhoso e amoroso, e vai demonstrar isso o tempo todo. Ele é perfeito para companhia, idosos e crianças vão adorar.
  • Curiosamente essa também é uma raça que consegue se adaptar ao estilo de vida do seu dono, por isso podemos dizer que acabam se comportando da mesma maneira. São muito inteligentes e curiosos e por isso sempre atentos.
  • É uma delícia conviver com esse cão, ter um grande companheiro, mas saiba que por esse motivo não toleram ficar sozinho, por algum motivo isso está mais nos machos. Já as fêmeas se viram melhor quando precisam passar um tempo mais longas longe dos donos.
  • Por sua boa capacidade de adaptação podem ser ótimas escolhas para pessoas que precisam se mudar com frequência, pois não sofrem muito com isso. Tudo o que eles precisam é da sua atenção e do seu carinho.
  • Se socializar não é um problema para ele, é muito dado com pessoas e animais, jamais seria um bom cão de guarda. Quer ganhar confiança desse cão, fala brincadeiras com ele. Não tem problemas com pessoas desconhecidas, os idosos podem se beneficiar bastante deste “cãopanheiro”.
  • A raça também se comunica bem com outros animais, por este motivo outro pet em casa não será um problema, serão mais opções de interação para ele. Adora também brincar com crianças animadas.
  • Uma pelagem tão clara e macia pede muita atenção. A escovação precisa ser frequente, em especial nos filhotes que tem uma quantidade maior de nós nos pelos, além de pelos soltos. Nos adultos a escovação precisa ser diária para evitar os mesmos problemas.
  • É necessário utilizar um produto condicionante para facilitar na hora de pentear depois do banho para não quebrar os pelos. Dessa forma também você não machuca o pequeno na hora de escova-lo, faça isso desde filhotinho para que ele se acostume bem.

Dicas Sobre a  Raça Coton de Tuléar

  • Higiene – É muito importante cuidar da higiene do seu cão, por isso ofereça banhos uma vez por semana, utilizando produtos de boa qualidade e que não sejam muito fortes. Saiba que sua pelagem seca de forma rápida. Não se esqueça de cortar os pelos que ficam na frente dos olhos, além de tirar os pelos de dentro do ouvido dele.
  • Unhas – Precisa aparar as suas unhas de três em três semanas, o ideal é sempre ficar de olho e cortar quando necessário, mas procure um profissional para não machucar o pet.
  • Saúde Bucal – Precisa escovar os dentes dele pelo menos uma vez na semana, se possível até mais. Consulte um profissional para indicar a frequência correta e os melhores produtos.
  • Doenças –  Saiba que é uma raça que raramente apresenta algum problema de saúde ou doenças, mas na genética dele existem fatores para mau funcionamento da tiróide. É bom também conferir com frequência problemas na patela, nos olhos e nos quadris.
  • Alimentação – A alimentação deve ser calculada de acordo com as suas necessidade, seu tamanho, seu peso e seu gasto de energia. Consulte um profissional para oferecer uma alimentação balanceada. Ofereça a ração recomendada para a fase que ele está, saiba que até 12 meses de vida ele é filhote e por isso come menos. Não esqueça de oferecer água limpa e fresca o dia todo.
  • Não esquecer – Levar o animal sempre em bom veterinário pode prevenir uma série de problemas. Não se esqueça das vacinas do seu pet, elas precisam estar em dia sempre.

Veja também

Face do Potro

Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o potro, se você tem curiosidades sobre esse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.