Home / Animais / Baleia-Sei: Curiosidades, Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia-Sei: Curiosidades, Características, Peso, Tamanho e Fotos

O desenvolvimento de arpões explosivos e navios baleeiros movidos a vapor no final do século XIX trouxe grandes baleias anteriormente inatingíveis ao alcance de baleeiros comerciais . Inicialmente, sua velocidade e indefinição, e mais tarde o rendimento relativamente pequeno de óleo e carne as protegiam parcialmente.

Uma vez que os estoques de baleias-francas mais lucrativas , baleias- azuis, baleias-comuns e baleias-jubarte se esgotaram, as baleias-sei foram caçadas a sério, particularmente na metade final do século XX. Além disso as proliferações de algas tóxicas causadas pelo aquecimento sem precedentes no Oceano Pacífico, conhecido como Blob, podem estar implicadas em causar a mortandade de baleias.

Baleia-Sei: Curiosidades

Ela está entre os mais rápidos de todos os cetáceos e pode alcançar velocidades de até 50 km / h, em distâncias curtas. O nome da baleia vem da palavra norueguesa para pollock , um peixe que aparece na costa da Noruega na mesma época do ano que a baleia sei.

A baleia-sei  ( Balaenoptera borealis ) é uma baleia de barbatanas , o terceiro maior rorqual após a baleia azul e a baleia-comum, são cinza escuro ou azul-cinza nas costas e nas laterais. As partes inferiores e laterais podem aparecer manchadas com cicatrizes circulares claras causadas por vários tipos de parasitas, incluindo cicatrizes de mordidas de tubarão. . O corpo da baleia sei é magro, aerodinâmico e comprimido lateralmente na região caudal (posterior).

Baleia-Sei: Curiosidades e Características

 População

Após a caça comercial em grande escala durante o final dos séculos 19 e 20, quando mais de 255.000 baleias foram mortas, a baleia sei agora está protegida internacionalmente, embora caça limitada ocorra sob um controverso programa de pesquisa conduzido pelo Japão . A partir de 2008 , sua população mundial era de cerca de 80.000 habitantes, menos de um terço de sua população pré-nascida. A baleia sei produz um filho a cada 2-3 anos. Esta baixa taxa reprodutiva dificulta a recuperação rápida da população.

Baleia-Sei: Curiosidades e Características

Vocalização

Os sons da baleia sei consistem em uma série de pulsos curtos com pico de energia na faixa de 1,5 a 3,5 kHz. Durante um recente cruzeiro, gravações acústicas acompanhadas de fotografias e rastreamento acústico de um grupo de baleias se alimentando na Península Antártica Ocidental forneceram a primeira descrição confirmada dos sons de baleias sei. As vocalizações incluíam uma série de chamadas do tipo “growly”, com chamadas tonais tendo mudanças abruptas em uma frequência dominante muito menor.

Baleia-Sei no Fundo do Mar
Baleia-Sei no Fundo do Mar

Baleia-Sei: Curiosidades e Características

Migração

Ela habita a maioria dos oceanos e mares adjacentes, e prefere águas profundas no mar, são consideradas uma espécie cosmopolita, variando de águas polares a tropicais, mas tendem a ser encontradas mais no mar do que outras espécies de grandes baleias. Elas mostram movimentos migratórios bem definidos entre as águas polares, temperadas e tropicais. Movimentos migratórios são essencialmente norte-sul com pouca dispersão longitudinal. As baleias-sei não penetram nas águas polares até as baleias-azuis, barbatanas, jubarte e minke, embora tenham sido observadas muito perto do continente Antártico.

Baleia-Sei: Curiosidades e Características

Alimentação

A baleia sei consome uma média de 900 kg de comida todos os dias; sua dieta consiste principalmente de copépodes, krill e outros zooplânctons. As águas antárticas australianas são importantes locais de alimentação para as baleias sei, assim como as águas temperadas e frias. Avistamentos de baleias se alimentando na área de Upwelling de Bonney indicam que esta área é potencialmente também um importante campo de alimentação. A criação ocorre em águas tropicais e subtropicais.

Comparação de Tamanho da Baleia-Sei
Comparação de Tamanho da Baleia-Sei

As baleias Sei são baleias de barbatana, que não têm dentes, mas têm estruturas únicas semelhantes a filtros que crescem de suas mandíbulas, conhecidas como placas de barbatanas. Quando se alimentam, as baleias de barbatana engolem enormes volumes de água em suas vastas bocas e, em seguida, levantam a língua para expulsar a água dos lados da boca e através das placas de filtro de areia. A baleia então usa sua língua maciça para lamber eficazmente alimentos como pequenos peixes, plânctons e outros invertebrados presos na barbatana ou presos na boca, antes de engolir o lote.

Baleia-Sei: Curiosidades, Características, Peso, Tamanho e Fotos

Ciclo de Vida

Os filhotes da baleia-sei nascem com um tamanho de 4,5 mts e atingem a maturidade sexual entre 6 e 8 anos para os machos e entre 7,5 e 8,35 anos para as fêmeas medindo aproximadamente 12 a 16 mt. de comprimento, as fêmeas adultas são mais longas que os machos, e as baleias sei do hemisfério sul são maiores que as do hemisfério norte, pesando tanto quanto 28 ton. A idade da primeira reprodução é de cerca de 9-10 anos e o intervalo entre nascimentos é de 2,5 anos, com gestação entre 10,5 a 12,5 meses, os filhotes são geralmente desmamados em sete meses. A maturidade física ocorre entre 25 e 30 anos. A vida útil da baleia sei, determinada a partir de camadas de crescimento anual no protetor auditivo, pode ser de até 65 anos.

Baleia-Sei: Curiosidades e Características

Comportamento

O comportamento de mergulho e alimentação das baleias-sei é um pouco diferente do de outras baleias orais. As baleias Sei alimentam-se nadando horizontalmente perto da superfície, desnatando crustáceos pelágicos e alimentando-se de concentrações de alimentos consideradas inadequadas para outros rorquais. As baleias Sei afundam em vez de mergulhar e tendem a ser nadadores superficiais com as cabeças raramente emergindo e sem arqueamento positivo ao mergulhar.

Os movimentos e distribuições de baleias sei são imprevisíveis e não são bem documentados. A informação sugere que as baleias-sei tem o mesmo padrão geral de migração que a maioria das outras baleias, embora seja um pouco mais tarde e não vão para latitudes tão altas. Há evidências de dados de captura de uma segregação pronunciada dos sexos durante a migração – geralmente as fêmeas grávidas chegam e partem de áreas de alimentação mais cedo do que os machos. A localização por satélite de uma baleia sei no Atlântico Norte demonstrou movimentação individual em grande escala entre áreas de invernada e áreas de alimentação.

Em geral, as baleias sei nadam em pequenos grupos de três a cinco animais, com alguma segregação por idade, sexo e status reprodutivo. Grupos em águas temperadas são predominantemente fêmeas e juvenis lactantes; em altas latitudes predominam animais adultos (principalmente machos, mas também fêmeas adultas).

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *