Home / Animais / História do Weimaraner, Personalidade e Origem da Raça

História do Weimaraner, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar sobre outra raça de cachorro incrível, além de tudo vamos conhecer a fundo toda a sua história. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

História e Origem do Weimaraner

Essa é uma raça de origem alemã, ele surgiu no fim do século XVIII na cidade de Veimar na Alemanha. Sua ascendência são raças bem conhecidas como  o cão-farejador-de-hanôver, cão perdigueiro inglês e o bloodhound. Esse cão foi criado para ser de caça, por isso desenvolveu algumas habilidades mais aguçadas como um ótimo fato, coragem e muita velocidade.  Na época acompanhou os aristocratas na caça e também em esportes, caçavam animais de grande porte como veados, ursos e até animais que viviam na água, e para sua surpresa a raça é um exímio nadador.

No ano de 1897 na Alemanha, surgiu o primeiro clube oficial dessa raça. Era um clube bastante rígido e cheio de regras, por isso não permitiam que pessoas de fora do grupo adquirissem a raça para si, somente os membros tinham essa permissão. Os alemães eram bem chatos ao tentar manter a criação controlada, por isso era proibido levar esse cão para outros países.

Weimaraner de Olhos Claros
Weimaraner de Olhos Claros

No ano de 1929 surgiu um americano interessado em levar alguns cães para as américas teve de enfrentar os alemães, com muito custo conseguiu dois cachorros estéreis, foi a única forma de sair dali com alguma coisa. Apenas em 1938 com muita insistência ele foi autorizado a levar quatro cães aptos a procriar. Depois disso, já em 1942 criaram um clube americano para raça, no ano seguinte o weimaraner foi reconhecido nos EUA pelo AKC. Atualmente a raça domina as competições norte-americanas.

Essa raça alemã é um cão de referência na categoria de cães de caças que auxiliam caçadores de aves armados. Não se sabe exatamente da origem desse animal, o pouco que se sabe é que o nome veio do grão-duque de Saxe-Weimar-Eisenach um esportista chamado Carlos Augusto. A raça ficou conhecida a partir de 1600, possivelmente descendente da raça braco alemão de pelo curto só se estabeleceu no ano de 1800 e só se popularizou em outros continentes no século vinte, o motivo foi exatamente a proibição de vendas dessa raça para os outros lugares. Os aristocratas  da época criaram ele para serem ótimos animais de caça, um esporte muito comum por lá. Um cão um tanto teimoso, por isso é indicado para pessoas que tenham uma certa experiência, muito amoroso e esperto. Importante frisar que ele pode apresentar pelo curto ou longo.

Personalidade do Weimaraner

Weimaraner de Perfil
Weimaraner de Perfil

Esse é um cão feliz da vida, adora estar com as pessoas que convivem com ele. Ele é muito dependente do dono, isso vai contra as suas habilidades de cachorro de caça com instinto de matilha. Mas não tira as suas características de força e resistência que um cão de caça deveria ter.

Pense bem se cabe na sua rotina do dia a dia se exercitar com seu melhor amigo, ele é um cachorro cheio de energia e você vai precisar acompanhar isso. Ofereça para ele um ambiente espaçoso, se você mora em casa sem quintal ou apartamento pode cortar essa raça da sua lista de desejos, ele precisa de um ambiente grande para brincar e correr.

Exercícios Físicos – Saiba que essa é uma raça muito ativa, ele tem porte atlético e é muito forte, por isso precisa de um nível alto de atividade física diária. Inclusive você pode inscrever seu pet em esportes próprios para eles, se saem muito bem em corrida e também em canicross, ele é muito esperto e competitivo. Você pode ter um medalhista em casa, mas caso isso não esteja nos seus planos você vai precisar sair para se exercitar com ele de modo que ele gaste muita energia. Anote na sua agenda ao menos 2 horas de atividade física por dia, ou cerca de 3,5 km percorridos.

Quanto Custa um Weimaraner?

Weimaraner de Língua de Fora
Weimaraner de Língua de Fora

Se você ficou encantado com essa raça, fique tranquilo porque ele realmente acende paixões por onde passa. Caso queria levar um filhote desse para sua casa, saiba que isso pode custar entre R$ 800 a R$2500,00, o valor vai depender da linhagem, família e etc.

Curiosidades do Weimaraner

  • A raça é muito veloz e ágil, por esse motivo em alguns municípios dos Estados Unidos a raça é utilizada como cão policial;
  • A origem do nome da raça surgiu de Weimar, que quer dizer nativo de Veimar, o local fica na Alemanha, dentro do estado da Turíngia. O nome veio através do grão-duque de Saxe-Weimar-Eisenach da época chamado Carlos Augusto,
  • Ficou muito famoso como pet da Casa Branca, no ano de 1953 Dwight David Eisenhower foi eleito presidente americano e se mudou para Casa Branca com a família, lá estava um cão weimaraner chamado Heidi.

Cuidados com a Raça Weimaraner

  • Invista em atividades físicas diversas para seu cão, também é recomendado exercícios mentais para que ele se mantenha totalmente ativo durante todo o dia. Eles são verdadeiros atletas, correm como ninguém, nadam absurdamente bem, e tem uma facilidade incrível para ir atrás de brinquedos lançados, pois são muito rápidos e cheios de energia. Por isso essa raça precisa de donos com o mesmo pique, e que tenham disponibilidade de algumas poucas horas por dia para participar de suas atividades e exercícios.
  • Cuide bem da limpeza das orelhas do Weimaraner, pois a anatomia delas dificulta visualizar se estão com algum problema ou não, precisam estar sempre secas e nunca úmidas. Eles podem apresentar otites, ou alguma infestação de fungos e bactérias se não cuidar. O ideal é higienizar o local uma vez na semana, fique de olho sempre e faça uma boa limpeza com alguma solução indicada por um médico veterinário.
  • Podem apresentar alguns problemas genéticos da raça, por isso fique de olho nos ossos, pois podem apresentar displasia de quadril por exemplo. Podem desenvolver algum problema na tireoide, o mais comum é o hipotireoidismo e pode ser tratado tranquilamente por um médico veterinário.

Veja também

Fox Terrier

Tudo Sobre a Raça Fox Terrier: Características e Fotos

Hoje vamos falar sobre uma outra raça de cachorro bem bacana e querida. Animais são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.