Home / Animais / Cheiro de Urina de Cachorro Faz Mal A Saúde? É Prejudicial?

Cheiro de Urina de Cachorro Faz Mal A Saúde? É Prejudicial?

Problemas de saúde resultantes do contato com a urina raramente acontecem, mas é melhor saber sobre eles e tomar precauções durante a limpeza do animal de estimação.

Concentração de Urina

Possuir um cachorro, especialmente um filhote, significa lidar com “acidentes” de animais de estimação de vez em quando. Alguns cães pequenos fazem xixi um pouco quando estão excitados, e leva tempo para os filhotes aprenderem que urinar é uma atividade ao ar livre. Em qualquer caso, limpe o mais breve possível, pois a urina do cão pode fazer mal a saúde e ser prejudicial em algumas situações.

Se o seu cão sofrer um acidente enquanto estiver fora, você poderá notar o aroma assim que entrar na casa. A urina do cão tem cheiro de amônia, porque na verdade contém amônia. Até mesmo a urina humana tem amônia, mas a concentração é muito mais forte em xixi de cães e gatos. A amônia é um irritante do pulmão e pode exacerbar os sintomas de pessoas com asma ou alergias.  Enquanto esses pequenos acidentes que ocorrem durante o treinamento de um filhote provavelmente não serão suficientes para causar problemas de saúde, a micção freqüente de animais de estimação pode se tornar um problema.

Efeitos Prejudiciais da Exposição à Urina

À medida que a urina se evapora, o odor de amônia pode ficar mais forte e permear o carpete, os pisos, os tapetes e os estofados, especialmente se não forem limpos imediatamente. Os efeitos colaterais da respiração na amônia urinária incluem dores de cabeça, náuseas, e uma sensação de queimação nos olhos, nariz ou garganta.

Ao limpar a urina do cão dentro de casa, use sempre luvas de borracha. Você deve evitar tocar na urina, pois os patógenos podem causar problemas de saúde, inclusive a leptospirose , especialmente se você tiver um sistema imunológico comprometido. Danos nos rins e fígado, febre, fadiga, vômitos e diarreia são alguns dos problemas causados ​​por raras formas de bactérias que se desenvolvem na urina de animais. Se você entrar em contato com a urina do cão, lave a área afetada imediatamente.

Como se Proteger dos Efeitos Prejudiciais

Regularmente manter inúmeros animais de estimação trancados dentro de casa por longos períodos de tempo aumenta a probabilidade de odores relacionados a animais domésticos. Tais situações causam odores intensos e avassaladores que tornam quase impossível evitar a inalação de vapores de urina de cães.

Se estiver lidando com uma casa desse tipo e você souber do potencial do odor com antecedência, use um respirador que bloqueie os vapores orgânicos. Respiradores vêm em muitas variedades projetadas para proteger contra questões específicas, como partículas finas, mofo ou produtos químicos, por isso não deixe de ler o rótulo cuidadosamente para garantir que você compre o tipo certo.

Uma vez dentro de casa, abra todas as janelas imediatamente e ligue os ventiladores para ajudar a ventilar o espaço. Descarte quaisquer tapetes, roupas de animais de estimação, almofadas de filhotes ou outros materiais sujos com urina ou fezes. Em alguns casos, almofadas de sofá, colchões e móveis similares podem ter que ser descartados ou, no mínimo, levados para o ar para fora antes da limpeza.

Como Remover o Odor de Urina

Os cães podem urinar repetidamente na mesma área, o que danifica o carpete e até mesmo o piso abaixo dele. Puxe o tapete e o carpete, descartando ambos, em qualquer sala sujeita a grandes quantidades de urina. Se o piso embaixo da almofada do carpete estiver severamente danificado, a área afetada também  deve ser substituída , já que é quase impossível remover todo o odor e resíduo de amônia absorvido dentro do material.

Se as manchas no piso ou contrapiso forem relativamente pequenas e menores, borrifá-las com vinagre branco ou um limpador enzimático removerá o odor. Desodorização e limpeza podem exigir várias aplicações.

Removendo Odor de Urina do Sofá
Removendo Odor de Urina do Sofá

Por Que o Odor de Urina É Prejudicial

Vejamos o que torna esses odores ​​de nossos amigos caninos e felinos desconfortáveis.  A urina de gato e cachorro não é apenas repugnante; pode prejudicar sua saúde. Os perigos da urina animal nem sempre são óbvios. Sem dúvida, você percebe que essa urina, como todo resíduo humano e animal, contém bactérias que podem causar doenças.

Então, você usa luvas adequadamente ao limpar o lixo e ao lavar os esfregões, esponjas e outros itens usados ​​para limpá-lo. Seria fácil supor que, depois que a mancha e os germes da urina desaparecem, esse odor persistente se torna-se apenas  um incômodo inofensivo.

Lembre-se, porém, que odores são compostos de partículas microscópicas do elemento químico  que causou o odor. Então, ao inalar o cheiro de urina animal  , você está realmente inalando o elemento quínico. Apenas o pensamento é o suficiente para deixar você doente, certo? Espere,  fica pior …Urina de cão ou gato cheira nitidamente a amônia, que é um irritante para os pulmões.

Intoxicação

No caso de grandes quantidades de urina, seus pulmões podem sentir que estão queimando. A inalação de grandes quantidades de amônia causa queima imediata da garganta, trato respiratório e nariz. Quando uma pessoa é exposta a quantidades maiores ou constantes de amônia, ela pode começar a sentir tontura e desmaiar. A exposição excessiva à amônia causa irritação nos olhos e na pele.

Urina de animal de estimação se torna incorporado em móveis, rodapés, carpetes e outras áreas e causa riscos para a saúde. Indivíduos com sistema imunológico fraco, alergias, asma e outras condições de saúde – como enxaquecas – são especialmente suscetíveis aos riscos associados à inalação de amônia. Baixas concentrações de amônia são suficientes para causar irritação rápida dos olhos e da pele.

Cachorro Urina No Sofá ao Lado do Dono
Cachorro Urina No Sofá ao Lado do Dono

As crianças correm maior risco de problemas oculares e de pele resultantes da inalação de amônia, pois seu peso corporal é menor que o dos adultos. Se as bactérias e resíduos da urina do animal de estimação não forem completamente removidos de um carpete ou tapetes, a área pode se tornar um local de contaminação perigoso para micróbios.

Para concluir, apenas estar ciente dos riscos potenciais à saúde da posse de animais pode nos ajudar a ser mais diligentes em relação ao nosso ambiente interno. Lembre-se que antes de serem domesticados, cães e gatos deveriam viver ao ar livre. O ambiente ao ar livre irá dissipar os gases das suas excreções orgânicas naturalmente. O mesmo processo não ocorre dentro de casa.

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *