Home / Animais / Borboleta Seda-Azul ou Telão-de-Seda-Azul: Características e Fotos

Borboleta Seda-Azul ou Telão-de-Seda-Azul: Características e Fotos

Os animas são muito importantes para que o ciclo natural aconteça de forma completo, sendo que as suas funções são chaves para todo o funcionamento da natureza. Dessa maneira, há animais que são úteis para inúmeros segmentos da sociedade, sendo que todos apresentam uma função em especial e podem ser classificados de forma positiva pelo trabalho que executam para o ambiente natural.

Portanto, é muito interessante conhecer cada função de cada animal, já que só assim será possível se aproximar mais desse tipo de animal e, dessa forma, chegar a níveis de preservação mais sustentáveis.

Isso porque, na prática, as pessoas apenas valorizam aquilo que conhecem, sendo que para conseguir a valorização dos animais é preciso fazer com que as pessoas saibam um pouco mais sobre o modo de vida desses animais. Esse é o caso, por exemplo, das belas borboletas que podemos ver diariamente.

Assim, as borboletas são essenciais para que as flores permaneçam belas e vivas, sendo que o trabalho de polinização feito por esse animal é fundamental para todo o ciclo da vida na Terra.

Logo, sem as borboletas e sem a polinização das flores, as plantas teriam menos força para executar as suas trocas gasosas, gerando muito menos oxigênio para o uso dos seres vivos em geral. Como se sabe, sem o oxigênio os seres vivos não são capazes de se manter, sendo que poucos segundos sem esse gás já são o bastante para levar uma pessoa à morte.

Portanto, além disso, as borboletas ainda são belas e tornam qualquer local mais bonito, mas essa beleza toda não pode ser enjaulada para o uso exclusivo das pessoas, pois todo o ambiente precisa se beneficiar disso. Logo, é muito importante estar atento a como os animais podem ser usados de forma negativa, para que seja possível contestar essa forma de maltrato ao animal.

Conheça a Borboleta Seda-Azul

De toda forma, há também aquelas borboletas que chamam a atenção por onde passam e são sempre visadas, seja elos bons ou pelos maus olhos. Esse é o caso da borboleta seda-azul, um tipo muito diferente de borboleta, que possui todo o seu corpo na cor azul e se destaca muito em meio ao ambiente natural.

Assim, esse tipo em espacial de borboleta é muito famoso em toda a América do Sul, sendo que países como Venezuela, Brasil, Guiana, México e Cosa Rica são locais que abrigam muitas dessas borboletas azuis. Por ter toda a grande asa na cor azul, em uma espécie de dégradé azulado, a borboleta seda-azul consegue chamar a atenção de qualquer pessoa que esteja atenta.

Morpho Azul
Morpho Azul

Dessa forma, por vezes isso faz com que a borboleta seda-azul seja vista como uma maneira de ganhar dinheiro para os criminosos. Isso porque, em certos locais do mundo, a venda desse tipo de animal chega a movimentar milhões de dólares anualmente. Dessa maneira, a borboleta seda-azul também recebe o nome de Morpho, que é o seu gênero. Assim, esse gênero abriga muitos tipos de borboletas azuis, sendo que a seda-azul está entre elas.

Características da Borboleta Seda-Azul

A borboleta seda-azul é um tipo de animal que se destaca de maneira muito evidente na natureza, sendo que esse tipo de borboleta possui algumas características que tornam o seu modo de vida bastante comum e conhecido. Portanto, a seda-azul tem, entre outras coisas, um tamanho que varia bastante, a depender do local em que a borboleta seda-azul nasceu e se desenvolveu.

Pois, quando nascida no Brasil, por exemplo, esse tipo de animal costuma ter um porte médio, sendo que em outros locais, a depender do clima durante a fase em que a borboleta esteve no casulo, o seu tamanho pode variar bastante. Um detalhe muito interessante é que a fêmea da borboleta seda-azul não possui a beleza do macho, que se destaca por conta do seu azul imponente e do tamanho da sua asa, com um dégradé muito claro que faz todo o ambiente apontar para ele.

Características da Borboleta Seda-Azul
Características da Borboleta Seda-Azul

Esse tipo de borboleta é bastante comum em florestas secundárias, que não abrigam os grandes animais mais conhecido por parte das pessoas. Assim, nesse ambiente a borboleta seda-azul acha o local ideal para realizar o seu processo de desenvolvimento de forma mais suave e tranquila.

Mais Alguns Detalhes da Borboleta Seda-Azul

A borboleta seda-azul possui, em média, cerca de 125 milímetros de envergadura, sendo que a fêmea costuma ter um tamanho menor. Em ambos os casos, há uma marca em marrom na asa da borboleta seda-azul, seja no macho ou na fêmea.

Contudo, um detalhe muito interessante é que essa marca se torna maior na fêmea, que possui um corpo muito menos destacável. Assim, os machos usam o seu azul forte e bonito para fazer com que as fêmeas seja atraías para o acasalamento. O voo desse tipo de animal costuma ser alto, mas ao mesmo tempo lento e muito bonito. Sem possuir um caminho retilíneo, a borboleta seda-azul costuma dar a todos um belo presente quando começa os seus lentos processos de voo.

O Tamanho da Borboleta Seda-Azul
O Tamanho da Borboleta Seda-Azul

Contudo, por essa lentidão que tanto chamam a atenção das pessoas, a borboleta seda-azul pode ser uma presa um pouco mais fácil para os predadores que habitam as florestas secundárias habitadas por esse tipo de animal. Logo, a borboleta seda-azul acaba por ser uma presa constante para pássaros, formigas grandes e até mesmo para alguns outros animais maiores.

De toda maneira, o grande vilão da borboleta seda-azul ainda é o ser-humano, já que as pessoas insistem em tentar prender essa borboleta.

Período de Incidência da Borboleta Seda-Azul

A borboleta seda-azul é muito comum apenas em algumas épocas do ano, sendo que nem sempre esse tipo de animal se destaca de maneira tão clara. Isso porque, até que o processo de metamorfose se complete, a borboleta seda-azul permanece sendo pouco vista pelas pessoas.

Borboleta Seda-Azul na Fase Final
Borboleta Seda-Azul na Fase Final

Logo, esse tipo de borboleta é mais comum no verão, sendo que começa a deixar de aparecer em larga escala a partir do fim de fevereiro. O calor e o clima úmido favorecem o crescimento da borboleta seda-azul quando na fase final de sua metamorfose.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *