Home / Animais / Quais São as Fases de Uma Mosca Desde o Ovo Até a Morte?

Quais São as Fases de Uma Mosca Desde o Ovo Até a Morte?

Todos sabemos que a grande maioria dos insetos que conhecemos são muito odiados pelas pessoas, principalmente aqueles que voam ou fazem barulho, e ainda mais os que fazem os dois, como é exatamente o caso da mosca.

É comum encontrarmos moscas dentro de nossas casas, principalmente em ambientes como a cozinha ou ao redor dos lixos, já que elas podem se alimentar tanto de restos de alimentos quanto de lixo, sendo que tudo depende do tipo de mosca que estamos falando.

E é exatamente por estar presente em todos os lugares que as pessoas não gostam das moscas, já que elas são vistas como pragas que incomodam e causam sujeira no ambiente na maior parte das vezes.

Porém, nós consideramos que as pessoas apenas têm medo das moscas porque elas não conhecem muito bem esses insetos, já que geralmente a desinformação realmente gera medo e até mesmo nojo nas pessoas.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre o clico de vida da mosca. Portanto, continue lendo o texto para saber exatamente quais são as fases que a mosca passa ao longo da vida desde que ela está em um ovo até a sua morte.

Ovo

O ciclo de vida da mosca pode ser dividido em 4 fases, sendo que a primeira fase é conhecida como a fase em que ela está em um ovo.

Você já reparou em quantas moscas você vê por dia? Muitas, não é mesmo? E isso tem uma explicação bem simples: uma mosca comum pode chegar a botar 2.000 ovos de uma única vez, o que, teoricamente, iria originar 2.000 moscas.

Apesar desse número, é importante notarmos que desses 2.000 ovos muitos não sobrevivem com o processo de seleção natural, e é apenas por isso que não temos uma grande infestação de moscas no mundo.

Ovos de Mosca

Quanto aos ovos, podemos dizer que eles possuem coloração esbranquiçada e podem chegar a medir até 1,3mm de comprimento. A larva sai de dentro do ovo em um dia, com uma cor branca e pálida.

Logo, essas são as características essenciais da primeira fase do ciclo de vida das moscas. E é agora que vamos falar um pouco mais sobre a fase que vem depois dessa, já que tudo se trata de um ciclo e ela vai se transformando ao longo dele.

Larva

A larva sai de dentro do ovo em um dia, com uma cor branca e pálida. Essa fase constitui a segunda fase do ciclo de vida completo da mosca, e por isso ela é muito importante, já que a larva já é uma mosca em fase “filhote”.

É interessante notarmos que a larva pode ser ainda mais “nojenta” do que a mosca em si, para quem não conhece. Isso porque nessa fase a mosca se alimenta de matéria orgânica, que na maioria das vezes são fezes ou lixo, e é por isso que muitas vezes encontramos larvas em alimentos estragados ou até mesmo em um lixo que está parado há muito tempo.

Essa é a fase que constitui a metamorfose da mosca, e é por isso que ela tende a se fortalecer por meio da alimentação.

Portanto, essas são as características mais marcantes da segunda fase do ciclo de vida da mosca.

Pupa

Como já dissemos, o ciclo de vida da mosca é constituído por 4 fases e, no caso da fase de pupa, estamos falando da terceira fase desse ciclo de vida, aquela depois da fase de larva.

Isso porque a larva se torna em pupa após algum tempo consumindo matéria orgânica, e nesse caso ela deixa de apresentar uma coloração branca e pálida e acaba por ganhar uma coloração que pode ser castanha ou até mesmo avermelhada.

A fase de pupa dura pouco e ela é o intermediário entre a segunda fase e a fase final do ciclo de vida da mosca; basicamente esta etapa serve como uma preparação para que a pupa se torne a mosca propriamente dita, como a conhecemos.

Basicamente, nessa fase a larva se torna mais resistente e ganha uma parede de quitina mais espessa, se tornando um inseto um pouco mais assustador para quem vê de fora.

Portanto, agora você também já sabe como é a terceira fase do ciclo de vida da mosca, vamos ver exatamente como essa pupa se torna uma mosca.

Fase Adulta

Após essas 3 fases que já citamos anteriormente, finalmente chegamos na fase em que a mosca é uma mosca propriamente dita, da maneira que a conhecemos voando pela cozinha e até mesmo outros cantos da casa.

Depois de passar pela fase em que ele poderia ser classificado como pupa, o inseto irá se tornar uma mosca, que geralmente pode viver por cerca de 2 semanas, tendo uma expectativa de vida bem baixa quando comparada aos animais em geral, mas até mesmo alta quando comparada com outros insetos.

Nessa fase, a mosca já possui asas, antenas, pares de patas e, principalmente por conta das asas, é capaz de se locomover por distâncias muito maiores, sendo um animal propriamente dito.

Além disso, é importante notarmos que ela deixa de ser marrom e adquire uma coloração preta, o que também a diferencia muito de todas as outras fases e a torna até mesmo mais assustadora para a maioria das pessoas que possuem medo de insetos.

Assim, agora você já sabe que antes de encontrar uma mosca em sua cozinha ela passou por um processo de metamorfose de 4 etapas, no qual ela se fortaleceu com o passar do tempo e acabou se tornando esse inseto que a maioria das pessoas têm medo.

Portanto, essas são as 4 fases que constituem o ciclo de vida da mosca desde o seu nascimento (no ovo) até a fase de vida adulta, que depois de 2 semanas resulta na sua morte por causas naturais ou até mesmo por influência humana, com venenos ou apenas esmagamentos, que acabam matando muitas moscas antes dessas 2 semanas de expectativa de vida.

Mosca Fase Adulta

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos, mas não sabe muito bem onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas! Leia também aqui em nosso site: Doninha-Siberiana: Características, Nome Científico e Fotos

 

 

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *