Home / Animais / Tipos De Tosa Para Poodle Com Fotos

Tipos De Tosa Para Poodle Com Fotos

Os poodles são cachorros muito populares e muito queridos. Sua pelugem é atrativa, sua aparência é convidativa e sua personalidade também faz com que qualquer um se apaixone facilmente. Mesmo que você não tenha possuído um, é provável que já tenha visto o conhecido alguém que já teve um cachorro desses. Essa raça é muito inteligente e assim como diversas raças de cachorros são ótimas companhias. Ele ama agradar seus donos e tutores, ama brincadeiras e é um cachorro extremamente ativo. Vamos entender melhor e caso você tenha adotado uma recentemente saiba como cuidar lendo nossas dicas abaixo.

Poodle: Características

A diversas teorias sobre a história da raça poodles. Infelizmente os humanos sempre cruzaram diversas raças para que informasse em raças específicas e de acordo com os desejos e ambições dos humanos. O mesmo aconteceu com essa raça, muitos acreditam que a raça poodle é resultado de diversos cruzamentos. Prova disso é que existem diversos tamanhos da mesma raça, antigamente muitas raças foram cruzadas para que as pessoas conseguissem a personalidade dos desses cães em tamanhos menores ou maiores, de acordo com o que desejassem.

Um exemplo disso é que o menor tamanho de poodle chama-se poodle toy ou poodle miniatura, e considera-se que essa raça foi criada recentemente, depois da existência da raça poodle e depois da existência de tamanhos grandes e médios. A manipulação para um tamanho menor teria sido para que a burguesia parisiense fosse agrada com esses cachorros em tamanho mini.

Poodle na Grama
Poodle na Grama

As cores mais comuns dessa raça são as cores claras, ou seja, bege ou branco. Normalmente as cores são puras e sem manchas, porém existem diversas cores para os poodles, eles podem ser amarronzados, pretos, beges e brancos. As cores mais escuras tendem a conter manchas nas orelhas ou no focinho.

Assim como qualquer cachorro, eles são inteligentes, podem e devem ser adestrados. Sua personalidade os leva a ser teimosos e malandros, mas uma boa educação é capaz de tornar os bons companheiros e educados. A inteligência dessa raça os levou a grandes competições é comum ver os poodles sendo avaliados em testes de obediência, destreza, agilidade, entre outros. Assim como qualquer outra raça, a má educação ou negligência será capaz de torná-lo um cão agressivo, ciumento ou com traços de personalidade que possa atrapalhar a convivência. Portanto, o segredo para um cachorro educado e obediente é a presença, adestramento, o carinho e afeto.

Tipos De Tosa Para Poodles

Tosa Baby: essa é provavelmente a tosa mais comum entre essa raça de cães. Isso porque trata-se simplesmente de aparar os pelos deixando-os menores. O nome tosa baby se dá por que os pelos ficam pequenos, como se estivessem nascendo. É uma ótima opção pois mantém os pelos em tamanho pequeno sem embaraçar, atrapalhar ou embolar.

Tosa Summer: também é uma tosa muito comum, durante as estações mais quentes do ano esses cães precisam de uma tosa mais curta para que possam curtir o verão sem se preocupar e sem sentir muito calor. Para isso a tosa summer funciona muito bem. Os pelos são cortados na máquina e ficam bem rentes ao corpo do cão.

Tosa PomPom: essa é uma tosa mais decorativa, são tosados pontos estratégicos que fazem com que os pelos fiquem alinhados e deem um formato mais elegante para os poodles. Essas tosas podem ser realizadas, porém sempre deve ser prioridade que a saúde do cão esteja sendo cuidada. Se os pelos forem grandes e o cachorro estiver sofrendo de calor, má visão, pulgas, doenças de pele ou pelos embaçados, É melhor priorizar a tosa completa do que aparência do cão. Sempre pense na responsabilidade da saúde do seu cachorro.

Tosa Para Poodle
Tosa Para Poodle

Essas são as tosas principais e mais comuns, com certeza existem diversas causas mais ousadas e que podem ser feitas. A criatividade fica por conta do dono. Porém, sempre faça com responsabilidade e cuidado com as necessidades do seu cão.

Como Cuidar De Um Poodle

Alguns cuidados são universais para qualquer cachorro. Porém algumas raças exigem detalhes específicos e o poodle é uma dessas raças. Vamos falar um pouco sobre os cuidados gerais e os cuidados detalhistas que é necessário ter com essa raça.

  • Saúde: Uma das primeiras coisas a se fazer ao adotar um cão é levar lá veterinário. Existem vacinas que devem ser tomadas e alguns exames a serem feitos para descobrir se ele sofre de alguma doença crônica se precisa de alguma medicação ou se está simplesmente tudo bem. De qualquer forma é necessário que uma análise por um profissional seja feita. A higiene bucal também faz parte da saúde do cachorro, aliás, é uma das principais causas de doenças, caso não seja feita. Portanto, sempre esteja de olho nos dentes do seu cão e periodicamente escove-os com pastas e escovas especializadas para isso.
  • Limpeza: A higiene faz parte da saúde, banhos periódicos são muito necessários para os cachorros, a raça poodle também exige essa limpeza. Além dos banhos é necessária uma manutenção de seus pelos a cada dois dias praticamente. Uma escovação dos pelos, três vezes por semana já será suficiente para manter os pelos saudáveis e sem embaraçar. Além da limpeza do cachorro é preciso cuidar da limpeza do ambiente em que ele ficará. Ele não pode ficar no meio de seus dejetos por muito tempo. É comum que ele faça suas fezes ou urinas em horários que não possamos limpar, porém, assim que possível, é necessário que o ambiente seja limpo, arejado e que seja um ambiente espaçoso.

Educação e Adestramento

Muitas pessoas pensam que adestramento só serve para cachorros extremamente inteligentes ou cachorros que são adotados para específicas atividades. Muito pelo contrário, qualquer cão está apto e precisa de educação e adestramento. Caso o cão não seja adestrado ou não compreenda a linguagem do seu dono só criar muita dor de cabeça para ambos. O dono sempre ficará frustrado com a desobediência e o cachorro não terá como entender o que o dono quer. Muitas vezes o cachorro faz as coisas para chamar atenção ou faz algo errado com a intenção de agradar. O adestramento é uma linguagem comum entre os dois

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *