Home / Animais / Quando o Cachorro Vomita Sangue o Que Pode Ser?

Quando o Cachorro Vomita Sangue o Que Pode Ser?

Quando o cachorro vomita sangue sempre se tem motivo para preocupação. Em geral, necessita de assistência do médico veterinário. Explicações sobre o motivo devem ser feitas após a identificação do problema. Já quanto às suas causas determinantes, estas são muitas.

No artigo a seguir, vamos falar sobre os problemas mais comum. Entretanto, insistimos que qualquer tipo de sangramento grave precisa ser tratado pelos especialistas.

Por Quais Motivos o Cachorro Vomita Sangue?

Antes de citarmos as causas possíveis de quando o cachorro vomita sangue, é preciso saber que este sangue pode ser ocasionado por várias origens, do estômago à boca.

Depois de detectado esse vômito, pode-se examinar o pet, caso seja encontrada alguma lesão dentro da cavidade oral. Talvez isso explique o sangramento. Às vezes, a ferida nas extensões da gengiva ou da língua pode ser feita por ossos e pedras, causando certa confusão.

Além disso, o sangue pode se tornar abundante, mas ainda assim é menos grave que o de origem interna. Se observando for visto algum tipo de anomalia, como nódulos, dentes quebrados ou corpos estranhos, deve-se consultar o veterinário.

O vômito sanguíneo, aquele que tem origem digestiva, é também chamado de hematêmese. Os sangramentos também podem vir através do sistema respiratório. Dessa forma, o sangue se mostra fresco, com coágulos ou estrias. Ele também, às vezes, é digerido. Se for, apresentará tonalidade mais escura. Sem contar que o pet tem a chance de vomitar o sangue com espumas, mucos ou líquidos.

Vomito de Cachorro
Vomito de Cachorro

Às vezes, o animal pode fazer fezes que tenham sangue. As fezes terão cor extremamente escura, pois contêm o sangue digerido. Por fim, outra observação a ser feita é se o cachorro vomita sangue por muitos dias consecutivos.

É preciso levar em conta todos os dados, além dos outros sintomas, tais como:

  • Dores;
  • Diarreia;
  • Fraqueza.

Quanto mais informações tiver para fornecer ao veterinário, melhor para o seu diagnóstico.

Algumas Causas Desse Mal

Doença Inflamatória no Sistema Digestivo

Em tais casos, é comum ver que o cachorro vomita sangue e apresenta diarreia. Além do mais, ele pode não querer beber e comer. A atenção veterinária é essencial nesses casos, pois quando há sangramento, outras condições desenvolvem-se propiciando infecções.

Sem contar que perder líquidos, sem que sejam substituídos, causa desidratação, o que agrava seu quadro clínico. As causas de tal inflamação são diversas, mas um exemplo grave é a parvovirose.

Parvovirose
Parvovirose

Essa enterite aguda infecciosa infecta os filhotes que têm altas taxas de mortalidade. Como é um vírus, não possui melhor tratamento que sendo prevenção. Isso ocorre com a vacina dos animais com 6 até 8 semanas de nascidos.

De toda forma, o veterinário é quem determinará o motivo de que o cachorro vomita sangue. Assim, ele prescreverá os tratamentos apropriados.

Presença dos Corpos Estranhos

Normalmente, os cães acabam ingerindo vários tipos de coisas, em especial, quando são afobados ou filhotes. Essas coisas podem ser paus, pedras, ossos, ganchos, brinquedos, cordas, etc. Vários objetos contêm as bordas afiadas, portanto, se ingeridos, causam danos consideráveis nos diferentes pontos de seu sistema digestivo, perfurando inclusive.

Se você suspeitar que o pet tenha ingerido um objeto, procure pelo veterinário sem perda de tempo. Ao efetuar o raio-x é possível verificar a localização e o que se engoliu.

Cachorro Comendo a Porta
Cachorro Comendo a Porta

No entanto, outras vezes, é preciso recorrer à uma endoscopia que também ajuda a extrair esse corpo estranho. Caso não seja possível, o melhor tratamento é a cirurgia abdominal. Para se evitar tais situações, mais uma vez ressaltamos que prevenir é essencial.

Intoxicação

Pode ser de propósito ou acidente, mas envenenamentos também explicam por quais motivos o cachorro vomita sangue. Determinadas substâncias, tal como raticidas, são anticoagulantes e dão sangramentos espontâneos.

Sem contar com o vômito, os sintomas podem incluir os hematomas retais e nasais. É preciso atenção especializada de imediato, sendo que o prognóstico vai depender da substância que foi ingerida, bem como da quantidade relacionada ao peso do pet.

Se você souber o que o animal comeu, melhor ainda. Além disso, você precisa manter o ambiente seguro para seu companheiro, impedindo-o do acesso aos produtos tóxicos.

Nos passeios, ou se ele tiver acesso a quintais, também deve-se manter todas as precauções. Leve em consideração lixos ou plantas que são prejudiciais. A medida de segurança e a intervenção rápida é a chave para que se evitem riscos ou se minimize danos do envenenamento. Este mal é tratado com vitaminas K, podendo até ser necessária uma transfusão.

Insuficiência Renal

Às vezes, atrás do sintoma, existe a doença sistêmica, tal como insuficiências renais. Nesses casos, as razões pelas quais o cachorro vomita sangue respondem às consequências do problema, onde ele é incapaz de fazer a eliminação dos resíduos.

Embora o rim comece a falhar, ele é capaz de compensar a função por longos tempos. Finalmente, quando se descobre tal doença, o órgão geralmente já está muito afetado.

A insuficiência vem de forma crônica ou aguda. Além do sangue expelido, pode-se notar que o pet:

  • Urina em demasia;
  • Se mostra apático;
  • Mais magro;
  • Tem os pelos secos;
  • Transpira cheiro ruim de amônia;
  • Às vezes, a úlcera na boca e a diarreia também se mostram visíveis.

Por meio do exame de urina e sangue, é possível confirmar esse problema. O diagnóstico e o prognóstico dependerão dos graus de tratamento e envolvimento.

Os casos mais crônicos, em geral, consistem na dieta específica, mais o tratamento medicamentoso. O caso agudo requer intensivos cuidados veterinários com fluidoterapia, bem como medicações intravenosas.

Úlceras Gástricas

Úlceras Gástricas Canina
Úlceras Gástricas Canina

A úlcera consiste na lesão da mucosa dentro do sistema digestivo que pode ser superficial ou profunda, simples ou múltipla, com tamanhos variáveis. Esta é uma das explicações do cachorro vomita sangue.

Elas ocorrem frequentemente dentro do estômago. As causas das lesões pode ser o consumo dos anti-inflamatórios. Úlceras causam vômito, anemia e emagrecimento.

Outras Causas do Vômito Com Sangue

Como citado acima, existem diversos fatores que explicam o mal. Pode-se destacar também, além do que já foi mencionado, outras possibilidades, tais como:

  • Tumor, mais frequente em animais mais velhos;
  • Doença hepática ou pancreática;
  • Trauma causado pelos acidentes do tipo queda;

Toda vez que o cachorro vomita sangue, lembre-se de leva-lo ao veterinário. Essa é a melhor forma de salvar a vida de seu animal.

Veja também

Cachorro Urinando no Tapete

Produto Para Cachorro Não Urinar No Tapete

Se toda a sua casa cheira a xixi, você deve usar produto para cachorro não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *