Home / Animais / Qual o Tempo de Hibernação do Jabuti?

Qual o Tempo de Hibernação do Jabuti?

Jabutis, tartarugas e cágados são repteis que possuem fortes semelhanças, mas também identificáveis diferenças. A presença do casco é uma característica em comum, porém os jabutis são animais terrestres e apresentam casco maior e mais pesado, assim como patas traseiras cilíndricas. Tartaruga e cágados possuem maior adaptação para a vida aquática (embora, os cágados sejam semiaquáticos), e esta adaptação inclui cascos mais hidrodinâmicos.

Na qualidade de réptil, o jabuti não é capaz de regular a própria temperatura corporal e, dessa forma, precisa ter acesso frequente a áreas ensolaradas. Mas o que será que ocorre com estes animais durante os meses mais frios?

Será que o jabuti hiberna? E por quanto tempo?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Jabutis Características Gerais

Os jabutis possuem um casco convexo, o que pressupõe carapaça bem arqueada. Por definição, carapaça seria a porção dorsal do casco (formado pela fusão à coluna vertebral e às costelas achatadas); enquanto que plastrão seria a porção ventral (formado pela fusão à clavícula e interclavícula).

O casco é uma estrutura óssea, revestida por placas córneas, que funciona como caixa- ao permitir que o animal se recolha, quando se sente ameaçado.

Os jabutis não possuem dentes, porém, no espaço destinado à dentição, possuem uma placa óssea que atua como lâmina.

Características Gerais do Jabuti
Características Gerais do Jabuti

Jabutis podem alcançar até 80 centímetros de altura. A expectativa de vida também é alta, pois está compreendida em 80 anos de idade- havendo, inclusive, registros que indivíduos que alcançaram os 100 anos.

É comum que possuam carapaça em coloração preta, com presença de polígonos em outras cores. A cabeça e patas também seguem o mesmo raciocínio, possuindo fundo preto (geralmente fosco), com manchas de outras cores.

É curioso considerar que o plastrão (ou seja, porção ventral do casco) é reto ou convexo nas fêmeas; ao passo que, é côncavo nos machos. Esta peculiaridade anatômica auxilia o encaixe nas fêmeas durante a cópula.

Jabuti Fatores Comportamentais Importantes/ Alimentação

Os jabutis possuem hábitos diurnos e gregários (ou seja, vivem em bandos). São capazes de percorrer longas distâncias à procura de alimento. Aliás, falando em alimentação, estes animais possuem hábitos onívoros.

Para que a dieta de um jabuti seja considerada equilibrada, deve conter frutas, folhas e legumes, mas também proteína animal.

Curiosamente, quando este animal é criado em cativeiro, sua alimentação pode ser complementada em 50% por ração canina (desde que a mesma seja de qualidade). No caso dos filhotes, a sugestão é umedecê-la com água, de modo que amoleça.  Em hipótese nenhuma, deve ser oferecido leite ou qualquer alimento derivado do mesmo.

Na alimentação em cativeiro, suplementos também são benvindos. No caso, é aconselhável recorrer à farinha de ossos.

Espécies de Jabutis Encontradas no Brasil

Chenoloids Carbonaria
Chenoloids Carbonaria

No Brasil, há 2 espécies de jabuti, são elas o jabuti-piranga (nome científico Chenoloids carbonaria) e o jabuti-tinga (nome científico Chenoloids denticulata).

Jabuti-Piranga

O jabuti-piranga é prevalente desde o nordeste até o sudeste do Brasil. Na América Latina, sua extensão de distribuição geográfica envolve desde a Colômbia oriental até as Guianas, passando pela porção sul do Rio de Janeiro, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

Raramente é encontrado na porção central do Brasil. Além da América latina, este jabuti também é encontrado no Caribe.

Em termos de características físicas, na carapaça, há polígonos com centro amarelo e desenhos em relevo. Tanto na cabeça quanto nas patas, estão presentes escudos negros e vermelhos. Esses escudos são nas cores amaelo e negro para a variante encontrada no nordeste.

Os machos são um pouco maiores do que as fêmeas, todavia, o comprimento é pequeno (geralmente na média dos 30 a 35 centímetros). Apesar do comprimento reduzido, alguns indivíduos já alcançaram a marca de 60 centímetros e 40 quilos.

A espécie atinge a sua maturidade sexual entre 5 a 7 anos de idade.

Antes do acasalamento, ocorre um certo cortejo caracterizado por movimentos de cabeça do macho com o objetivo de farejar a cauda fêmea. Após o ritual, há o acoplamento e ato.

Os ovos são alongados e possuem uma casca frágil. Cada postura conta com o quantitativo médio de 5 a 10 ovos (embora, alguns indivíduos consigam depositar mais de 15 ovos).

Os ovos são incubados por um período de 6 a 9 meses.

A espécie não possui subespécies, mas possui variantes, consideradas de acordo com algumas características físicas específicas e localização geográfica. Algumas dessas variantes foram obtidas através de cruzamento em cativeiro.

Jabuti-Tinga

Esta espécie possui distribuição geográfica principalmente concentrada na Amazônia e nas ilhas ao norte da América do Sul. Todavia, também é encontrada no centro-oeste e até mesmo no sudeste (embora, em menor escala).

Em relação ao estado de conservação, é considerada uma espécie vulnerável, isto é, com risco iminente para extinção.

Jabuti-Tinga
Jabuti-Tinga

Em termos de comprimento, é considerado uma espécie bem maior que o jabuti-piranga, uma vez que possui aproximadamente 70 centímetros de comprimento (podendo até mesmo alcançar 1 metro).

O padrão de coloração da espécie é marcado por escamas amarelas ou amarelo-alaranjadas nas patas e na cabeça. No caso do casco, este conta com uma coloração mais opaca.

Qual o Tempo de Hibernação do Jabuti?

Primeiramente, é importante entender sobre o conceito de hibernação. A hibernação é um mecanismo fisiológico de sobrevivência, executado nos meses mais frios- quando recursos como comida e água estão mais escassos.

Neste mecanismo, há certa ‘paralisia’ corporal e diminuição considerável do metabolismo. Durante esse processo, há desaceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Um observador externo poderia até pensar que o animal está morto.

Antes da hibernação, o animal ingere grande quantidade de alimentos, de modo a suportar o período de escassez.

Não existe hibernação total de quelônios em países de clima tropical e subtropical, uma vez que dificilmente há invernos rígidos por aqui (desconsiderando exceções pontuais) e os alimentos não são escassos. Aesar disso, há um período do ano que o jabuti fica mais letárgico que o habitual.

Mas, desconsiderando o contexto de países tropicais, o período médio de hibernação de um jabuti é de 2 meses.

Em países de clima muito frio, é importante que mesmo o jabuti em hibernação seja mantido sob aquecimento e umidade artificial. A baixa temperatura pode gerar infecções e problemas respiratórios. Também recomenda-se checar se o animal imóvel está liberando secreções do nariz, boca ou olhos.

*

Depois de conhecer algumas características sobre o jabuti, dentre elas o seu período de hibernação; nosso convite é para que continue por aqui para visitar também outros artigos do site.

Garanto que por aqui há outros temas de seu interesse, caso contrário, você pode dar a sua sugestão de pauta aos redatores.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Anima Hospital Veterinário. Você sabia ? Disponível em: < http://animahv.com.br/jabuti-hiberna/#>;

FERREIRA, R. Eco. Aprenda a diferença entre cágados, jabutis e tartarugas.  Disponível em: < https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28110-aprenda-a-diferenca-entre-cagados-jabutis-e-tartarugas/#>;

Guia de Bichos. Jabuti Piranga. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/exoticos/jabuti-piranga/57a246110b63f 68fcb3f72ab.html#>;

Waita. Jabuti vermelho e jabuti amarelo, são só cores ? Disponível em: < https://waita.org/blog-waita/jabuti-vermelho-e-jabuti-amarelo-sao-so-cores/#>;

Wikipédia. Jabuti-Piranga. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jabuti-piranga>;

Wikipédia. Jabuti-Tinga. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jabuti-tinga>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *