Home / Animais / Habitat do Carrapato: Onde Eles Vivem?

Habitat do Carrapato: Onde Eles Vivem?

Carrapato: Um pequeno aracnídeo sugador de sangue sem asas que, junto com o ácaro, pertence à ordem Acarina. Os carrapatos podem ser encontrados na grama alta, onde podem se prender a um animal ou pessoa que passa.

Puxar um carrapato com força para fora da pele pode deixar a cabeça para trás. Os carrapatos podem transmitir doenças como a doença de Lyme, febre maculosa, tularemia, encefalite equina, erliquiose, babesiose e (apenas em animais) anaplasmose.

Onde Os Carrapatos Vivem?

Os carrapatos adoram ambientes úmidos e úmidos, mas podem se adaptar a qualquer número de áreas diferentes. Em geral, os carrapatos tendem a viver perto de seus hospedeiros. Isso inclui cães, gatos, roedores, pássaros, veados e, infelizmente, humanos.

Eles são normalmente encontrados ao ar livre, em áreas arborizadas ou gramadas, onde se prendem ao hospedeiro e começam a se alimentar. Depois de tomar uma refeição de sangue, o carrapato se destaca do hospedeiro. Em seguida, ele encontra um local adequado para a muda ou outro hospedeiro.

Não é comum a maioria das espécies de carrapatos infestar uma estrutura, embora o carrapato marrom se reproduza em ambientes fechados. Outras espécies, como o carrapato de cachorro americano e o carrapato de estrela solitária, preferem colocar seus ovos no solo, para que esses carrapatos geralmente não morem em sua casa — eles moram ao ar livre.

De Onde Vêm Os Carrapatos?

Mesmo vivendo ao ar livre, os carrapatos podem entrar em sua casa. Isso geralmente ocorre quando um carrapato pega carona “no seu animal de estimação, na sua roupa, na sua pele, no seu cabelo”, etc. Como os carrapatos vivem em áreas gramadas e arborizadas, tudo o que você precisa fazer é roçar alguma grama alta ou uma árvore ramo, e o carrapato se agarra a você.

Se estiver em sua roupa, o sugador de sangue começará a abrir caminho para a pele descoberta. Os carrapatos geralmente preferem locais quentes e úmidos no hospedeiro, como axilas ou virilhas. Os carrapatos realmente vêm de fora, mas são você, seus filhos e seus animais de estimação que os trazem para dentro de casa.

Como Você Pode Evitar Mordida De Carrapato?

Mordida De Carrapato
Mordida De Carrapato

Saber onde os carrapatos vivem ao ar livre e que você, seus filhos e seus animais de estimação são os maiores riscos de transferi-los para ambientes fechados, é metade da batalha.  Armado com essas informações, você deve tomar as devidas precauções ao entrar em áreas onde os carrapatos vivem.

Por exemplo, usar calças e mangas compridas, cobrir a pele exposta e evitar habitats de carrapatos sempre que possível é um ótimo começo. Adicionar um pouco de repelente às suas roupas e pele é um nível adicional de proteção.

Carrapatos: Tudo O Que Você Deve Saber

Entendemos: ninguém quer pensar em carrapatos. São doenças assustadoras, de aparência grosseira e disseminada. Bem, é exatamente por isso que você deve começar a prestar atenção neles. Nos Estados Unidos, os carrapatos são responsáveis ​​pela disseminação de doenças infecciosas potencialmente fatais, algumas das quais podem desencadear não apenas calafrios, náusea e febre, mas também problemas neurológicos e até morte.

A mais infame dessas infecções é a doença de Lyme — de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é a doença transmitida por vetores mais comumente relatada nos Estados Unidos. (Um “vetor” é qualquer coisa viva que pode transferir doenças).

E embora as taxas tenham aumentado constantemente desde a década de 1990, milhares de casos de doença de Lyme podem não ser relatados. Então, quando se trata de carrapatos, a ignorância é o oposto da felicidade. Comece a ler como são os carrapatos, onde eles acamparam e o que fazer se alguém se prender a você. O desenvolvimento de um plano de ação agora pode potencialmente salvá-lo de muito sofrimento no futuro.

Na Realidade, Eles Não São Insetos

Surpreso? É verdade. Os carrapatos são na verdade aracnídeos, o que significa que eles estão mais intimamente relacionados a aranhas do que a moscas ou mosquitos. Os carrapatos até parecem muito com aranhas: eles têm quatro pares de pernas, sem antenas e, o mais importante, também não voam ou pulam.

Em vez disso, quando os carrapatos estão prontos para se alimentar, eles geralmente acampam nas folhas de grama ou outras folhas, onde esperam que um humano ou animal os procure.

É uma estratégia chamada “busca”: ao usar o terceiro e o quarto pares de pernas para garantir a estabilidade, eles esticam o primeiro conjunto de pernas e prendem-se ao anfitrião inocente; a partir daí, alguns carrapatos podem se arrastar até encontrar uma fina área de pele perto de um pequeno vaso sanguíneo, onde é mais fácil extrair sangue.

Apenas alguns tipos de carrapatos espalham doenças Os cientistas identificaram milhares de espécies de carrapatos em todo o mundo, mas apenas algumas delas nos causam problemas. O carrapato de patas negras (ou “carrapato de veado”) é famoso no Nordeste e em partes do Centro-Oeste dos Estados Unidos, porque espalha a doença de Lyme, uma infecção que pode eventualmente causar dor nas articulações, inflamação do cérebro e muito mais.

Carrapatos
Carrapatos

O “machado das montanhas rochosas” é outro bicho perigoso que recebe esse nome de seu habitat natural; juntamente com o carrapato americano e o marrom (ambos encontrados em todo o país), podem infectar pessoas com uma doença potencialmente fatal chamada febre maculosa das Montanhas Rochosas.

Aqui no Brasil nós temos um tipo comum de carrapato, o estrela, que não causa nenhum perigo à vida — caso não passe nenhuma doença — mas incomoda sempre que aparece em nosso corpo.

O Que Acontece Se Um Carrapato Me Morder?

Se um carrapato te morder, provavelmente ficará por alguns dias. Não é como um mosquito, que fica com você por alguns minutos. A primeira coisa que o carrapato provavelmente fará é procurar um bom local para montar sua cesta de piquenique.

Em seguida, inicia a preparação das refeições, às vezes por até duas horas. Como alguns carrapatos são relativamente pequenos (a larva pode ser menor que um milímetro), há uma boa chance de você não perceber um deles.

Carrapato Mordendo
Carrapato Mordendo

Depois, o carrapato enterra sua cabecinha assustadora na pele, desembala o tubo de alimentação e cospe um coquetel de saliva que afina o sangue, entorpece a pele e combate o sistema imunológico humano. Provavelmente, ele se alimentará por cerca de 2 a 3 dias e, se for uma fêmea, pode aumentar até quase o dobro do seu tamanho normal — o que é útil quando é necessário pôr ovos.

Referências

Fatos sobre o Carrapato, do site Saúde;

Carrapatos, do site Medicine.Net.

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *