Home / Animais / Qual O Peso Ideal De Um Dachshund Adulto E Filhote?

Qual O Peso Ideal De Um Dachshund Adulto E Filhote?

Existem milhares de animais em todo o mundo, e todos eles possuem grande importância para manter o equilíbrio na natureza.

Um dos animais mais conhecidos, populares e queridos são os cachorros, porém existem muitas raças diferentes e é impossível nomear todas elas de cabeça.

Cada uma dessas raças possui características, cores, habilidades e tamanhos totalmente diferentes, e isso é o que torna tão interessante e especial esse animal.

Os cachorros existem há cerca de 100 mil anos, e ele teve como origem um lobo cinzento na Ásia.

Na época do seu descobrimento, os cachorros passaram por domesticação e começaram a exercer diversas funções para os seres humanos.

A principal função de um cachorro há muitos anos atrás era a de caça, mas ele também servia para transportar pessoas e cargas e servir como um guarda poderoso e muito leal.

Passado mais alguns anos, um processo de mudanças genéticas e cruzamentos de raças começaram a acontecer, e o resultado foi o surgimento de diversas espécies diferentes.

Hoje, vamos aprender tudo sobre a raça Dachshund, como quais são as suas características, o seu comportamento e qual o peso ideal de um Dachshund adulto e filhote.

Características gerais do Dachshund

O Dachshund é conhecido popularmente como o “cachorro salsicha”, e ele fez muito sucesso no filme Toy Story.

A sua origem é um pouco misteriosa, mas há registros de que ele foi representado lado a lado de uma tumba há cerca de 4 mil anos atrás.

Porém, a teoria mais aceita é que ele teve origem na Alemanha, e o Dachshund é conhecido nessa região provavelmente desde a Idade Média.

Nessa época, o Dachshund era um caçador muito bom de texugos, por conta do seu tamanho permitir que ele entrasse em túneis, buracos e outros locais pequenos.

O Dachshund era muito popular durante 1800, e era principalmente um cachorro de companhia.

Na Segunda Guerra Mundial, no entanto, o Dachshund sofreu muito preconceito por origem alemã e a sua criação foi reduzida.

Após o fim da guerra, com o tempo, o Dachshund começou a ser comprado novamente pelas famílias e se tornou uma das raças mais populares e queridas em todo o mundo.

O pode ter pelo liso, longo ou curto, e essa característica irá depender principalmente da raça com que o Dachshund foi cruzado.

As suas cores podem variar, mas o mais comum é que se encontre Dachshund nas cores pretas, marrom claro e marrom escuro.

Peso Ideal De Um Dachshund Adulto E Filhote

Dachshund Filhote
Dachshund Filhote

O Dachshund é considerado uma raça de cachorro de porte pequeno, mas o seu peso quando adulto e filhote podem variar.

A sua altura costuma ser de cerca de 30 até 35 centímetros, ou seja, do tamanho de uma régua em pé.

Então, o seu peso costuma ser também muito leve, mas não se preocupe, isso é totalmente normal para essa raça.

O Dachshund pode atingir cerca de até 13 quilos quando está totalmente desenvolvido, e nos seus primeiros anos de vida ele costuma ter cerca de 3 quilos.

Existem alguns padrões diferentes da raça Dachshund, mas o normal, ou seja, o Standard, costuma ter cerca de 9 quilos.

O peso ideal de um Dachshund, no entanto, deve ser entre cerca de 6,5 até 7 quilos, sendo que muito menor ou maior que isso pode indicar problemas de saúde.

Há, porém, o padrão conhecido como anão, e esse tipo de Dachshund costuma pesar cerca de apenas 4 quilos.

O Dachshund miniatura é ainda menor e mais leve, com um peso que costuma chegar até 3,5 quilos.

Comportamento

O Dachshund é um cachorro muito dócil, amigável, carinhoso e que ama os seus donos e familiares.

Por ele ter sido um cão de caça durante muito tempo, o Dachshund aprendeu a ser paciente, calmo e tranquilo, pois essas características são necessárias para um bom cão de caça.

Nas casas, o Dachshund costuma ser muito brincalhão, o que significa que ele irá adorar ter crianças por perto.

No entanto, o Dachshund é também muito independente e possui uma personalidade forte, e quando ele quer ficar sozinho, é melhor deixar que ele fique assim.

O Dachshund não costuma avançar para cima de visitas, como muitos fazem para cheirar, pular ou latir, por isso, não se preocupe quando aquela visita chegar na sua casa e você está totalmente desprevenido!

Muito leal, corajoso e carinho, o Dachshund irá amar o seu tutor, e estará sempre junto dele, fazendo apenas companhia ou pedido atenção.

Se você tiver um Dachshund fêmea, no entanto, dê mais atenção para ela caso a mesma esteja no período de gestação.

No geral, o Dachshund é um cachorro muito fácil de ser cuidado, treinado e ele pode estar presente em casas pequenas, grandes ou médias.

Cuidados

O Dachshund, como citamos, pode possuir três tipos de pelagens, e cada uma delas exige um cuidado diferente.

Caso o seu Dachshund seja de pelo liso, o processo de higienização é o considerado básico, com a tosa podendo ocorrer em frequências maiores, e a escovação sendo feito de forma ocasional.

Já se o seu Dachshund tiver pelagem curta, é necessário que ele seja escovado pelo menos uma vez a cada semana, e a sua tosa pode ser feita apenas quando realmente precisar.

O Dachshund de pelo longo, no entanto, deve receber alguns cuidados a mais, como escovação duas vezes por semana e tosa com maior frequência.

As unhas, dentes e orelhas do Dachshund devem ser observadas e limpas com frequência para que mau hálito e infecções não ocorram.

Dois Dachshunds Com o Dono
Dois Dachshunds Com o Dono

O Dachshund costuma se incomodar com os cuidados que recebe caso não esteja acostumado, mas se ele for cuidado desde filhote, o processo será muito mais fácil e rápido de ser feito.

Durante o inverno, tome cuidado, pois o Dachshund não possui pelos que aquecem muito, então, caso esteja muito frio, é recomendado que roupas confortáveis sejam compradas para que ele possa se aquecer mais e melhor.

No geral, o Dachshund  é muito fácil de ser cuidado, e não exige muitos acessórios ou cuidados específicos, bastando seguir as principais recomendações.

E você? Já possui um Dachshund ou ficou com vontade ter? Deixe nos comentários abaixo qual foi a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *