Home / Animais / Spitz Alemão Keeshond: Tamanho e Temperamento

Spitz Alemão Keeshond: Tamanho e Temperamento

O Spitz Alemão Keeshond, ou simplesmente Keeshond, é uma raça que, como o próprio nome indica é originária da Alemanha.

É um cão dócil, caseiro e extremamente leal ao dono. Temperamento justificado pelo fato de não ser criado com a finalidade de caça ou perseguição de criminosos; no entanto, já foi empregado como cão de guarda para fazendas e barcos, durante os séculos XVII e XVIII, em países como a Holanda, Itália, França e Alemanha.

Os antepassados deste cão remontam à Idade da Pedra, o que corresponderia a aproximadamente 6.000 anos atrás. A raça em si teria sido desenvolvida em climas extremamente frios, a exemplo do ocorrido com o Pastor Finlandês da Lapônia, o Chow chow e o Elkhound.

O Spitz Alemão Keeshond possui uma expectativa de vida estimada entre 12 a 18 anos.

Neste artigo, você importantes características sobre a raça, incluindo características físicas (nas quais está incluso o item tamanho), e características comportamentais (ou seja, qual o temperamento deste cão).

Então venha conosco e boa leitura.

Grupamento Spitz Alemão

O raça canina Spitz Alemão, de acordo com consideráveis características, dentre elas o tamanho, é agrupado em 5 tipos.

O primeiro tipo é o Lulu-da-pomerânia, também conhecido como Spitz alemão anão, considerado a menor variedade da raça Spiztz. Em razão de sua altura reduzida (compreendida entre 18 a 22 centímetros), é considerado um cão Toy. É bastante compacto em relação ao tamanho, no entanto, apresenta uma pelagem densa e texturizada.

Spitz Alemão Anão Branco

Outros tipos envolvem o Spitz alemão pequeno, o Spitz alemão médio, o Spitz alemão grande, e o Spitz alemão Kesshond (também chamado de Spitz alemão lobo).

Uma recomendação em comum para todos os cães da raça é não realizar tosas baixas, de modo a respeitar o limite de subpêlo desses cães.

Spitz Alemão Keeshond: Características Físicas

Esses cães apresentam pelagem com coloração variando entre o cinza, o creme e o negro. Em alguns casos, estes pêlos podem aparentar cor cinza prateado. Em regiões como o focinho, cauda, ventre, patas, e ao redor dos olhos, os pêlos são mais claros.

Os pêlos são dispostos em dupla camada, de modo que o pêlo exterior seja longo e áspero e o pêlo da porção interior seja curto, denso e de textura suave. Ao redor do pescoço, há uma juba bastante densa e volumosa, que pode lembrar a juba presente nos leões. Também é possível encontrar uma prega sobre os ombros e uma franja nas patas.

Em relação ao formato das estruturas corporais, a cabeça é larga e plana, com tamanho médio, caso seja vista de cima, pode ter um formato muito semelhante a um triângulo, uma vez que é mais estreita no nariz e alargada em direção às orelhas.

As orelhas são triangulares, eretas, pequenas e pontudas; cujas inserções são altas e próximas entre si. Possui um rabo em tamanho médio, com disposição alta, enrolada sobre o dorso, e com uma pelagem densa como cobertura.

Spitz Alemão Keeshond: Tamanho e Peso

A altura deste cão, ao nível da cernelha, está compreendida entre 44 a 55 centímetros. Em relação ao peso, existem informações variadas encontradas na literatura, nas quais este é indicado com valores compreendidos entre 14 a 18 quilos, assim como entre 25 a 32 quilos.

Spitz Alemão Keeshond: Temperamento

Estes cães são reconhecidos como bons protetores e, portanto, muito ligados à família. São atenciosos e carinhosos principalmente com as crianças, assim como sociáveis com outros cães, animais e até mesmo com estranhos (embora emitam sinal de alerta para os donos, quando detectam a presença de um intruso).

São dóceis, brincalhões e possuem um olhar sempre singelo, assim como uma atitude afetuosa. Além da docilidade natural, também são cães enérgicos que possuem grande inteligência e personalidade.

Spitz Alemão Keeshond: Crescimento e Desnvolvimento

Na sétima semana de vida, este cão completa a sua capacidade de visão e audição. Com um ano de idade, seu ritmo de crescimento diminui e ele começa a ganhar peso.

Entre um ano e meio e dois anos de idade, atinge a maturidade sexual. Nos machos, esse momento é marcado por uma discreta agressividade sobre cães machos da mesma raça.

Spitz Alemão Keeshond: Recomendações na Criação Doméstica

A primeira recomendação em relação à criação da raça refere-se ao clima, uma vez que, em decorrência de seu pêlo espesso, esses cães não toleram bem altas temperaturas. Logo, quem reside em locais quentes deve evitar criar esse cão, de modo a evitar que o animal sofra.

Mesmo que o cão resida em apartamento, é importante manter um cronograma de passeios regulares, pois ele pode engordar caso não pratique exercícios.

A escovação dos pêlos deve ser realizada uma vez por semana, de modo a se livrar dos pêlos mortos bem como evitar a formação de nós. Esses pêlos se renovam duas vezes ao ano, ou seja, nas estações da primavera e do outono.

Precisam de uma alimentação equilibrada, compatível com o porte físico e gasto diário de energia. Durante as refeições também gostam de estar junto à família, esperando petiscos que possam cair da mesa. Neste quesito, é muito importante ter cuidado com o sobrepeso, o qual nem sempre é percebido debaixo da pelagem farta.

Os dentes devem ser escovados com regularidade (sempre utilizando pasta de dente de uso veterinário), uma vez que eles, assim como as gengivas, podem ser muito vulneráveis a infecções. Em alguns casos, nos quais há descuido em relação à essa recomendação, os cães começam a perder os dentes desde cedo.

Cães dessa raça são bastante suscetíveis a uma série de problemas de saúde, os quais quando manifestados requerem consulta com veterinário, a exemplo de cálculos renais, problemas de pele, epilepsia, displasia do quadril, epilepsia, infecção nos olhos, hipotireoidismo, luxação do joelho, síndrome de Cushing e até mesmo problemas cardíacos.

Spitz Alemão Keeshond Preto

Em relação ao adestramento, é importante que não sejam empregados métodos de treinamento tradicional. A sugestão é que sejam empregados jogos e recompensa, assim como grande paciência e carinho.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o cão Spitz Alemão Keeshond, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

Meus animais. Características dos cachorros Keeshond. Descubra como eles são! Disponível em: < https://meusanimais.com.br/caracteristicas-dos-cachorros-keeshond-descubra-como-eles-sao/>;

Raças de cachorro. Keeshond. Disponível em: < https://www.racasdecachorro.com.br/keeshond>.

Veja também

Gato Garfield

Qual é a Raça de Garfield? Tem uma Raça Específica de Gato?

Quem é fã dos desenhos animados e de tirinhas já deve conhecer um gatinho muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *