Home / Animais / Spitz Alemão Anão Zwergspitz: Tamanho e Fotos

Spitz Alemão Anão Zwergspitz: Tamanho e Fotos

O spitz anão zwergspitz, também chamado de lulu da Pomerânia, é um cão fofo, inteligente e dinâmico. Esses cães precisam de disciplina para não se tornarem agressivos. É, como o próprio nome sugere, um cão muito pequeno. É uma verdadeira bolinha de cabelo macio com uma cara engraçada. O spitz anão zwergspitz é, por excelência, o cachorrinho que quer ser acalentado em seus braços e isso o torna bom pelo forte apego que ele carrega aos seus mestres.

Spitz Alemão Anão Zwergspitz: Tamanho E Fotos

Tamanho: 20 cm
Peso: 2 a 3,5 kg
Cabelo: longo
Cor: laranja, marrom, branco, preto, cinza ou creme
Esperança de vida: 12 a 16 anos
Duração gestacional: entre 56 e 70 dias

O spitz anão zwergspitz é reconhecido pela sua pequena dimensão que lhe dá a aparência de um cão em miniatura. Ele tem uma pequena semelhança com a raposa. Então, sua pele consistente e sedosa e sua cauda encorpada são as principais características que tornam o spitz anão zwergspitz automaticamente reconhecível.

Ele tem duas orelhas minúsculas e pontiagudas em linha reta no focinho pontudo. O spitz anão zwergspitz também tem uma juba notável e abundante em seus ombros e pescoço. Por causa de seu pequeno tamanho, o lulu da Pomerânia é ideal para a vida no apartamento e suas necessidades de exercícios são limitadas, mesmo que ainda tenham que ser executadas.

Comportamento e Cuidados

O spitz anão zwergspitz é um cão muito curioso, ativo e esportivo. Ele é muito sociável e gosta de brincar com crianças. Ele tem um apego especial aos seus professores. Originalmente um cão de guarda, tem a particularidade de latir muito, especialmente quando uma pessoa chega ou se ele se sente ameaçado. Além de ser um animal de estimação astucioso, o spitz anão zwergspitz é um cão exibido por natureza e gosta de ser admirado, o que o torna ideal para competições, torneios  e eventos caninos.

São cães muito perspicazes e aprendem facilmente o que lhes for ensinado. O estímulo psicológico, aliás, é de especial importância nesta raça, utilizando brinquedos instrutivos e jogos desafiadores como esconder coisas e ensiná-lo a procurar. O spitz anão zwergspitz é bastante dócil com os membros da família, mas tenha cuidado com seus relacionamentos com estranhos e outros cães. O spitz anão zwergspitz é o típico pequeno folgado que pensa ser um gigante poderoso. Ele é muito audaz, raçudo e determinado, e nem parece se dar conta de que é anão.

Spitz Alemão Anão Zwergspitz na Grama
Spitz Alemão Anão Zwergspitz na Grama

O spitz anão zwergspitz tem um forte instinto protetor, então ele sempre tenta proteger seus donos de outros cães e estranhos, mesmo que eles não representem ameaça. Eles tendem a ser dóceis com membros de sua família, mas há grandes chances de se tornarem cachorros possessivos e ciumentos com pessoas e objetos. Portanto, particularmente para o spitz anão zwergspitz, é recomendável habituá-lo desde muito cedo com outros cães e terceiros que frequentam sua casa. Convide essas pessoas em sua casa enquanto filhotinhos para já irem se acostumando com elas.

O spitz anão zwergspitz gosta de ficar dentro de uma casa para desfrutar da vida familiar e seus mestres. Ele anima a casa com seu espírito vivaz, inquisitivo, travesso e caráter alegre. O spitz anão zwergspitz é fácil de educar. O spitz anão zwergspitz não requer cuidados especiais porque é um cão que se adapta a todas as situações e a todos os ambientes. Eduque desde filhote para eliminar o latido pois essa sua tendência de latir excessivamente pode perturbar os vizinhos ou até mesmo as pessoas da família. Talvez o trabalho de um instrutor profissional seja recomendado.

O spitz anão zwergspitz é muito carinhoso e é particularmente ligado às crianças. No entanto, é importante ter cuidado para que as crianças não machuquem o lulu da Pomerânia usando brutalidade com ele. Além disso, se é um cão que suporta a solidão, sua principal característica é, no entanto, precisar de muita atenção. Tenha em mente que é um cão de caráter forte, como todos os spitz, por isso não tolerará o abuso por parte das crianças, e poderá morder ou ficar assustado e inseguro nesses casos.

Alimentação e Saúde

Você deve observar a dieta do spitz anão zwergspitz e não dar a ele guloseimas demais, evitando lhe causar um sobrepeso de risco. Pra esse cão enquanto adulto basta um máximo de 70 gramas de carne crua diárias, com algum acompanhamento vegetal. Assim como todos os cães pequenos, o consumo regular de água é essencial. Alimentos industrializados somente respeitando os critérios de tamanho, peso e primando por qualidade.

Mesmo que seja pequeno, o spitz anão zwergspitz é um cão robusto que na verdade não apresenta nenhum problema de saúde. No entanto, é necessário monitorar regularmente os joelhos, sensíveis a distúrbios ósseos, como luxação, por um veterinário. Também pode estar sujeito a uma condição da pele que faz com que perca o seu belo pêlo, mesmo que não seja uma doença grave e seja facilmente tratável.

Spitz Alemão Anão Zwergspitz Comendo Ração
Spitz Alemão Anão Zwergspitz Comendo Ração

Mesmo seu cabelo abundante não requer manutenção especial porque é auto-limpante. A escovação diária é suficiente. O cuidado do cabelo é semelhante ao de um pequinês. A escovação só é essencial para que a camada molar espessa e sazonal não fique emaranhada. Por isso, recomendamos que faça isso diariamente ou, pelo menos, duas vezes por semana.

Esteja atento a higiene de suas orelhas e unhas periodicamente, bem como banhos ocasionais. Cuidado, porém, com excesso de banho pois isso não é padrão da raça e a perda de óleos essenciais pode danificar a pele, pra dizer o mínimo. Devido ao seu espesso revestimento de dupla camada de cabelo, não é incomum encontrar o cão descansando em superfícies duras e frias. Você tem que ser especialmente cuidadoso no verão, já que eles tendem a procurar pontos frios e sombrios para se deitarem, e você corre o risco de pisar neles.

Seu principal problema é o deslocamento da patela mas a persistência do canal arterial (doença cardíaca) e o colapso da traqueia tornaram-se sérios problemas para a espécie ultimamente. Também são comuns a ceratoconjuntivite seca , distúrbios dos ductos lacrimais e catarata , que podem aparecer em adultos mais velhos e levar à cegueira.

Doenças de pele são comuns, especialmente alergias (que geralmente produzem eczema úmido ou dermatite aguda úmida) e displasia folicular. Alguns problemas de saúde podem se desenvolver como resultado da falta de higiene e limpeza das orelhas e dos olhos. Com cuidados de rotina adequados, esses problemas podem ser evitados. O spitz anão zwergspitz são propensos a desenvolver cáries precocemente, por isso é recomendado escovar seus dentes semanalmente, e mantê uma dieta saudável (muito poucos doces, ração seca e osso para roer) e assim apresentarão poucos problemas dentários.

Spitz Alemão Anão Zwergspitz: Quanto Custa?

O valor de lulu da Pomerânia depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais, etc.). Também dependerá do sexo, da conformidade com os padrões da raça e outras considerações. Mas segue abaixo (em euros) o valor da raça em conformidade com os altos padrões internacionais:

Preço de um macho spitz alemão anão zwergspitz: 600 a 4000 €
Preço de uma fêmea spitz alemão anão zwergspitz: 550 a 3750 €

Veja também

Reprodução da Chinchila, Filhotes e Tempo de Gestação

As chinchilas constituem várias espécies de roedores comuns à mesma família taxonômica, a qual é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *