Home / Animais / Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

O galgo afegão é a elegância personificada, eles são calmos? Não, eles são marrentos e indiferentes. Esta raça de cão única e antiga tem uma aparência bastante diferente de qualquer outra: rosto exótico e fino e aparência de modelo de moda. Olhando de lado, entusiastas afegãos descrevem este cão como indiferente e cômico. Vindo do Afeganistão, onde o nome original da raça era Tazi, acredita-se que o afegão remonta à era pré-cristã e é considerado uma das raças mais antigas.

Galgo Afegão: Eles São Calmos?

Comportamento

O galgo afegão foi originalmente usado para caçar grandes presas nos desertos e nas montanhas do Afeganistão, onde seu abundante e fluido revestimento era necessário para o aquecimento. O galgo alemão de hoje não está caçando leopardos, mas mantém a natureza independente de um cão de corrida.

Um filhote de cachorro afegão ansiosamente buscar carinho de membros da família, assim como cachorros de qualquer raça, mas este comportamento pode enganar proprietários desavisados. As manifestações de carinho dos filhotes diminuem à medida que o afegão amadurece. Um galgo afegão maduro não dá atenção a ninguém, e às vezes nem quer ser abraçado ou acariciado. O livre-pensamento, o afegão independente decidirá por si mesmo quando ele quiser afeição, e será em seus próprios termos – não o seu.

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

Interação com Humanos

Independência e indiferença à parte, o galgo afegão é tenro quando deseja ser e pode ser muito divertido. Muitas vezes referido como um “palhaço” por sua família afetuosa, o galgo afegão é conhecido por ser malicioso e há muitas histórias sobre a capacidade desta raça de roubar objetos sob os narizes dos membros da família, chegando até a abrir gavetas e arrebatar roupas.

O galgo afegão tem uma baixa tolerância à dor. Uma pequena ferida é mais incômoda para esta raça do que para outras raças, e esse cão pode às vezes parecer chorão ou infantil.  Os galgos afegãs são sensíveis e de alto astral mas não respondem bem ao manuseio.

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

História da Raça

Pesquisadores de DNA descobriram recentemente que o galgo afegão é uma das mais antigas raças de cães e remonta a milhares de anos. Durante a década de 70, o desenvolvimento de competições esportivas para cães, atraiu o apelo da raça. Na década de 1980, o afegão tornou-se popular e, apesar de sua natureza independente, se especializou em competição de obediência.

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

Personalidade

O galgo afegão é tipicamente um cão de uma pessoa ou de uma família. Não procure este cão para saudar seus convidados. Mais provavelmente, ele irá ofendê-los sendo indiferente à sua presença. Enquanto alguns cães podem latir uma ou duas vezes quando um estranho entra em casa, esta raça não é conhecida por ser um bom cão de guarda.

O pensamento independente do afegão torna um desafio treinar. Este cão geralmente não é motivado por comida e não possui um desejo tão forte de agradar tantas outras raças ( Golden Retriever , por exemplo). Embora o afegão faça uma apresentação impressionante numa competição de obediência, por exemplo, mais de um profissional de treinamento já foi envergonhado no ringue por uma recusa à cooperação.

Mesmo assim, esta raça é conhecida por superar outras raças quando a decisão de fazê-lo é sua. O manuseio descuidado pode fazer com que esse cão fique retraído ou levemente antagônico. Manuseio delicado, gentileza e paciência funcionam melhor com essa raça, junto com a compreensão de que haverá momentos em que o cão simplesmente não cooperará.

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

Saúde

Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de cachorro de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou loja de animais. Procure por um criador respeitável que teste seus cães  para se certificar de que eles estão livres de doenças genéticas que podem passar para os filhotes, e que eles têm temperamentos sólidos. Os afegãos geralmente são saudáveis, mas, como todas as raças, são propensos a certas condições de saúde:

Alergias – Os sintomas no afegão são os mesmos que nas pessoas: espirros, corrimento nasal e ocular, comichão, queda de cabelo e letargia. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições dietéticas, medicamentos e alterações ambientais;

Câncer – Os sintomas que podem indicar câncer canino incluem inchaço anormal de uma ferida ou lesões, feridas que não cicatrizam, sangramento de qualquer abertura do corpo e dificuldade em respirar ou urinar. Os tratamentos para o câncer incluem quimioterapia, cirurgia e medicamentos;

Catarata juvenil – Por definição a catarata é uma “opacidade parcial ou total do cristalino” e  essa é a principal causa de perda de visão em cães. Dependendo da gravidade, a catarata pode às vezes ser removida cirurgicamente;

Hipotireoidismo – Este é um distúrbio da glândula tireóide. Os sintomas incluem infecções crônicas do ouvido, infecções bacterianas da pele, perda de cabelo, letargia e depressão. Esta condição é mais comumente tratada com medicação e dieta.

Galgo Afegão – Comportamento: Eles São Calmos?

Alimentação

O quanto o seu cão adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Cães são indivíduos, assim como pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão sedentário. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz a diferença – quanto melhor a ração para cachorro, mais ela vai para nutrir o seu cão e menos você precisará servir ao seu cão.

Mantenha seu afegão em boa forma, medindo sua comida e alimentando-o duas vezes ao dia, em vez de deixar comida o tempo todo. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso , faça o teste do olho e o teste prático. Primeiro, olhe para ele. Você deveria poder ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas dele, polegares ao longo da coluna, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar com força. Se você não pode, ele precisa de menos comida e mais exercício.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *