Home / Animais / Quanto Tempo Vive uma Cabra e uma Mini Cabra ?

Quanto Tempo Vive uma Cabra e uma Mini Cabra ?

A cabra é um mamífero ruminante, cuja conhecida forma doméstica (nome científico Capra aegagrus hircus) é uma subespécie da cabra-selvagem (nome científico Capra aegagrus). O processo de domesticação desses animais teria iniciado a 10.000 anos atrás, com a finalidade inicial de consumo da carne, leite, couro e atualmente até mesmo o pelo (para algumas raças).

Mesmo com o hábito de referir-se à espécie como cabra, este termo é utilizado com mais frequência para as fêmeas adultas. Os machos adultos são chamados de bodes. No caso, dos indivíduos machos e fêmeas antes da fase adulta (mais precisamente até os 7 meses de idade), estes são chamados genericamente de cabritos.

Apesar de genericamente pertencerem à mesma subespécie, as cabras também podem ser classificadas em raças, sendo que em cada uma delas é possível encontrar peculiaridades em relação à coloração da pelagem e até mesmo ao comprimento. Neste contexto, emergem a figura das mini cabras.

Mas afinal, quanto tempo vive uma cabra e uma mini cabra ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Características dos Caprinos

Conheça Mais Sobre os Caprinos
Conheça Mais Sobre os Caprinos

Os caprinos possuem pelo curto e liso. Bodes e cabras apresentam chifres e barbichas (sendo que algumas raças de cabra podem ser exceção).  São dotados de um grande equilíbrio durante locomoção em terrenos íngremes. As montanhas temperadas são, inclusive, o hábitat das espécies de bodes selvagens. Alimentam-se basicamente de ervas daninhas, arbustos e moitas.

A espécie cabra-selvagem (nome científico Capra aegragus) possui distribuição geográfica que se estende desde a Turquia até o Paquistão. As fêmeas desta espécie são encontradas na natureza em bandos com aproximadamente 500 indivíduos.

A pelagem das cabras não é tão aproveitada como a pelagem ondulada e abundante das ovelhas. Todavia, algumas raças (tal como a Pygora, Kashmir e Angorá) produzem fibras macias que podem ser utilizadas para confecção de certas peças de vestuário.

No gênero Capra, também estão presentes outras espécies de bodes selvagens. Nesta conjuntura, os caprinos mais peculiares são o Markhor e o íbex, sendo o primeiro possuidor de chifres no formato de saca-rolhas, ao passo que o segundo possui longos chifres recurvados para baixo.

Uma cabra doméstica possui a altura (ao nível da cernelha) média variando entre 41 a 58 centímetros. O peso de um indivíduo adulto possui uma variação ainda maior, uma vez que está compreendido entre 20 a 140 quilos.

A gestação de uma cabra tem duração média de 150 dias. Em cativeiro, os cabritos devem ser mantidos na presença da mãe até os 3 meses de idade, permanecendo em aleitamento materno exclusivo durante o período de 20 dias. Muitas vezes, o cabrito é abatido antes de alcançar a fase adulta, uma vez que a carne destes possui alto valor nutricional e um sabor marcadamente suave, sendo bastante apreciada nos Estados Unidos, Austrália, Ásia e Europa.

Cabritos e carneiro (ou seja, filhotes de ovelhas) possuem a fisionomia bem parecida. Contudo, os carneiros são dotados de um corpo mais robusto, assim como de uma cabeça mais arredondada e orelhas pequenas. Comparativamente, os cabritos possuem orelhas maiores e caídas, bem como cabeça mais alongada.

Características das Mini Cabras

As mini cabras possuem uma pelagem densa, sendo, portanto, ideais para climas temperados. Ao nível da cernelha, possuem uma altura compreendida entre 30 a 40 centímetros. A variação de peso geralmente oscila entre 20 a 28 quilos.

Em alguns casos, o pelo é longo; ou até mesmo áspero.

Muitos descrevem estes animais como possuidores de uma inteligência ‘canina’, uma vez que podem ser educadas e treinadas com facilidade.

As Mini Cabras como Animais de Estimação

A docilidade destes animais é um fator que, sem dúvidas, chama muito atenção marcante, logo, são até mesmo empregados como ferramentas em processos terapêuticos.

No entanto, para adotar um mini cabra, recomenda-se possuir um quintal amplo ou mesmo uma chácara. Estes animais não devem ser criados em espaços pequenos, pois são muito agitados e precisam extravasar energia correndo ou brincando. As mini cabras também são muito barulhentos e essa é mais razão para não serem criadas em apartamentos ou conjuntos residenciais. Da mesma forma, não devem ser colocadas próximas a jardins e hortas, uma vez que são capazes de destruir cercas baixas com facilidade.

Alguns cuidados básicos envolvem a necessidade de vacinação e vermifugação. Os vermífugos devem ser utilizados periodicamente, uma vez que a verminose é considerada a doença que mais mata os caprinos. No entanto, estes animais também são propensos a carrapatos, fungos e miíase.

As mini cabras devem viver em espaços amplos, dessa forma, também precisam de casinhas e abrigos adequados para protegê-los da chuva e do frio. Curiosamente, também apresentam grande propensão à pneumonia.

Sugere-se que a alimentação não seja oferecida uma única vez, mas sim 3 vezes ao dia, de modo a evitar problemas digestivos. A dieta ideal é composta por ração própria, capim fresco, milho e soja.

Tal como acontece com o mini porco de estimação (ou mini pig), as mini cabras também possuem crescimento do casco constante. Desta forma, também demandam o contanto com um chão áspero de modo a desgastar naturalmente este casco. Quando o crescimento do mesmo não é contido poderá atrapalhar na locomoção no animal, bem como causar rachar causando infecções.

Além do solo áspero, outra alternativa viável para o desgaste dos cascos é um procedimento denominado de “casqueamento”, o qual consiste em cortar e lixar o excesso de casco. O casqueamento deve ser realizado por um profissional habilitado. O ideal é que o caprino seja acostumado com o processo desde filhote, de modo a evitar resistências e, até mesmo, futuras sedações.

Quanto Tempo Vive uma Cabra e uma Mini Cabra ?

As cabras domésticas possuem expectativa de vida entre 15 a 18 anos. No caso das mini cabras, esta expectativa de vida é superior e pode alcançar cerca de 20 anos ou até mais (de acordo com a criação e cuidados básicos como alimentação e vermifugação).

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre as cabras e mini cabras, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Por aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se sempre bem-vindo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Bode e Cabra. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Casa da ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

Falando de Pets. Mini cabra- A nova onda de animais de estimação. Disponível em: < https://falandodepets.com/pets-alternativos/mini-cabras>;

Oinque. Mini cabra: onde comprar, preço e muito mais! Disponível em: < http://oinqueminipig.com.br/mini-cabra-onde-comprar-preco/>;

Wikipédia. Capra. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra>;

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.