Home / Animais / Comportamento da Cabra, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Cabra, Hábitos e Modo de Vida do Animal

As cabras domésticas (nome científico Capra aegagrus hircus) são ruminantes cuja domesticação iniciou-se a cerca de 10.000 anos atrás, em um território que atualmente equivale ao Norte do Irã. O habitat natural e original desses animais são as montanhas localizadas em zonas temperadas. Dessa forma, possuem pulmões bem desenvolvidos que auxiliam a sobrevivência em grandes altitudes, bem como pelagem grossa para proteger contra o frio.

Embora o termo “cabra” pode ser utilizado genericamente para referir-se a esta subespécie, é importante ressaltar que o mesmo é apropriado apenas para as fêmeas adultos, uma vez que machos adultos recebem o nome de “bodes”, ao passo que filhotes são chamados de “cabritos”.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a cabra, suas características, comportamento, hábitos e modo de vida.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Taxonômica da Cabra

Saiba Mais Sobre a Cabra
Saiba Mais Sobre a Cabra

A cabra doméstica obedece à seguinte classificação científica:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Caprinae;

Gênero: Capra;

Espécie: Capra aegagrus;

Subespécie: Capra aegagrus hircus.

A maioria dos ruminantes da família Bovidae é doméstica, todavia, também há espécies selvagens. Dentro deste grupamento, é possível encontrar desde indivíduos com mais de 2 metros de comprimento até indivíduos com aproximadamente 3 quilos e altura pouco superior aos gatos domésticos.

A subfamília Caprinae conta com uma grande diversidade de gêneros, dentro os quais os mais relevantes são o gênero Capra e o Ovis (no qual estão presentes as ovelhas domésticas e carneiros selvagens).

A espécie Capra aegragus conta com um total de 6 subespécies, dentre elas a cabra doméstica.

Características Físicas da Cabra

Os bodes e chifres são estruturas encontradas tanto nos bodes quanto em algumas raças de cabra.

Apresentam um pelo liso e geralmente curto, porém denso. Entre as raças de cabra, é possível notar variações na coloração da pelagem, bem como em sua textura (no caso, macia ou áspera). Raças com pelagem macia podem ser utilizadas para confecção de peças de vestuário.

A altura média, no nível da cernelha, está compreendida entre 41 a 58 centímetros. No entanto, existem as raças de mini cabra, as quais contam com uma altura média entre 30 a 40 centímetros. As mini cabras também possuem um peso médio de 20 a 30 quilos, valor que pode exceder os 100 quilos em algumas cabras de tamanho regular.

Na qualidade de mamíferos ungulados, as cabras possuem cascos no revestimento das patas. Estes cascos possuem crescimento contínuo e, na natureza, são naturalmente desgastados através do atrito com terrenos pedregosos e ásperos. Na criação em cativeiro, é importante que os cascos sejam aparados por um profissional especializado, de modo a evitar prováveis rachaduras e machucados.

Comportamento da Cabra, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Cabra
Comportamento da Cabra

Na natureza, as cabras selvagens vivem em bandos contendo cerca de 500 indivíduos. Os machos são mais solitários e costumam afastar os machos mais novos do rebanho durante o período de acasalamento.

A gestação de uma cabra possui duração média de 150 dias, dando origem a um único filhote. Estes filhotes (ou cabritos) são desmamados apenas após 6 meses de idade, no entanto, dentro da criação em cativeiro, geralmente são afastados da mãe aos 3 ou 2 meses de idade- permanecendo em aleitamento exclusivo até os 20 dias.

Não é de se estranhar que o hábitat das cabras selvagens seja as montanhas de clima temperado, uma vez que estes animais são dotados de incrível coordenação e senso de equilíbrio, sendo capazes de locomoverem-se nos terrenos mais íngremes com certa facilidade.

A maturidade sexual das fêmeas é alcançada entre 1,5 a 2,5 anos; ao passo que, para os machos (bodes), esta maturidade só ocorre entre os 3,5 a 4 anos de idade.

Em relação à alimentação, na dieta, estão presentes arbustos, ervas daninhas e moitas. A espécie não possui boa aceitação a folhas de árvores frutíferas (podendo inclusive ter consequências fatais). Da mesma forma, recomenda-se que, para as cabras criadas em cativeiro, seja verificada a presença de mofo antes de oferecer o alimento.

Estima-se que a expectativa de vida das cabras seja de 15 a 18, no entanto, as mini cabras podem ultrapassar os 20 anos de idade, de acordo com as peculiaridades de sua criação.

Produtos Comerciais Obtidos da Cabra

O que motivou a domesticação das cabras foi o desejo pelo consumo de sua carne, couro e leite. Em relação à carne, o tipo mais valorizado gastronomicamente é carne de cabrito (na qual, o animal deve ser abatido antes de completar 7 meses de idade). Esta carne ainda é considerada uma carne vermelha (uma vez que as cabras são bovídeas), no entanto, possui elevada digestabilidade, além de percentual de gordura saturada 40% menor do que uma porção equivalente de frango sem pele.

No caso do leite de cabra, este possui grande aceitação para grande parte das demais espécies de mamíferos e, por essa razão, pode até mesmo ser considerado um leite universal. A partir deste leite, são confeccionados os  queijos do tipo Feta e Rocamadour. O leite de ovelha também é bastante consumido, e, comparativamente, é capaz de gerar uma quantidade de derivados maior (no caso, iogurtes, doces, ricota e outros tipos de queijo).

O couro de cabra adquiriu grande popularidade durante a Idade Média, período no qual era utilizado principalmente para confecção de bolsas para carregar água e vinho durante as viagens, assim como para confecção de tecidos para suporte à escrita (tal como acontece nos papiros). Atualmente, este couro é aproveitado para produção de calçados, luvas e outros artigos de vestuário.

Cabras e Bodes Selvagens

Cabras e bodes selvagens possuem chifres consideravelmente maiores e peculiares. No caso da espécie Markhor (nome científico Capra falconeri), os chifres são grandes e apresentam o inusitado formato de saca-rolhas. Já os machos da espécie íbex ou íbex dos Alpes (nome científico Capra ibex) contam com longos chifres que formam um arco côncavo.

*

Este artigo foi útil para você? Gostaríamos de saber a sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo. Sinta-se à vontade para também deixar a sua sugestão sobre temas que gostaria de ver por aqui.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Bode e cabra. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Casa da Ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Wikipédia, Cabra-selvagem. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabra-selvagem>;

Wikipédia. Capra. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra>.

 

 

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.