Home / Animais / Como Dar Banho No Cachorro Com Vinagre De Maçã

Como Dar Banho No Cachorro Com Vinagre De Maçã

O vinagre de maçã é um produto natural bastante utilizado em tratamentos médicos, para criação de cosméticos caseiros e para melhorar a pele das pessoas. Porém, seus diversos benefícios não são destinados apenas as pessoas, pois ele é um ótimo produto para ser incluso na rotina dos nossos fieis amigos: os cachorros.

Além de melhorar a saúde dos peludos, o vinagre de maçã ajuda a controlar carrapatos e pulgas e ainda melhora o bem-estar do animal. A seguir, confira como dar banho no seu cachorro com o vinagre de maçã e aproveitar todos esses benefícios.

O Vinagre De Maçã

O vinagre de maçã é um produto com muitas vitaminas e minerais, como magnésio, ferro e potássio. Além disso, há séculos ele já é muito utilizado para tratamentos de saúde, bem como na limpeza da casa, pois segundo os seus fãs dizem que é um conservante natural e ótimo desinfetante. No entanto, há pouco tempo ele ganhou fama e vem sendo mais utilizado nos últimos anos.

Para os cães, o vinagre de maçã pode ser usado de diversas maneiras:

  • Como suplemento complementar da dieta, melhorando a digestão
  • Controle de infecções da pele, orelhas e ouvido
  • Melhora da saúde da pele e do aspecto do pelo
  • Controle de pragas, como pulgas e carrapatos

Seu uso é recomendado, porém com moderação, pois o vinagre de maçã não é reconhecido como um remédio e pode apresentar alguns efeitos colaterais nos cachorros.

Vinagre De Maçã
Vinagre De Maçã

Vinagre De Maçã Serve Para Os Cachorros? Como Usar?

A resposta é sim. Isso porque tanto os donos dos cãezinhos como os veterinários buscam cuidar o melhor possível dos animais. E, oferecendo cuidados com produtos naturais é sempre uma ótima opção, além de ser mais saudável para eles.

Além disso, o vinagre de maçã pode ser usado de diversas maneiras e para diversas situações, contribuindo e muito para a vida não só dos cachorros, mas de todos nossos animais de estimação.

Antes de começar a usar o vinagre de maçã para seu pet, saiba quais são os benefícios que o produto vai trazer para ele. Dentre os principais benefícios está o fato de ele possuir algumas características antibacterianas que beneficiam a pele, o sistema digestivo e as orelhas dos animais. Além disso, como ele altera os níveis de pH do animal, ajuda a repelir pulgas e carrapatos, melhorando a saúde interna e externa do animal.

Vinagre De Maçã Para os Cachorros
Vinagre De Maçã Para os Cachorros

Outro fator importante ao utilizar o produto é saber quais os riscos que ele tem. O principal deles é a ardência que ele pode causar na pele do cachorro ao ser aplicado em regiões em que a pele esteja lesionada, por isso o uso deve ser evitado em tais lugares.

Outro ponto a ser considerado é o tipo de vinagre que você irá utilizar. Atualmente, existem diversos tipos, dos orgânicos até os manufaturados, assim, é preciso estar atento na hora de escolher. o vinagre orgânico, por hora, é o mais indicado e ideal, pois ele é cru, sem nenhuma fermentação. Isso faz com que ele mantenha suas propriedades e ainda conserve uma substância chamada “mãe do vinagre” que é rica em minerais saudáveis e enzimas.

As principais formas de usar o vinagre de maçã para seu pet são através da administração oral, colocando o produto na água e também através do banho. Confira mais detalhes das duas formas a seguir.

Tratando Seu Pet Com Vinagre De Maçã – Administração Oral

Se você consegue sentir o cheiro do vinagre, imagina seu cãozinho! Por isso, use doses bem pequenas de vinagre misturado com água e ofereça a ele. Caso ele não queira beber, você pode por a mistura em uma seringa e colocar na boca do cachorro. Certamente ele não vai gostar muito, mas fará muito bem para sua saúde.

Uma a duas colheres de chá misturada em uma tigela de água, de duas a três vezes na semana já ajudam a melhorar, de modo geral, a saúde do seu cão. Assim que começar a utilizar o vinagre de maçã, a pele e os pelos do seu pet vão ficar bem brilhosas e saudáveis, além de se livrarem das pulgas.

Além disso, seu uso ajuda no sistema digestivo do cãozinho, melhorando diarreias ou constipações. Nesses casos, é indicado administrar uma colher de chá numa tigela de água, uma vez ao dia, todos os dias da semana.

Se o animal demonstrar não apreciar o vinagre ou ainda não gostar do seu cheiro ou gosto e não beber a mistura você não pode força-lo a consumir. Nesses casos, você pode misturar o vinagre na ração do animal ou ainda misturar com um pouco de amendoim e manteiga.

 Tratando Seu Pet Com Vinagre De Maçã – Como Dar Banho

No banho, o vinagre de maçã pode ser usado com o sabão, bem como um enxaguante e desodorante. Vamos explicar cada uma das formas abaixo:

Banho com Sabão

Faça uma mistura de sabão e vinagre para acabar com as pulgas do seu cachorro. Misture cerca de ¼ de uma xícara de detergente, 1,9 litros de vinagre de maçã e 1,9 litros de água. O sabão vai ajudar a matar as pulgas, enquanto o vinagre impede que elas voltem. Banhe seu cachorro na mistura, molhando todas as partes do corpo, evitando que molhe os olhos do cãozinho. Esfregue bem, fazendo bastante espuma para matar as pulgas e deixe agir por, pelo menos, 10 minutos.

Depois, com ajuda de um pente antipulgas, penteie o pelo do cachorro, para retirar as pulgas, que sairão facilmente devido ao cheiro do vinagre de maçã. Após passar o pente no cachorro, mergulhe-o na água para afogar as pulgas. Em seguida enxague o cachorro, para remover o sabão e as pulgas mortas e deixe-o secar sozinho.

Ao fazer isso, use luvas e esteja em ambiente adequado.

Enxaguante e Desodorante

Depois de dar o banho no seu cachorro com a mistura de vinagre e sabão, você pode fazer um enxaguante de vinagre de maçã. Além de servir como um desodorante para o animal, ele também ajudará a fortalecer os pelos e a pele do cachorro. Além disso, ajuda a combater coceiras na pele do animal.

Você também pode usar o vinagre na limpeza da orelha e dos ouvidos do cachorro, pois ele possui propriedades antibacterianas, prevenindo infecções e ajudando a afastar parasitas. Para usar dessa forma, utilize uma pequena quantidade de algodão molhada no vinagre e limpe as orelhas do cão cuidadosamente.

Ainda depois do banho e do enxague, você pode borrifar o vinagre de maçã nos pelos do seu cãozinho, pois isso fará com que evite nova contaminação das pulgas. Para isso, faça uma mistura de vinagre e água e borrife nos pelos do cão. Você pode fazer isso depois dos banhos ou uma vez por semana. Caso o cachorro não goste de ser borrifado, molhe um pano na mistura de vinagre e água e passe nos pelos dele. Não é preciso secar.

Mesmo possuindo tantos benefícios, é preciso estar atento ao utilizar o vinagre de maçã nos cachorros. O uso em excesso pode provocar consequências graves, principalmente ao utilizá-lo na alimentação do animal. Por isso, é sempre importante consultar um veterinário para proteger ainda mais seu cãozinho.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *