Home / Animais / Maitaca Verde Psittaciformes: Ela Fala? Características e Fotos

Maitaca Verde Psittaciformes: Ela Fala? Características e Fotos

O papagaio-de-cabeça-escamosa (Ou maritaca, baiatá, puxicaraim) é conhecido de uma ampla variedade no leste da América do Sul, do nordeste do Brasil ao sul até o sul da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.

Em toda esta grande região é conhecida a partir de uma variedade de habitats arborizados e a espécie atinge até 2000 m de altitude no noroeste da Argentina. Seu comportamento e jizz são típicos do gênero Pionus.

Em termos de plumagem, a maitaca é predominantemente verde-escuro, mas mais brilhante nas asas, com uma mancha ventral vermelha óbvia, e a cabeça mostra um número variável de elementos azulados, mais pronunciados no extremo sul das quatro subespécies geralmente reconhecidas.

Embora seja raro no terço mais setentrional de seu território, em outros lugares a maitaca é comum em grande parte do sul do Brasil, mas um grande número de pessoas foi levado para o comércio de animais na Argentina, com um consequente declínio na natureza.

É originária do centro-leste da América do Sul. Sua faixa nativa inclui partes da Bolívia, Paraguai, leste do Brasil e norte da Argentina.

Devido à destruição do habitat e captura para o comércio de animais de estimação, esta espécie está agora ameaçada no seu habitat natural e listada como CITES II (Lista de animais e plantas que correm o risco de extinção na natureza).

Maitaca Verde

Eles habitam florestas abertas e florestas secas de terras baixas tropicais, como as florestas de caatinga e cerrado, e podem — em algumas áreas — mover-se até uma elevação de aproximadamente 1,8 quilômetros. Eles são frequentemente observados em pares ou em pequenos grupos de até 50 aves.

Eles se aninham em cavidades de árvores e se alimentam nas copas das árvores.

Ela Fala?

Bem, respondendo a pergunta é: Talvez. Assim como o papagaio (seu parente mais próximo) nem todos chegam a imitar os sons. Pode ser que algumas desenvolvam essa habilidade, já outras nunca cheguem a imitar o que escuta, mesmo com anos de convívio.  Uma informação importante é que elas não falam, propriamente dizendo. Elas apenas repetem aquilo que escutaram. As maritacas não possuem consciência do que está sendo dito, para ela, é normal imitar.

Descrição

O Maximilian’s Pionus é um papagaio parrudo de pequeno a médio porte, com uma média de 29 a 30 cm de comprimento e 210 gramas de peso. São papagaios verde-acastanhados escuros, com uma cor mais bronze nas partes inferiores e caudas curtas e quadradas. Eles têm um remendo de garganta azul e um remendo vermelho brilhante típico nos coverts de rabo inferiores distinguíveis a todas as espécies de pionus.

As penas da cauda central são verdes, com as penas externas sendo azuis. Eles têm anéis oculares vermelhos distintos que estão presentes em aves jovens. O bico é um cinza amarelado de cor chifruda ficando mais escuro perto da cabeça.

Os olhos são castanho-escuro circundado por anéis oculares que variam do branco ao cinza. Suas pernas são cinza. Não há meios visíveis de sexagem dessas aves. Sexagem cirúrgica ou sexagem de DNA (sangue ou penas) devem ser usadas para confirmar o sexo.

Embora os machos sejam tipicamente maiores e tenham cabeças e bicos maiores.Os juvenis geralmente têm uma plumagem mais maçante e menos azuis-violeta nas suas gargantas e na parte superior da mama do que os adultos.

Personalidade

O Maximilian Pionus é o mais popular e comum entre as espécies de Pionus, como é apreciado por sua disposição doce e divertida, personalidade fácil e inteligência.

Estas qualidades fazem deste papagaio uma boa escolha para os donos de papagaios pela primeira vez e um animal de estimação maravilhoso da família. É também uma excelente opção para os moradores de apartamentos, devido à sua personalidade calma e fácil manutenção.

Os proprietários os descrevem como papagaios inquisitivos e sociáveis ​​que são facilmente domados. Acima de tudo, dizem que são os melhores locutores da família Pionus.

Os Maximilianos são devotados a seus donos e prosperam com atenção — no entanto, alguns deles, particularmente homens, podem se unir a uma pessoa e proteger agressivamente essa pessoa contra perigos percebidos, incluindo outros membros da família.

Eles são ativos por natureza e podem ficar acima do peso se forem confinados de perto. Eles não são altos como muitos conures e amazonas, e são menos aptos a morder do que outras espécies de papagaios.

Cuidados com o Animal

Ele é um papagaio muito ativo e precisa do maior espaço que sua casa pode acomodar — idealmente, este papagaio deve ser capaz de voar do poleiro para o poleiro, especialmente se o pionus for mantido na gaiola a maior parte do dia.

Dito isto, por mais espaçosa que seja a gaiola, todas as aves devem ficar fora da gaiola por um mínimo de três horas por dia. Como não são mastigadores fortes, a construção de gaiolas duráveis ​​não é tão crítica quanto seria para as espécies maiores de papagaios.

Maximilian’s Pionus

Eles são tecnicamente inclinados e aprendem a abrir fechaduras muito rapidamente e bloqueios ou fechos à prova de fuga podem ser recomendados.

Criação

O Pionus de Maximiliano é moderadamente difícil de reproduzir em cativeiro e, durante a época de reprodução, eles podem ficar barulhentos. Se você tem vizinhos próximos que são sensíveis ao barulho, isso deve ser levado em consideração ao decidir criar esta espécie.

O Maximiliano é de idade reprodutiva quando tem cerca de 3 a 5 anos de idade. Na América do Norte, a época de reprodução se estende de fevereiro ou março a junho ou julho.

Aqui no Brasil, é logo quando os períodos mais quentes se iniciam. Um problema que os criadores enfrentam é que o pionus masculino em condições de reprodução pode ser agressivo com seus parceiros. Uma opção para proteger a fêmea é cortar as asas do macho antes da época de reprodução para dar uma vantagem à fêmea ao tentar escapar do macho agressivo.

No que diz respeito à jaula, as seguintes dimensões funcionariam bem: 1,2 metros de largura por 1,2 metros de altura por 2,5 metros de comprimento. As gaiolas suspensas facilitam o saneamento à medida que os excrementos e os alimentos descartados caem através do piso da gaiola de arame.

As melhores dimensões para a gaiola são essas que foram descritas. A fêmea geralmente produz 3 a 5 ovos, que ela incuba por 24 a 26 dias. Os filhotes geralmente se abrem quando têm 8 a 12 semanas de idade.

Os filhotes de Pionus da Maximilian são difíceis de manusear e é melhor permitir que os pais cuidem dos filhotes pelo menos durante a primeira semana. Vários alimentos verdes e larvas de farinha são apreciados pelos pais para alimentar os filhotes. A espiga de milho é um alimento favorito para o desmame.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *