Home / Animais / Genética das Chinchilas: Dominância e Alelos Múltiplos

Genética das Chinchilas: Dominância e Alelos Múltiplos

Existem vários locis diferentes que controlam a cor da pele nas chinchilas. Um alelo padrão é o alelo tipo “selvagem” e um alelo que não é padrão é o alelo do tipo “mutação”. A maioria das chinchilas mutantes é mutante em apenas um locus. No entanto, uma chinchila pode ser portadora de uma mutação recessiva em múltiplos locus, sem alteração na cor da pele.

Genética Das Chinchilas – Dominância E Alelos Múltiplos

Um biólogo explicou que apenas dois alelos, um dominante e um recessivo, poderiam existir para um dado gene. Trata-se nesse caso de uma simplificação excessiva. Nota-se que indivíduos humanos (e todos os organismos diploides) podem ter somente dois alelos para um determinado gene, porém alelos múltiplos podem existir no nível da população, resultando em que muitas conjunções de dois alelos existirão.

Pode-se observar que na existência de muitos alelos para o mesmo gene, denotar-se-á o fenótipo ou genótipo mais comum entre animais selvagens como o tipo selvagem (geralmente abreviado como “+”); algo considerado padrão normal. Já os outros fenótipos ou genótipos são considerados variações deste padrão, concluindo-se que o tipo selvagem sofreu alterações. Tal variação pode ser recessiva ou dominante para o alelo tipo padrão.

Um exemplo é a chinchila homo-bege. A notação MCBA para bege é Pw para dominante e pw para recessivo. O genótipo inteiro para uma chinchila homo-bege seria blab CC DD VVSS PPPrPrPwPw. Como isso é entediante e desnecessário, é escrito simplesmente como PwPw. O homo bege é mutante apenas no locus bege (PwPw), todos os outros loci têm 2 alelos do tipo selvagem (padrão). Eu vou estar usando notação MCBA para todas as cores da pele, que serão declaradas após o nome.

Cores Dominantes Da Chinchila

A mutação branca é uma mutação dominante que só existe na forma heterozigótica devido a um fator letal quando há um estado homozigoto dominante. Não fique com a impressão de que o fator letal significa que os bebês nascem mortos, o fator letal impede que um feto se forme, de modo que ainda não há nascimentos devido a um estado homozigoto. LF representará fator letal. Esta mutação branca também produz padrões de prata e mosaico devido ao cruzamento (troca de informação genética) com o alelo padrão neste locus.

A mutação bege dominante (aka Tower Beige) tem diferentes fenótipos para os genótipos hetero (Pwpw) e homo (PwPw). O homo beige é mais claro que o hétero beige. Ele (o homo bege) é um loiro muito claro com olhos vermelhos ou rosados. Há pouca variação no padrão da pele.

O hétero beige é mais escuro que o homo beige e tem olhos mais escuros. O padrão da pele varia com o fundo do animal.

O Gunning Black (também conhecido como Touch of Velvet ou TOV) é outra mutação dominante que tem um fator letal. O tiro tem pêlo denso e macio (mais macio que a chinchila usual) e parece ter uma capa e capuz pretos sobre um corpo cinza escuro. A maior parte da cabeça e das costas é preta, e os lados têm algum preto conectado na parte de trás com um pouco de cinza. O tiro é muitas vezes menor que as outras chinchilas e também não se reproduz. As fêmeas geralmente têm apenas uma ninhada por ano e um kit por ninhada.

Alelos Recessivos

Chinchilas Mutações
Chinchilas Mutações

O Wellman bege foi desenvolvido por Otto Wellman em 1953. A mesma mutação ocorreu em Grywald, na Polônia, em 1958, no rancho Rzewski. Este bege recessivo tem olhos castanhos escuros, em contraste com os olhos avermelhados da Torre Bege. A cauda tem uma tendência a ser muito leve, quase branca às vezes.

Estes beges seriam fáceis de confundir com o dominante Torre bege, mas eles não são liberados pelo rancho em desenvolvimento neste momento.

Este é um animal completamente branco com olhos cor de rosa. Animais albinos (e humanos) têm falta de pigmento, parcial ou completo. A chinchila albina é menor e não tem peles de alta qualidade como o branco de Wilson.

A chinchila stone white tem pelo branco, mas não tem a característica azulada do branco de Wilson. Portadores às vezes têm uma cauda branca. Stone White tem um problema com micro-opthamalia. Eles são bons criadores, apesar de seus problemas de visão. Eles também às vezes têm um defeito esquelético e surdos.

A notação MCBA para o carvão recessivo é bb, mas sua notação para o ébano é BB (padrão é bb), então eu uso chch para esse gene. Eles são chocolate quase preto com uma barriga cinza a marrom. A coloração pode variar dependendo de sua linhagem.

Chinchila safira: Esta mutação é um azul pálido. Eles tendem a ser baixos produtores, além de serem pequenos. Eles são uma bela mutação no entanto.

Chinchila afroviolet: Esta mutação originou-se na África (daí o Afro no nome). Somente através de grande dificuldade essa mutação foi trazida para os EUA. A raça Afro-Violeta produz muito bem e transmite boas características a todos os seus descendentes. Eles também cruzam bem com outras cores. Eles são um prateado / cinza claro que não é nem de longe tão escuro quanto o padrão. Eles também não têm as marcas cinza / preto escuras que são típicas dos padrões. Eles têm barrigas brancas e são um animal muito lindo. Eles são de tamanho médio.

O preto Lester é um negro com um ventre preto ou cinza escuro. Eles são mais escuros do que o preto Gunning e têm uma característica encaracolada em sua pele. O animal parece um padrão escuro no estado de portador (Ll). A notação MCBA para este preto recessivo é bb, mas eu uso ll, já que bb é usado para duas outras mutações pelo MCBA.

Híbridos

Os híbridos são combinações de cores de mutação que produzem uma nova cor em vez de uma cobrindo a outra. Algumas cores cruzam melhor que outras. Devido ao grande número de variedades híbridas (bem como às múltiplas possibilidades ainda não descobertas), mencionarei apenas algumas, seu genótipo e os quadrados de Punnet usados para descobrir como obtê-los.

Super Beige – Este é um cruzamento entre o hétero beige e o gunning black. Os olhos são vermelhos / rosa, a pele é bege misturada com preto. A qualidade da cor do bege e a qualidade da pele do preto vêm da produção de um animal maravilhosamente exótico.

Hetero Bege x Gunning Preto – Enquanto o hétero bege pode ser escrito como Pwpw, o locus preto também estará envolvido neste cruzamento, então o genótipo no locus deve ser incluído. Para o hetero beige, tem os alelos padrão no locus Gunning (blbl). O mesmo conceito se aplica ao animal Gunning Black em relação ao locus Tower Beige.

Veja também

Reprodução da Chinchila, Filhotes e Tempo de Gestação

As chinchilas constituem várias espécies de roedores comuns à mesma família taxonômica, a qual é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *