Home / Animais / Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas raças que fazem os melhores companheiros para nós humanos. Existem muitas raças que foram originalmente usadas para caça e guarda.Vamos nos concentrar nas características de algumas raças de cães que foram criados para ficar ao lado de seus donos, manter seus pés quentes e sentar-se a seus pés durante todo o dia, e até que ponto estas raças manifestam estas virtudes desejáveis.

Muitas pessoas adquirem um cão sem  pensar responsavelmente. A maioria dos donos em potencial não sabe como é o animal e como vai ser sua convivência com ele.  Eles notam freqüentemente apenas alguns meses depois, que eles escolheram a raça errada, embora essa decisão seja irremediável pelos próximos 10 a 15 anos.

Diferenças Entre Raças de Cães Maltes, Poodle, Shih-tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Mesmo da mesma raça, cada cão tem uma personalidade ligeiramente diferente,você pode comparar os cães pelos seguintes aspectos:

Aparência Geral (tamanho, peso, altura)

Neste aspecto temos pouco a estabelecer em termos de diferenças significativas, pois as cinco raças compartilham tamanhos semelhantes em torno de 25 cm, um pouco menor no caso do Yorkshire e um pouco maior no caso do maltês ou maior ainda, se ao invés de considerarmos o Poodle Toy que compartilha este mesmo porte, considerássemos o Poodle tamanho Gigante.  O Yorshire se estabelece como além de menor o mais leve, pesando em torno de 2 kg. enquanto os demais compartilham médias de peso em torno de 5 kg., o Poodle Gigante pesa acima de 20 kg.

Poodle Toy

Cabelo e Cuidado (tipo de casaco, cores, aparência, queda)

Todas as raças desta comparação proposta são de cães caracteristicamente peludos, em cores variadas de acordo com padrões estabelecidos para cada raça. Quando se estabelece diferenças entre raças e se debruça sobre a questão do tipo de cobertura, a maior preocupação e os maiores questionamentos giram em torno da quantidade de pelos que o animal vai soltar dentro de casa e que vai ficar grudado por todos os cantos, como cortinas, tapetes e estofados.

Neste aspecto podemos afirmar que com os necessários cuidados com alimentação saudável, escovações frequentes, banho e tosa, controle de parasitas e combate a alergias, proporcionando que o cão seja saudável, nenhuma destas raças tem propensão a soltar pelos. O Shih-Tzu entre todas estas, talvez seja a mais tendenciosa a derramar uma pequena quantidade e então demanda mais um pouco mais de cuidados.

Características:

Temperamento

Nesta lista o Bichon Frise e o Maltês são reconhecidamente os mais sensíveis e temperamentais, sendo o Poodle o menos temperamental.

Inteligência

Todas estas raças são consideradas muito inteligentes, com destaque para o Poodle, que é considerado entre os mais inteligentes do mundo entre todas as raças.

Treinamento

A resposta ao treinamento administrado ao cão, costuma ser mais mérito do treinador do que a predisposição da raça, esta é uma verdade bem estabelecida. Todas estas raça são de cães ótimos para treinamentos. O Bichon Frise e o Poodle se destacam neste item. O Yorkshire demanda um pouco mais de  autoridade do treinador.

Bichon Frise

Brincadeiras

Nenhuma destas raças podem ser chamadas de rabugentas, todos sem exceção são cães muito alegres e brincalhões que vão compartilhar de seus momentos lúdicos com muita intensidade em igual proporção.

Afeto

As raça mais carentes de atenção e de companhia desta lista são o Bichon Frise e o Poodle, estes não suportam ficar sozinhos, e se sua dinâmica de vida impede que haja companhia diária para eles, é recomendável que os descarte em sua escolha. O Maltês e o Yorkshire são menos dependentes.

Interações

O Poodle vai se dar bem com todos os outros animais da sua casa, por outro lado o Yorshire, o mais territorialista e agressivo, vai odiá-los e persegui-los, enquanto o Maltês vai ignorá-los.

Quanto as suas visitas, incluindo crianças, estas serão bem recebidas pelo Shih-Tzu e pelo Poodle, entretanto o Yorkshire e o Maltês não vão gostar nem um pouco da presença destes intrusos.

Latidos

Desta lista só o Thih-Tzu, de vez em quando, vai perturbar com latidos, por um bom motivo, dentro desta lista o Thih-Tzu é que tem a melhor capacidade de vigilância, as demais raças não costumam latir sem motivos relevantes.

Instinto de Caça

O Yorkshire e o Poodle ocasionalmente vão manifestar instintos de caça, enquanto o Maltês, o Thih-Tzu e o Bichon Frise em nenhum momento vão faze-lo. Nenhuma desta raças tem o hábito de babar nos utensílios domésticos.

Adaptabilidade

Estes cães são altamente adaptáveis as condições de moradia em pequenos espaços, como apartamentos e são ótimos para criadores de primeira viagem. Talvez em uma pequena proporção poderíamos dizer que o Yorkshire é mais exigente em relação as suas necessidades e adaptação.

O Cão Yorkshire

Saúde

Todos são cães extremamente simpáticos, enquanto gozam de boa saúde, como seria de se esperar. Não há histórico que aponte propensão as doenças conhecidas em relação a estas raças muito apreciadas, entretanto o Poodle demanda um pouco mais de atenção e cuidados em relação a sua saúde. Todas estas raças tem expectativa de vida estimada em torno de no máximo 15 anos.

Energia

O Shih-Tzu é o mais preguiçoso desta lista, sendo junto com o Bishon Frise os mais propensos a obesidade, o Yorkshire é o mais adepto a exercícios físicos, demonstrando alto índice e intensidade de energia.

Diferenças Entre Raças de Cães Maltes, Poodle, Shih-tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Estas raças de cães são conhecidas por serem independentes, de baixa manutenção e fazem excelentes cães domésticos.

Encontrar o cão certo é um processo muito individualizado. Cada pessoa é única e tem diferentes necessidades e desejos. O mesmo pode ser dito para todas as raças e indivíduos dentro dessa raça. O melhor cão de companhia para um corredor de trilha ao ar livre precisará estar ativo. Mas o melhor companheiro para um leitor ávido ficará feliz no sofá.

Algumas raças de cães precisam de mais interação social e exercício do que outras. Ao escolher a raça certa desde o início, seu cão ficará perfeitamente satisfeito em ser independente, beber água, passear pelo apartamento e olhar os pássaros pela janela enquanto estiver fora.

Veja também

Dois Golfinhos-De-Commerson

Golfinho-De-Commerson: Características, Nome Científico e Fotos

Os golfinhos são conhecidos por serem animais amigáveis, belos e brincalhões. Neste artigo, conheça as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *