Home / Animais / Tigre Siberiano: Alimentação, Peso, Curiosidades, Extinção e Fotos

Tigre Siberiano: Alimentação, Peso, Curiosidades, Extinção e Fotos

Ao escutarmos a palavra “tigre”, logo já temos uma imagem plantada de como é esse animal. O que não sabemos, porém, é que existem várias espécies de tigres ao redor do mundo e que cada uma possui suas próprias características que os fazem únicos.

Uma dessas espécies que é muito conhecida e cheia de recordes é o Tigre Siberiano. E é sobre ele que iremos aprender no post de hoje, mostrando um pouco mais sobre suas vidas, características, peso, alimentação curiosidades e seu status de extinção.

Os Tigres

O tigre ou tigresa são mamíferos que fazem parte de umas das famílias mais famosas no reino animal, a dos felídeos. Essa espécie ocupa todo o continente Asiático. São considerados animais superpredadores, sendo o terceiro maior carnívora do ambiente terrestre. Ele só perde para o urso polar e urso de kodiak.

Apesar de uma de suas subespécies ser uma das maiores predadoras terrestres, há uma enorme variação de tamanho. Outro título que é dado para ele, pois são os felinos com maior variação do mundo. Enquanto que o tigre siberiano pode chegar a pesar 310 quilogramas, o tigre de bali vai até 100 quilogramas.

O habitat natural desse animal também é bem vasto. Podendo ser visto na Turquia, Sibéria, e vários outros países Asiáticos e Europeus. Sua capacidade de adaptação também é muito boa, mas cada espécie já tem suas determinadas características próprias para aquele tipo de ambiente.

Além disso, é considerado por ser um dos animais mais populares e carismáticos, especialmente para vários países do continente asiático. Faz parte de sua cultura e simbolismo, e devemos ter muito respeitos a esses animais.

Tigre Siberiano

Uma das 6 espécies de tigres existentes atualmente, e a maior delas, é o Tigre Siberiano. Seu nome científico é Panthera tigris tigres, e pode ser chamado em alguns lugares por tigre de amur. Ele habita lugares mais frios, e como o próprio nome já diz, especialmente na Sibéria. Ser chamado de tigre de amur é devido ao fato de ficarem próximos ao rio Amur no país.

Apesar de estarem majoritariamente na Sibéria, também podem ser encontrados em algumas partes da China. Sua fama o procede: ele é o felino mais selvagem do mundo. Mede entre 1,10 e 1,20 metros de altura, e pode chegar a 3,20 metros de comprimento. Os machos normalmente são maiores que as fêmeas, tanto em comprimento quanto em peso.

O peso na fêmea não costuma passar de 200 quilogramas, mas no macho pode chegar a ultrapassar os 300 quilogramas. Um tigre siberiano que era mantido em cativeiro já chegou a pesar 465 quilogramas, e media 3,30 de comprimento. ELe entrou para a edição de recordes mundiais no ano de 1988.

Sua pelagem é mais clara que as outras espécies de tigres.Além de serem também mais espessas e grossas, adaptadas para viverem em locais com climas frios. Na Sibéria, o inverno é bem rigoroso. São ótimas também para a camuflagem nas famosas Taigas, suas florestas preferidas de morar.

Alimentação do Tigre Siberiano

A alimentação de um ser vivo faz parte de seu nicho ecológico. No caso do tigre siberiano, este possui um hábito carnívoro, logo, se alimenta de carne. Não possuem muita restrição com o tipo de animal que caçam, principalmente pelo fato de serem predadores no topo da cadeia na maioria dos ambientes.

Na Sibéria, sua alimentação tende a ser mais variada. Ele normalmente comem ursos, antílopes, tartarugas, javalis e outros animais de médio porte. Os que ficam na Índia e Indonésia possuem uma alimentação mais focada aos animais domésticos, como bois, porcos, veados, mas podem chegar a caçar até mesmo filhotes de elefantes.

Curiosidades Sobre o Tigre Siberiano

A primeira coisa que devemos entender sobre o tigre é que ataques a seres humanos são raros. Mesmo que em alguns lugares haja uma proximidade bem grande, eles só costumam atacar quando se sentem muito ameaçados ou são surpreendidos. Nesses casos, os ataques costumam ser fatais.

Outros animais não tem tanta sorte. Eles comem por ano de 40 a 50 animais. Isso equivale a mais ou menos uma presa a cada oito dia. Quando há um filhote de tigre sendo cuidado, o número e tempo de caça é duplicado. Outra curiosidade é a força de suas patas. O tigre siberiano é capaz de matar um búfalo com uma patada só, e carrega-lo com suas presas por centenas de metros.

É importante saber que o tigre vai além de ser um simples animal para povos nativos das regiões que eles habitam e habitaram. Povos como Udege e Nanai o chamavam de Amba, que significa: grande soberano ou grande rei.

O Status e Mais Sobre Extinção do Tigre Siberiano

Antes do século 20, era possível encontrar os tigres siberianos na China, Sibéria, Coreia e Mongólia. Porém, tudo mudou quando seus habitats começaram a ser destruídos e começaram a ser caçados. Na Coreia do Sul, em 1920 foram extintos, depois de muito tempo sendo caçados durante a construção de ferrovias.

Filhote de Tigre Siberiano
Filhote de Tigre Siberiano

Em 1991, após a União Soviética passar por sua longa crise e deixar de existir, as fronteiras ficaram muitos frágeis. O resultado foi uma grande quantidade de caçadores de países vizinhos atravessarem e caçarem os tigres siberianos. Em 1994, eles estavam em alto risco de extinção. Quando em 2003 houve um grande número de medidas tomadas que fizeram a sua população se recuperar.

Entretanto, a WCS, Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem fez estudos e pesquisas e disse que eles podem desaparecer. Cada vez mais a população vai caindo em todos os habitats que os tigres siberianos estão. São vários os motivos dessa queda, porém existem dois principais.

O primeiro é a destruição do habitat. Especialmente na Sibéria, que possui enormes áreas de florestas, a indústria madeireira se aproveita cada vez mais, destruindo tudo que vê pela frente. O segundo motivo é o comércio de órgãos na medicina chinesa. Medidas são propostas sempre, mas a falta de fiscalização faz com que seja difícil controlar tudo que está acontecendo.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o famoso tigre siberiano. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudar. Você pode ler mais sobre tigres e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Reprodução da Irara: Filhotes e Período de Gestação

Irará (lat.Eira barbara) – é um animal que parece estar quase sempre em busca de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *