Home / Animais / Diferenças Entre o Galgo Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet e Affenpinscher

Diferenças Entre o Galgo Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet e Affenpinscher

Os cães Galgo Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet e Affenpinscher são, verdadeiramente, animais únicos! Diretamente da família Canidae eles surgem como os tipos clássicos de animais de estimação; um grupo de cães com uma história de cruzamentos, experiências, erros e acertos que justifica bem esses seus caracteres exóticos.

Dos monumentais Cães Fila-brasileiro, do alto dos seus assustadores 75 cm de altura, passando pelos risíveis 20 cm de um Shih tzu, até à fúria de um destemido cão Pitbull, ou dos alegres e nada ameaçadores cães Labradores, há tipos e temperamentos para todos os gostos nessa família.

Assim como também aspectos físicos e habilidades para escolher à vontade entre as raças que serão os alvos desse artigo.

Portanto, objetivo aqui é tratar das diferenças entre essas cinco raças específicas: o Galgo Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet e Affenpinscher. Animais com características únicas, e que costumam cativar pela inteligência, docilidade e energia.

O Galgo Afegão

Foi se o tempo em que o Galgo Afegão (por volta de 900 a.C.) atravessava as planícies, montanhas e campos abertos do Afeganistão protegendo rebanhos como um típico cão pastor e de caça.

Hoje essa raça é praticamente um sinônimo de beleza e originalidade, graça e elegância, a disputar os já disputadíssimos concursos de beleza em toda a Europa.

O tempo passou e o Afghan Hound, a partir do final do séc.XIX, começou a ser importado do oriente pela Inglaterra, até que no início dos anos 30 finalmente fossem registrados nos mais renomados clubes de cinofilia do mundo, como uma raça nobre e pura, além de discreta, reservada, alegre, brincalhona e cheia de personalidade.

Os aspectos físicos do Galgo Afegão, que possuem diferenças marcantes entre os do Borzoi, Saluki, Whippet e do Affenpinscher, são atrações à parte! Eles possuem madeixas que exigem pelo menos 3 escovações semanais, além de cuidados que só mesmo os cães nobres exigem.

Quanto à sua saúde, eles apenas requerem atenção a problemas das articulações dos cotovelos, Displasia Coxofemoral, além de serem bastante propensos à alergias a produtos químicos.

O Cão Borzoi E as Diferenças Entre Eles E O Galgo Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet E Affenpinscher

O Borzoi é outra singularidade da família Canidae, melhor definido como um Galgo Russo, bastante semelhante fisicamente ao Afegão, com a diferença de que apresenta uma pelagem mais discreta, além de, supostamente, ter sido introduzido na Rússia ainda no período medieval, para logo após tornar-se um cão típico do Leste Europeu.

O Borzoi é um cão dócil, tranquilo e cheio de energia, porém costuma ser mais reservado com estranhos do que o Afegão.

Quanto à aparência eles concordam bastante, pois são cães elegantes, estrelas de concursos caninos; um tipo físico dos mais exóticos dentre todos os cães dessa comunidade dos canídeos.

O Borzoi é menos propenso a doenças do que o Afegão, mais ainda assim pode ser afetado por transtornos na sua estrutura óssea (ligados ao seu metabolismo), deformações no estômago e alergias a produtos químicos.

Porém eles concordam nos quesitos simpatia, docilidade, energia e facilidade de convívio com familiares, especialmente com crianças.

O Saluki

Dentro dessa pequena comunidade formada pelos cães Galgo Afegão, Borzoi, Whippet e o Affenpinscher, o Saluki talvez seja o que possui a história mais singular, pois consta que eles seriam (ou foram) animais sagrados, espécies de “Enviados”, com estreitas ligações com divindades cultuadas pelos persas no Oriente Médio há pelo menos 3.000 anos.

Mas, características espirituais à parte, o que se sabe é que eles tornaram-se uma raça de cães nobres logo após terem sido importados pela Inglaterra nos idos de 1850; e de um típico caçador de lebres, cervídeos e roedores, tornaram-se também excelentes cães de companhia, dóceis, inteligentes, tranquilos e, curiosamente, apreciadores de alguns hábitos típicos dos felinos, inclusive com relação ao asseio.

O Saluki é um animal longilíneo, com pelo curto, rente e fácil de escovar; crânio semelhante ao dos Afegãos e Borzoi, extremamente carente por socialização, e que por isso é capaz de apresentar transtornos psicossomáticos, bastante relacionados com isolamento e maus tratos.

As Diferenças Entre O Borzoi, Galgo Afegão, Affenpinscher, Saluki E O Whippet

Ainda mais longilíneo, esbelto e elegante que os Salukis, o Whippet pode ser qualificado como um animal valente, ágil (capaz de correr a até impressionantes 60km/h), inteligente, dócil, tranquilo, companheiro e fiel.

As origens dessa raça estão, supostamente, na Inglaterra do séc. XIX, quando eles eram utilizados por trabalhadores das minas de carvão e de outros minerais. Mas não demorou para que logo adquirissem fama por serem cães extremamente rápidos e excelentes caçadores natos.

Quanto ao comportamento dos Whippets, podemos dizer que ele difere um pouco do comportamento do Galgo Afegão, do Borzoi, Saluki e até mesmo dos Affenpinscher, já que, talvez como uma reminiscência ancestral, eles demonstram um potencial bastante agressivo com animais menores, como pássaros, roedores, gatos, entre outros animais de estimação considerados exóticos.

E é por isso mesmo que ele talvez seja o que melhor traga em si as três características mais apreciadas em cães nobres: a elegância, as características de um cão de companhia e ao mesmo tempo de guarda.

Eles também exigem poucos cuidados, não são assim tão suscetíveis a doenças, só exigindo mesmo sessões diárias de exercícios ao ar livre, sem os quais certamente desenvolverão problemas físicos e até mesmo mentais.

Affenpinscher

Por fim, o Affenpinscher, uma raça diferente de tudo o que vimos até aqui. Uma verdadeira “bola de pelos”, que dificilmente ultrapassa os 30 cm de altura, e cujo nome significa “`Pinscher macaco”, em uma clara alusão à sua incomum característica física e ao seu comportamento irreverente, bem humorado e brincalhão.

Os Affenpinscher são cães europeus que, supostamente, já nos idos do séc. XVII, davam o ar de suas graças como excelentes caçadores de pequenos roedores, hábeis em correr atrás do que quer que se movesse, e que por isso mesmo foi alçado, em 1936, à categoria de uma “raça pura” pela American Kennel Club

Por mais incrível que possa parecer, os Affenpinschers, diferentemente do Galgo Afegão, do Whippet, do Borzoi e do Saluki são cães de guarda por natureza, capazes de aterrorizar, não tanto pelo tamanho, mais pela barulheira que fazem ao menor sinal de que algo não está bem.

Mas, apesar disso, são cães amorosos, dóceis e fáceis de lidar (pelos familiares, é claro!), além de inteligentes e bastante espertos.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *