Home / Animais / Qual é a Função da Barata? Pra que Elas Servem?

Qual é a Função da Barata? Pra que Elas Servem?

Existem baratas encontradas em todo o mundo, com mais de 4.500 espécies. Com tantos tipos, há variação em termos de tamanho, cor e habilidades (por exemplo: algumas baratas voam, enquanto outras não). No entanto, a anatomia da barata é basicamente a mesma para todos eles.

A identificação adequada de baratas é importante, pois ajuda a determinar quais métodos de controle devem ser usados. Você pode pensar que sabe como é uma barata , mas outros insetos podem ser confundidos com eles. Certas espécies de besouros terrestres, grilos, percevejos e besouros-de-cauda-comprida às vezes são confundidas com baratas.

As baratas imaturas têm a mesma aparência dos adultos, mas são menores e às vezes têm cores diferentes. Para entender a anatomia básica de uma barata, é mais fácil olhar para o adulto. Seu corpo é dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdômen.

Anatomia das Baratas

As baratas têm um longo par de antenas que os ajudam a captar cheiros e vibrações. As antenas estão conectadas à cabeça, que também inclui o cérebro, peças bucais fortes para raspar e mastigar alimentos e olhos compostos. Eles têm pouca visão e não gostam da luz, razão pela qual a maioria das espécies é noturna.

Depois da cabeça vem o tórax. Inclui três pares de pernas – as baratas têm seis pernas no total – e dois pares de asas. Além disso, há uma placa atrás da cabeça chamada pronoto. É importante porque é aí que muitas espécies têm marcas diferenciadas. A maioria das baratas adultas tem asas, mas apenas algumas espécies voam. No entanto, as baratas podem engatinhar a velocidades de até 5 quilômetros por hora. Eles também são capazes de atravessar paredes e tetos devido ao fato de suas pernas terem saliências curtas e pontiagudas que grudam nas superfícies.

Orgãos da Barata
Orgãos da Barata

O abdômen é a peça final e contém órgãos reprodutivos. Na parte de trás do abdômen existem duas pequenas saliências chamadas cerci. Eles funcionam como antenas traseiras e são conectados às pernas da barata pelos gânglios do nervo abdominal. Isso permite que as pernas comecem a se mover quando as vibrações são detectadas, geralmente antes que o cérebro processe uma ameaça. É também por isso que pode ser difícil espiar uma barata.

Qual é a Função da Barata? Pra que Elas Servem?

Ovo de barata é a única fonte de alimento das vespas parasitas, e eles dependem inteiramente de baratas para sobreviver. Se, por algum acidente, as baratas se extinguirem, as vespas parasitas não sobreviverão e elas certamente também se extinguirão, as baratas são uma fonte alimentar significativa de várias outras criaturas vivas; até os seres humanos são conhecidos por comer baratas em algumas culturas .

Vários pássaros atacam baratas. De fato, as baratas representam mais de 50% da dieta do pica-pau de barba vermelha. É uma espécie em extinção, e esse fato lança luz sobre a importância das baratas na cadeia alimentar.  Além disso, répteis como o lagarto do deserto e pequenos mamíferos insetívoros como ratos,  também atacam baratas. Embora, diferentemente das vespas parasitas, elas não confiem apenas nas baratas para sua sobrevivência, se as baratas forem eliminadas do planeta Terra, isso sem dúvida causará um abalo na população dessas espécies.

Embora não diretamente, as baratas fazem parte da cadeia alimentar de vários animais maiores, como gatos (selvagens e domésticos), coiotes, lobos, répteis, águias e outros pássaros.  Esses animais e pássaros atacam ratos e camundongos, e se sua população for afetada por causa da falta de baratas, isso afetará indiretamente a população desses animais e, eventualmente, toda a vida selvagem será afetada. Ratos extintos da terra não são incômodos para a maioria das pessoas, mas um mundo sem gatos e pássaros não será um local agradável.

Reciclagem de Nutrientes

Além de ser uma fonte de alimento para outros seres vivos, as baratas têm um papel mais importante para servir no ecossistema. As baratas da floresta são especialistas em consumir lixo de folhas e outros materiais vegetais. Os micróbios em suas barrigas os ajudam a quebrar o material vegetal degradante, indigesto para outras criaturas.  Depois que as baratas quebram o material orgânico, elas o dispersam pela floresta, que é então consumida pelos micróbios de lá. Algumas das espécies de baratas também ajudam na polinização em regiões tropicais.

Você pode não ter ouvido falar sobre isso, mas nas florestas, as baratas são uma importante fonte de nitrogênio, essencial para o crescimento das árvores e essencial para o habitat. Baratas são responsáveis pela decomposição de matéria orgânica, lixo de folhas e madeira ao seu redor. Esse material retém muito nitrogênio atmosférico e, quando as baratas se alimentam, liberam o nitrogênio preso no solo (através de suas fezes). Plantas e árvores absorvem o nitrogênio e isso as ajuda a crescer.

O dia em que as baratas se tornarem extintas da Terra, sua ausência impactará amplamente a saúde da floresta e indiretamente perturbará os ciclos de vida de todas as espécies que vivem nela. A extinção das baratas prejudicará o ciclo do nitrogênio, a reciclagem de nutrientes e haverá montes de lixo, detritos e sujeira nas florestas e áreas ao redor.  Assim, podemos afirmar que, por mais desagradável que seja a presença deles, essas baratas desempenham um papel substancial na sobrevivência do ecossistema.

E se as Baratas Não Existissem

O fato de a barata ser um inseto considerado  repugnante para a maioria das pessoas,  não significa que podem simplesmente ser removidas, enquanto espécie de um ambiente e não causar danos reais a esse ambiente. O ambiente inclui todas as outras espécies que coexistem e todas evoluíram na presença uma da outra. Isso significa que outros animais evoluíram para lidar com o fato de que as baratas os atacam, outros evoluíram para comer baratas. Remova as baratas e a população da primeira espécie explodirá e a da segunda entrará em colapso. Isso afetará outras espécies nesse ambiente e assim por diante.

Lagartixa Comendo Barata
Lagartixa Comendo Barata

Baratas servem de alimento para lagartixas, lagartos e outras criaturas, tornando-os um elo importante em uma cadeia alimentar complicada. Mas de outro ponto de vista, acho que eles estão aqui na terra para nos mostrar o quão imundos nós humanos somos. Eles existem em nossas casas porque produzimos tanto lixo que os alimentamos diariamente. Nós também fornecemos abrigo e calor em nossos ambientes fechados (casas e apartamentos). As baratas existem graças aos hábitos humanos, então talvez elas estejam aqui na terra para nos servir, porque fazemos tudo o que beneficia sua existência.

Veja também

Lagartixa Doméstica Tropical: Características, Habitat e Fotos

A lagartixa doméstica tropical, que possui o nome científico Hemidactylus mabouia, é pertencente à classe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *