Home / Animais / Diferenças Entre Lince do Deserto, Jaguatirica e Gato Selvagem

Diferenças Entre Lince do Deserto, Jaguatirica e Gato Selvagem

A lince do deserto (nome científico Caracal caracal), a jaguatirica (nome científico Leopardus pardalis) e o gato selvagem (nome científico Felis silvestres) são espécies mamíferas e carnívoras pertencentes à família dos felídeos.

A lince do deserto também pode ser chamada de lince-persa ou caracal. Em ambiente selvagem alcança a expectativa de vida de 10 a 12 anos, no entanto, em cativeiro este número aumenta para 17 anos. A jaguatirica é uma espécie com certa proximidade ao gato-maracajá (nome científico Leopardus wiedii) e que possui cerca de 10 subespécies, dentre as quais algumas estão classificadas como em situação de vulnerabilidade ou de risco para extinção. O gato selvagem também pode ser chamado de gato-montês, gato-cabeçana ou gato-bravo, é semelhante aos gatos domésticos, porém mais robusto.

Embora com muitas semelhanças em comum, há importantes diferenças entre lince do deserto, jaguatirica e gato selvagem. Diferenças estas que incluem o porte físico, padrões de pelagem, localização e hábitat, além de comportamentos específicos.

Neste artigo, você conhecerá as diferenças entre essas espécies.

Boa leitura.

Características Gerais dos Felinos

A família dos felinos (classificação taxonômica Felidae) envolve animais mamíferos e digitígrados (ou seja, que andam sobre os dedos) correspondentes à ordem dos carnívoros. A maioria dos digitígrados tem ampla habilidade de caça e capacidade de mover-se de forma silenciosa, visto que não utilizam a sola dos pés (tal como as espécies plantígradas), e sim suas falanges proximais e distais.

As primeiras espécies de felinos teriam surgido no período pré-histórico do Oligoceno a aproximadamente 25 milhões de anos atrás. O termo “oligoceno” é originário do grego e é formado pela fusão de duas palavras: “oligos” que significa pouco; e “xainos” que significa novo, fazendo alusão à pouca quantidade de felinos novos que surgiram neste período.

Atualmente, há 41 espécies de felinos, os quais estão subdivididos em duas famílias a subfamília Pantherinae (na qual está inclusa espécies como o leão, tigres, leopardos, onças-pintadas, dentre outros), e a subfamília Felinae (na qual podem ser encontradas espécies como os guepardos, gatos domésticos, suçuaranas, linces e jaguatiricas). Havia outra subfamília denominada Machairodontinae, a qual já está extinta desde a pré-história.

Existem espécies de felinos em todos os continentes do planeta, com exceção da Antártida e da região da Australásia. Características físicas em comum incluem corpos ágeis e pernas musculosas. A maioria dos felinos possuem uma cauda que chega a medir metade do comprimento do restante do corpo. Além de serem digitígrados, possuem almofadas nas patas e garras retráteis ou semi-retráteis.

Os felinos possuem visão binocular e grande capacidade para visão noturna. No entanto, seus olhos são até seis vezes mais sensíveis à luz do que os olhos humanos. O olfato também é bastante apurado e desenvolvido, embora não tanto quanto o olfato dos canídeos.

Diferenças Entre Lince do Deserto, Jaguatirica e Gato Selvagem: Peso e Altura

Dentre as três espécies, aquela que possui maior comprimento corporal é a jaguatirica, cuja extensão pode atingir de 72,6 a 100 centímetros. Em segundo lugar, está a lince do deserto cujo comprimento é de 76 centímetros. O gato selvagem, por sua vez, é bem menor e possui diferenciação de porte entre machos e fêmeas. Enquanto o macho possui entre 52 e 65 centímetros, pesando, em média, 5 quilos; a fêmea possui entre 48 e 57 centímetros e pesa, em média, 3,5 quilos.

O peso da jaguatirica adulta atinge uma média compreendida entre 7 a 15,5 quilos, ao passo que, para a lince do deserto, essa média equivale ao valor de 12 quilos.

Diferenças Entre Lince do Deserto, Jaguatirica e Gato Selvagem: Características Físicas

A lince do deserto possui pernas alongadas e uma aparência esbelta e alongada. A coloração de sua pelagem pode variar entre o acinzento, avermelhado, ou castanho amarelado. Embora raro, alguns indivíduos também podem ser negros. Mesmo sendo de outra espécie e outro gênero que o gato selvagem, a lince do deserto também pode ser chamada usualmente de gato selvagem.

A jaguatirica possui manchas que formam listras na porção lateral do corpo, a cauda geralmente é mediana. Essa espécie também pode ser chamada de gato selvagem, gerando confusão com o gato selvagem (tal como ocorre com a lince do deserto). Outro provável motivo de confusão é que o termo “jaguatirica” também pode ser atribuído à outra espécie, o Leopardus wiedii. Nesse caso, a outra espécie pode ser chamada pelo nome de gato maracajá.

O gato selvagem possui um pequeno porte, patas curtas e fortes, cabeça arredondada e focinho curto. Ao longo do corpo, a coloração da pelagem varia entre o castanho e o acinzentado, fator que facilita a camuflagem. A cauda é grossa com um aspecto que lembra um aglomerado de tufos. Nesta cauda, estão dispostos de 3 a 5 anéis pretos, largos e com um relativo espaçamento entre eles. A ponta da cauda geralmente é negra e arredondada. Ao longo do corpo, também há manchas em formato de listras nas patas e na lateral.

Diferenças Entre Lince do Deserto, Jaguatirica e Gato Selvagem: Hábitat e Localização Geográfica

A lince do deserto é encontrada ao longo da África e Sudoeste Asiático. Possui como hábitat as estepes (vegetação de planície com poucas árvores) e os desertos; no entanto, também podem ser encontradas em savanas ou florestas. Em países como o Irã e a Índia, esse animal costuma ser domesticado e treinado para a caça.

A jaguatirica é endêmica na faixa que se estende desde o sul dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. O seu hábitat é diversificado, e ela é capaz de ocupar até mesmo áreas que possuem cerca de 1.200 metros de altitude. Os hábitats nos quais elas são mais encontradas incluem matas ciliares, florestas tropicais úmidas, florestas semidecíduas e áreas alagadas. No Brasil, a jaguatirica pode ser encontrada em praticamente todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul.

O gato selvagem, muito semelhantemente à lince do deserto, também pode ser encontrado nas savanas, florestas e estepes, e é natural de continentes como a Europa, África e Ásia. O gato doméstico evoluiu a partir do gato selvagem e taxonomicamente é considerado uma subespécie deste.

*

Agora que você já conhece as principais diferenças entre lince do deserto, jaguatirica e gato selvagem, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Embrapa- Gado de Corte. Jaguatirica- Leopardus pardalis. Disponível em: < https://cloud.cnpgc.embrapa.br/faunaeflora/mamiferos/jaguatirica-leopardus-pardalis/>;

Big Cat Rescue. Caracal Facts. Disponível em: < https://bigcatrescue.org/caracal-facts/>;

IUCN Red List. Caracal. Disponível em: < https://www.iucnredlist.org/species/3847/102424310>;

Wikipédia. Felidae. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Felidae>;

Wikipédia. Gato bravo. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato-bravo>.

Veja também

Ficha Técnica Do Pinscher: Peso, Tamanho E Nome Cientifico

As raças de cachorro espalhadas por aí possuem características bem próprias, e bem interessantes. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *