Home / Animais / Tamanho do Tigre, Peso, Comprimento

Tamanho do Tigre, Peso, Comprimento

Certamente, o tigre é um dos animais mais imponentes da natureza, sendo protagonista de muitos mitos e lendas. Um felídeo, inclusive, de tamanho impressionante, e é justamente essa uma das  características que vamos abordar a seguir, além de outras peculiaridades a respeito deste fascinante animal.

Aspectos Gerais dos Tigres

De nome científico Panthera tigris, os tigres são, em essência, ótimos predadores. Na verdade, eles são o que chamamos de seres que estão no topo da cadeia alimentar. Também pudera: além de serem os predadores de muitos animais herbívoros (e alguns carnívoros também), os tigres não possuem inimigos naturais (com exceção do homem, é claro). Isso faz com que, assim como os leões, eles sejam os soberanos do habitat onde vivem.

Atualmente, os tigres são encontrados especificamente na Ásia, mas, com o tempo, esses animais foram se espelhando por outras regiões do planeta. Ainda assim, estão sob risco de extinção devido à destruição de seus lares e da caça predatória, o que reduziu bastante o número de espécimes, em especial, no continente asiático.

Os tigres possuem muitas subespécies, algumas delas, infelizmente, já extintas, como o tigre-de-bali, o tigre-de-java e o tigre-de-cáspio. Dentre as que ainda podem ser encontradas na natureza, estão o tigre-siberiano, o tigre-de-bengala e o tigre-de-sumatra.

Tamanho dos Tigres (Peso, Comprimento, Altura…)

Assim como acontece com outros animais que possuem subespécies variadas, os tigres diferem uns dos outros em muitos aspectos, principalmente, físicos.

Um bom exemplo disso é o tigre-siberiano (de nome científico Panthera tigris altaica), que á a maior subespécie de tigre que existe. Pra se ter uma ideia do tamanho do bicho, o seu peso varia entre 180 a 300 kg, e o seu comprimento pode chegar a 3,5 metros. Inclusive, os tigres-siberianos são os maiores felinos existentes na natureza.

Já, o tigre-de-bengala (cujo nome científico é Panthera tigris tigris) é um pouco menor, mas, ainda assim, possui um tamanho impressionante. São nada menos do que 230 kg de músculos e um pouco mais de 3 metros de comprimento.

Por fim, temos o tigre-de-sumatra, o “menor” deles, que chega a 140 kg de peso, e pode medir até 2,5 m de comprimento. Ainda assim, um baita felino!

Hábitos Gerais dos Tigres

Esses incríveis felinos, em geral, costumam ser solitários ao mesmo tempo em que também são territorialistas. Tanto é que podem disputar entre si o controle do lugar em que estão através de lutas “acaloradas”, digamos assim. São territórios que precisam ter caça abundante, e, no caso dos machos, fêmeas para que casais possam ser formados e procriarem.

Em termos de alimentação, os tigres são essencialmente carnívoros, e, pra isso, possuem poderosos e desenvolvidos dentes caninos (os maiores entre os felinos), o que faz com que os maiores tigres possam comer inacreditáveis 10 kg de carne de uma única vez!

Além da força, os tigres são estrategistas. Durante o momento da caça, por exemplo, chegam a imitar os sons de outros animais, com o intuito de atrair suas presas diretamente para uma armadilha. Por sinal, as presas favoritas dos tigres são veados, antílopes, javalis e até mesmo ursos. Porém, independente do tamanho de sua presa, o certo mesmo é que um tigre sempre se alimentará de pelo menos 10 kg de carne de uma única vez, deixando o restante da carcaça para trás, ou simplesmente cedendo o banquete para outros tigres do grupo.

Como se Dá a Reprodução dos Tigres?

Os primeiros 5 dias do ano é o período em que as fêmeas desses animais ficam férteis, com a reprodução da espécie precisando acontecer naquele momento. Interessante notar que os tigres têm por hábito acasalarem várias vezes ao dia para garantirem que a procriação ocorrerá.

Já, a gravidez dura aproximadamente três meses, com cada ninhada gerando até três filhotes por vez. A mãe é super-protetora, não deixando que os filhotes fiquem sozinhos até que eles possam se virar sem a ajuda dela. Já o pai, por sua vez, não desenvolve nenhuma espécie de cuidado com a sua cria.

Interessante notar ainda que os tigres podem acasalar com outros felinos, como no caso de leões, nascendo daí animais híbridos de ambas as espécies, e que, neste caso, é chamado de ligre.

Curiosidades a Respeito dos Tigres

Ao contrário dos gatos domésticos, os tigres têm olhos com pupilas arredondadas. Isso se deve ao fato desses animais caçarem durante o dia, enquanto que os gatos domésticos são felinos de vida noturna.

Outra peculiaridade bem interessante desses animais é que as listras dos tigres são como impressões digitais para eles, ou seja, são marcas únicas que identificam cada indivíduo.

Os tigres também podem ser “cavalheiros”: quando há muitos desses animais para comerem uma única presa, os machos deixam as fêmeas e os filhotes se alimentarem primeiro, para depois irem comer a parte deles. Inclusive, esse hábito é o oposto do que os leões fazem normalmente. Raramente tigres brigam por uma presa; simplesmente esperam a “sua vez”.

Em geral, os tigres não veem os seres humanos como suas presas, ao contrário do que muita gente possa imaginar. O que acontece, de fato, é que a maioria dos ataques ocorre devido à falta das presas usuais desses animais. Tipo: se há escassez de comida, um tigre tentará se alimentar com o que aparecer no caminho (e isso inclui pessoas também).

Tigre Atacando um Urso-Beiçudo
Tigre Atacando um Urso-Beiçudo

Por sinal, em condições normais todo e qualquer tigre prefere caçar grandes presas através de emboscadas muito bem elaboradas. Caso você olhe para esse animal, e ele perceber que você o viu, é muito provável que ele não o ataque, já que o “elemento surpresa” terá sido perdido.

Os tigres também são ótimos saltadores, podendo pular a distâncias de mais de 6 metros. Isso se deve ao fato da musculatura desse animal ser bastante poderosa, fazendo, inclusive, com que um tigre possa continuar de pé, mesmo depois de morto.

Por fim, podemos dizer que, ao contrário de outros grandes felinos, os felinos são exímios nadadores. Quando são filhotes, gostam de brincar na água, e sem contar que adoram tomar banho também. Quando são adultos, eles podem nadar vários quilômetros em busca de comida, ou simplesmente com o intuito de atravessar algum rio.

Veja também

Hipopótamo É Carnívoro ou Herbívoro?

Conhecer os animais que compartilham o planeta com a gente é algo extremamente importante, principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *