Home / Animais / Quais São os Animais que Possuem Conchas?

Quais São os Animais que Possuem Conchas?

Para sobreviver à corrida evolutiva da sobrevivência, muitos animais desenvolveram exteriores endurecidos para se proteger de predadores. As conchas são estruturas pesadas, que poucos vertebrados além de tartarugas e alguns mamíferos blindados carregam; em vez disso, a maioria das criaturas sem casca são invertebrados. Alguns desses animais têm requisitos de cuidados relativamente simples e são bons animais de estimação, enquanto outros são deixados em seus habitats naturais.

Tartarugas

Tartaruga
Tartaruga

Talvez nenhum outro animal seja tão famoso por suas conchas quanto as tartarugas. Apesar das várias formas que suas conchas podem assumir, todas as tartarugas vivas possuem conchas, que influenciam significativamente seus estilos de vida, dietas e histórias de vida. Várias espécies diferentes de tartarugas são bons animais de estimação, embora muitas exijam gaiolas grandes. As tartarugas terrestres costumam ser muito mais simples de cuidar em cativeiro, pois precisam apenas de tigelas de água rasa, em vez de aquários cheios de água.

Tatus

Tatus
Tatus

A maioria das espécies de mamíferos depende fortemente da velocidade e agilidade para evitar predadores, os tatus são os únicos mamíferos que desenvolveram uma concha protetora. Embora os tatus possam ser mantidos como animais de estimação, seus requisitos de cuidados – particularmente a necessidade de acomodações espaçosas ao ar livre – os tornam animais de estimação inadequados para a maioria das pessoas. Além disso, como os tatus são o único animal, além do Homo sapiens, conhecido por transportar a bactéria que causa a hanseníase, eles representam um potencial risco à saúde.

Crustáceos

Crustáceos
Crustáceos

Embora a maioria dos crustáceos possuam exteriores duros, isso geralmente assume a forma de um exoesqueleto rico em cálcio – e não uma casca verdadeira. Mesmo assim, os ermitões apreciam a proteção adicional de uma verdadeira concha e fazem de tudo para adquiri-las. Os caranguejos eremitas não fazem suas próprias conchas; em vez disso, eles vasculham as conchas de moluscos mortos e enfiam suas partes mais vulneráveis ​​no fundo. Os caranguejos eremitas são animais de estimação adequados, com os devidos cuidados, o que inclui um habitat amplo e úmido, com muitas oportunidades para se esconder e escalar. Além disso, os ermitões devem ser mantidos em grupos, pois formam imensas colônias na natureza.

Moluscos

Moluscos
Moluscos

Os bivalves são moluscos que produzem duas conchas simétricas, que se unem para proteger o delicado animal que vive no interior. Embora não sejam muito ativos, com os devidos cuidados, você pode manter alguns desses moluscos sem casca como animais de estimação. Os bivalves são alimentadores de filtro, que ingerem partículas de alimentos que são retiradas da coluna de água; portanto, em alguns casos, podem ajudar a reduzir a quantidade de material particulado que flutua no seu aquário. Algumas espécies possuem algas simbióticas que possuem requisitos importantes de iluminação para manutenção adequada.

Nautilus

Nautilus
Nautilus

Também membros do clade de moluscos, algumas espécies de nautilus (Nautilus spp.), podem prosperar em um aquário adequado. Embora os nautilus tenham várias qualidades intrigantes, como suas belas conchas, numerosos tentáculos e formas incomuns de locomoção, eles habitam águas relativamente frias. Para manter os nautilus, você deve replicar essas temperaturas de água fria no aquário, o que exigirá o uso de um grande resfriador de água comercial.

Caracol

Caracol
Caracol

Várias espécies de caracóis aquáticos são excelentes adições aos aquários, embora algumas sejam tão prolíficas que possam sobrecarregar seu tanque. Certos caracóis ajudam a reduzir o crescimento de algas no tanque e são úteis para a eliminação. Os caracóis terrestres costumam ser fáceis de manter e geralmente têm requisitos de cuidados simples. Mas algumas das espécies gigantes – por exemplo, caracóis terrestres africanos gigantes (Achatina spp.) – tornaram-se pragas invasoras e são proibidas em alguns países.

Quais São os Animais que Possuem Conchas?

As conchas são as partes mais duras dos moluscos que dão firmeza a esses animais. As conchas na praia são quase sempre bivalves, caracóis ou chocos. As conchas vazias que são encontradas nas praias costumam ter centenas de anos, talvez até milhares! Você pode até encontrar fósseis que datam de mais de milhões de anos atrás. Ao encontrar na praia uma concha onde ainda há restos de carne grudados nas laterais, ou no caso de bivalves, quando os dois lados ainda estão presos, neste caso a concha terá sido de um animal jovem. Chocos têm uma casca muito frágil. Eles nunca sobrevivem por muito tempo.

Pervincas ou búzios, conchas de colar, lapas e lesmas do mar desempenham um papel nas marés e no Mar do Norte , com ou sem casa. Seus nomes engraçados costumam ser o que eles têm em comum, mas para o resto do mundo, os caracóis do mar são uma experiência heterogênea de cores e formas.  Os bivalves são moluscos protegidos por duas metades de conchas. Cada metade é mais ou menos equivalente em tamanho. As espécies bivalves conhecidas incluem o mexilhão , o berbigão e a ostra .

A maioria das casas de caracóis espiralam no sentido horário. No entanto, algumas espécies têm casas em espiral no sentido anti-horário e os coletores de conchas são loucos por essas descobertas. Você pode ver em que direção a casa gira em espiral, verificando se a abertura está ou não à direita do centro, mantendo a casa com a abertura para baixo e de frente para você.Um fenômeno estranho é o “crescimento gigante”, que pode acontecer se um caracol é castrado por um parasita. Como ele não pode mais amadurecer, o hormônio destinado a interromper o crescimento da concha não é produzido, permitindo que a casa do caracol se torne maior que o normal.

Curiosidades Sobre o Choco

O esqueleto do choco é muito incomum. Ele tem apenas uma espinha dorsal e, quando o animal morre, essa é a única evidência restante. Se você caminhar pela praia, encontrará frequentemente esses ossos de choco lavados em terra. A maioria das pessoas conhece o cuttlebone (casca calcificada) vendido em lojas de animais para pássaros. Os pássaros os amam. O choco é macio e os pássaros os bica facilmente pelo cálcio. Eles produzem ovos mais resistentes com o cálcio extra.

Os chocos são moluscos altamente desenvolvidos. A visão deles é excelente. Eles são muito rápidos na caça de crustáceos, mariscos, peixes e outros chocos. Os chocos são comidos por várias espécies de peixes predadores, golfinhos e pessoas. Eles têm maneiras próprias de defesa, como nadar para trás a uma velocidade incrível usando seu ‘motor a jato’. Eles sugam água para a cavidade do corpo através dos lados.

Foto de um Choco
Foto de um Choco

Quando necessário, eles espremem o corpo, atirando água de um tubo pela parte de baixo do corpo. Ao empurrar esse jato de água duro, o animal atira para trás. Em segundo lugar, o choco pode emitir uma nuvem de tinta. A tinta bloqueia a visão do atacante e destrói seu olfato. Em terceiro lugar, os animais usam camuflagem: eles podem mudar de cor muito rapidamente e assumir a cor do ambiente. As lulas são frequentemente chamadas de “os camaleões do mar”. Talvez seja melhor chamar o camaleão de “lula da terra”.

Veja também

Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

O pato é um animal curioso e cheio de particularidades. Ele está presente na família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *