Home / Animais / Diferenças Entre Cocker Spaniel, Golden Retriever e Springer

Diferenças Entre Cocker Spaniel, Golden Retriever e Springer

Os cachorros são provavelmente os animais domésticos mais amados em todo o mundo, principalmente por conta de todo o seu carisma, lealdade e cumplicidade, características que sempre são atribuídas a esses animais.

Apesar de serem muito fofos, eles podem acabar gerando grande confusão na mente dos futuros donos de cachorro, já que às vezes as raças podem ser parecidas e aí fica bem difícil de diferenciar uma da outra, principalmente quando os cães possuem a mesma origem.

Por esse motivo, é importante estudar um pouco mais aprofundadamente a raça que você está pensando em adotar, já que dessa forma fica mais fácil cuidar do seu cachorro e assim você consegue entender também quais são as necessidades dele.

Logo, vamos ver agora algumas informações específicas sobre o cocker spaniel, o golden retriever e o springer, assim poderemos comparar também o que esses animais possuem de diferente.

Cocker Spaniel

O cocker spaniel é uma raça de cachorro que pode chegar a pesar até 15kg e possui porte considerado médio. Esse é um animal extremamente enérgico que ama brincar, e por isso ele é excelente para casas com muito espaço disponível, por exemplo.

A expectativa de vida dessa raça é de 12 a 14 anos, uma idade considerada na média de outras raças de cachorro.

A coloração do seu pelo costuma ser castanho claro puxado para o caramelo, sendo que as orelhas com o pelo mais encaracolado são uma característica muito marcante dessa espécie de cachorro.

Além de tudo, podemos dizer que o seu focinho é alongado e que esse cachorro deve ser levado ao petshop com frequência, já que seu pelo pode embaraçara facilmente.

Portanto, se trata de uma raça perfeita para quem tem bastante tempo para dedicar ao seu pet e também dinheiro para manter as visitas regulares ao petshop.

Golden Retriever

Essa é uma raça muito conhecida pelos adoradores de cachorros grandes, já que esse cachorro é considerado de grande porte (tendo em média 60cm de comprimento) e pode chegar a pesar até mesmo 36kg em sua fase adulta.

O seu pelo é de tom dourado também puxado para o caramelo, porém suas orelhas são mais curtas do que o cachorro anterior e seu pelo não é encaracolado em nenhuma parte, no máximo ondulado. Porém, mesmo assim podemos dizer que essa é uma raça que exige cuidados para que o pelo não embarace.

Além de tudo isso, esse é um cachorro extremamente leal e o golden é conhecido por ser muito amado justamente por ser extremamente ligado à família e companheiro, ele é o tipo de cachorro que fica esperando na porta até que o seu dono chegue em casa.

Porém, devemos dizer que esse animal precisa ser treinado desde pequeno, isso porque ele pode acabar desenvolvendo um ciúmes muito grande de seus criadores, e em sua fase adulta pode acabar impedindo com que outros animais se aproximem de seus donos, o que pode ser perigoso para o outro animal.

Portanto, essa é uma raça de porte grande que pode ser utilizada como cão de guarda, já que a tendência dela é sempre estar seguindo o seu dono da forma mais devota possível.

Springer

O springer é uma raça de cachorro de porte médio, isso porque ele pode medir até 56 centímetros e pesar cerca de 20 quilos durante a sua fase adulta.

A sua pelagem, diferente dos cachorros anteriores, é branca e marrom; isso porque ele costuma ter o corpo todo branco, mas seu pelo da orelha e em volta dos olhos costuma ter uma coloração marrom escura.

Esse é um cachorro extremamente sociável e inteligente, ele ama brincar e assimila com facilidade e rapidez o que está sendo dito. Essa é a raça perfeita para quem tem crianças em casa, já que ele é brincalhão e adora crianças, além de não ser nada agressivo.

Além de tudo isso, podemos dizer que essa raça pode ser boa para apartamentos, já que ele é um cão compacto e apesar de todo o seu peso ele pode se adaptar bem ao ambiente, desde que saia para passear com frequência.

Por fim, podemos dizer que ele costuma ser guloso, e por isso é essencial que o dono controle a comida, já que essa é uma raça com pré-disposição a ser obesa, o que dá muitos problemas de saúde.

Portanto, essa é a raça perfeita para quem gosta de cães de porte médio e brincalhões; além disso, é perfeito para quem tem crianças.

Diferenças Entre as 3 Raças

As 3 raças podem até se parecer, principalmente quando comparamos o cocker spaniel com o golden retriever, porém, a verdade é que elas possuem diferenças importantes. Vamos ver agora quais são elas.

  • Tamanho

Antes de mais nada, devemos dizer que o golden retriever e muito maior do que o cocker spanil e o springer, principalmente porque ele pode chegar a ter o dobro do peso. Por isso, esses cachorros se diferenciam muito com relação ao tamanho, o que é importante principalmente para quem tem apartamento.

  • Temperamento

Enquanto o cocker spaniel é extremamente brincalhão, o golden retriever possui uma personalidade mais protetora e com certeza preferiria ficar parado com o seu dono ao invés de brincar com um estranho, por exemplo. Além disso, o springer é brincalhão, mas também é extremamente recomendado para crianças por conta de seu tamanho.

  • Físico

O físico desses animais podem até se parecer, mas a verdade é que observando pequenos detalhes, vemos que eles são bem diferentes. Com relação ao cocker spaniel e o golden retriever, podemos dizer que eles possuem a mesma cor de pelo, mas o cocker é bem menor e suas orelhas são mais longas, além do pelo ser mais cacheado.

Além disso, o springer pode ser facilmente diferenciado dos outros dias, já que ele é menor do que as duas raças e também possui o pelo branco e marrom, o que o torna completamente diferente do cocker spaniel e do golden retriever.

Quer saber mais informações sobre outras raças de cachorro? Leia em nosso site: Origem do Cachorro da Raça Pug, História e de Onde Vem o Nome

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *