Home / Animais / Iguana-Cubana: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Iguana-Cubana: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

As iguanas-cubanas, cujo nome científico é Cyclura nubila nubila, são uma das nove espécies de iguana terrestre endêmicas das Índias Ocidentais, um grande grupo de ilhas localizadas no Mar do Caribe, na costa sudeste da Flórida. Todos os nove estão no gênero Cyclura e estão ameaçados globalmente por algum perigo iminente de extinção.

A iguana-cubana é uma das mais impressionantes do mundo. É também uma das maiores, com machos adultos às vezes atingindo comprimentos de 1 a 2 metros e pesos de quase 7 kg. Como o próprio nome indica, a iguana-cubana é encontrada na ilha de Cuba.

As iguanas cubanas têm uma cauda longa e reta; membros curtos e poderosos; garras afiadas; um grande retalho de pele chamado barbela paira na área da garganta e auxilia na regulação da temperatura. Suas cores variam de cinza escuro a marrom claro com algumas faixas visíveis.

Os olhos da iguana cubana têm uma íris dourada e a escalera é vermelha, dando a aparência de ressaca. Esses lagartos diurnos se aquecem e se alimentam apenas durante o dia. Localizado diretamente no topo de sua cabeça, há um órgão fotossensorial que se parece com uma escala de cor clara. Chamado de “olho” parietal ou glândula pineal, também é chamado de “terceiro olho”. O olho parietal não pode formar imagens, mas é sensível à luz e à escuridão e também pode detectar movimento. É usado principalmente para termorregulação.

Hábitos da Iguana-Cubana

Os ovos são incubados durante 3 a 4 meses, enquanto as fêmeas guardam seus ninhos por meses após os ovos eclodirem. Em cada temporada de posturas  as fêmeas põem de  2 a 17 ovos; as fêmeas escavam tocas com cerca de um metro de comprimento e depositam seus ovos no fim do túnel; Os ovos de Cyclura são relativamente grandes para os padrões de lagartos.

As iguanas-cubanas tornam-se sexualmente maduras entre 5 a 9 anos e sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.

As iguanas das rochas cubanas são principalmente herbívoras e precisam comer muito mais comida que um carnívoro para satisfazer suas necessidades nutricionais. A osmorregulação é um problema. Quando um Cyclura “espirra”, na verdade ele está se livrando do excesso de resíduos nitrogenados, como sais e uratos de urato, de suas narinas. Às vezes, você pode ver esse sal crocante se olhar com cuidado pelas narinas. Se Cyclura ou outros animais que vivem perto da água salgada não pudessem expelir esse sal, eles acabariam morrendo por um alto nível de salinidade.

As iguanas cubanas são onívoras; eles se alimentam de frutas, flores, folhas, insetos e caracóis. As iguanas jovens comem mais insetos e passam a 95% da vegetação à medida que envelhecem.

O calor é extremamente importante para esses lagartos diurnos. Eles gastam muito tempo se aquecendo e precisam de um local aquecido. Filhotes e adultos têm os mesmos requisitos de calor.

Estado de Conservação da Iguana-Cubana

De todas as iguanas rochosas, a iguana cubana é a mais comum, com uma população provavelmente superior a 40.000 lagartos na natureza. Essas iguanas rochosas estão praticamente por toda a ilha de Cuba em colônias disjuntas. Todos vivem ao longo de áreas costeiras com praias arenosas e rochosas. Centenas de pequenas ilhas e enseadas localizadas em torno de Cuba também abrigam populações de iguana-rock. Embora ainda sejam abundantes em muitas áreas, acredita-se que a população esteja diminuindo em toda a sua extensão.

Iguana Cubana

Na década de 1960, um pequeno grupo de iguanas cubanas foi libertado de um zoológico na Ilha Mayaguez, localizado na costa sudoeste de Porto Rico. Hoje essa população pode contar com mais de 700 lagartos. Hoje praticamente todas as iguanas cubanas da herpetocultura derivam dessa população selvagem na Ilha Mayaguez.

Criação em Cativeiro da Iguana-Cubana

A iguana-cubana está sendo mantida em coleções particulares em números crescentes e por boas razões. Sua aparência grande e impressionante os torna uma espécie muito desejável de possuir. Iguanas-cubanas também são muito mansos e são bons animais de estimação.

Esta espécie é melhor quando alojada em grandes compartimentos externos que permitem acesso à luz solar natural e a altas temperaturas. Um ambiente aquecido permite termorregulação durante as noites e os dias frios.

Para um filhote, uma única luz seria suficiente, mas os adultos precisam de várias lâmpadas de calor para alcançar o resultado desejado. Quando uma única luz é usada para aquecer um lagarto grande, muitas vezes o lagarto se aquece tanto que sofre queimaduras graves semelhantes a um círculo na área em que a luz está concentrada. Uma luz é pequena demais para aquecer adequadamente o lagarto inteiro, e o olho parietal discutido anteriormente não está comprometido.

O lagarto sente o calor, mas não percebe que está sendo queimado. É também por isso que você pode ver lagartos em cativeiro com pernas e estômagos cicatrizados quando rochas quentes são usadas como fonte primária de calor. As iguanas de rocha cubana devem poder esfriar à vontade.

Como Alimentar Iguanas em Cativeiro

Na natureza, grande parte da dieta de um cubano é composta por grandes quantidades de vegetação que contêm pouco valor nutricional. Dado que eles vivem apenas na costa e em enseadas periféricas, até as folhas dos manguezais são consumidas. Em cativeiro, alimente sua iguana com uma grande variedade de vegetais verdes e amarelos, como couve, dente de leão, abóbora, alface, feijão verde etc. Alimente couve e espinafre apenas uma vez por semana, no máximo, porque esses vegetais ligam cálcio e se alimentados como uma dieta estável, eles podem esgotar as reservas de cálcio no corpo da iguana.

Embora as iguanas cubanas comam avidamente pequenos roedores e insetos, eles devem ser alimentados apenas uma vez por mês, pois uma dieta rica em proteínas pode danificar os rins e causar insuficiência renal em casos extremos.  Alimento meu Cyclura com tudo o que eles podem comer cerca de três a quatro vezes por semana.

Alimentação de Iguana em Cativeiro

Forneça um suplemento de cálcio uma vez por semana. As fêmeas grávidas recebem suplementação duas vezes por semana ou conforme necessário. Por exemplo, depois que uma fêmea põe ovos, dê-lhe mais cálcio do que o normal por várias semanas após a deposição dos óvulos. Quanto tempo para oferecer aumento de cálcio é baseado na aparência do lagarto após a postura dos ovos. Se uma fêmea se recuperar rapidamente, retome o regime normal de suplementação.

Dado que as iguanas selvagens de rocha cubana vivem em áreas xéricas, a água não é um grande problema. Mantenha uma tigela de água no recinto o tempo todo, mas a maioria dos Cyclura obtém sua água da comida que eles comem.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *