Home / Animais / Dogo Argentino – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raca

Dogo Argentino – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raca

O Dogo Argentino é um excelente guardião e leal à família. Ele é um cão brincalhão e inteligente que adora beijar e abraçar. Este cão também é poderoso e precisa de uma mão firme e consistente (mas amorosa). Dogos adultos podem ser agressivos com outros cães, embora geralmente não provoquem confronto.

Esta raça não é para todos. Dependendo do indivíduo, alguns são mais dominantes que outros. Os criadores devem trabalhar com possíveis proprietários para combinar cada Dogo Argentino com a família certa.

Dogo Argentino – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raca

Características – Dogo Argentino, este é um dos poucos cães que têm a honra de ter sua estátua erguida na praça da cidade. O nome desta raça majestosa pode lhe dar uma visão de sua linhagem, sem prêmios por adivinhar de onde é que esse belo rapaz se origina. Este é o único cão originário da Argentina. Este cão grande e poderoso tem alto nível de energia. Dogo Argentino é mais adequado para proprietários experientes. Dogo precisará de um líder capaz de lidar com ele com disciplina. Este cão muscular costuma ser o Rocky (também conhecido como Sylvester Stallone) do reino dos cães.

Socialização – Se você quer um cão que será seu companheiro em casa, essa não é a sua raça. Eles não gostam de se sentar ideais e vão adorar trabalhar. O Dogo precisará de socialização precoce para garantir que ele ou ela se torne um cão completo; eles têm uma distinção dúbia e até são proibidos em países como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Islândia.

Cuidados – Se você tem o coração voltado para a raça, lembre-se de que você terá que começar a treiná-lo assim que chegar em casa, pois esse filhote crescerá rapidamente e poderá se tornar um pouco demais para lidar. Seu pelo curto não requer muita preparação e esse cão musculoso não é incomodado pelos problemas típicos de saúde de raças grandes.

Dogo Argentino Características

Origem – O Dogo Argentino provavelmente tem a maior árvore genealógica em todo o reino dos cães. Foi produzido a partir do extinto cão de combate de Córdoba, o Bulldog, Bull Terrier, Boxer, Ponteiro, Mastim de Dogue Alemão, Grande Pirineus, Dogue de Bordeaux, Cão de Caça Irlandês e Mastim Espanhol.

Pelagem – A primeira coisa que alguém nota no Dogo Argentino é seu impressionante casaco branco; isso não é comumente visto na família Mastiff. Esta é uma das poucas raças que vêm em apenas uma cor, ou seja, branco. É isso que os torna únicos no mundo. Essa cor padrão foi dada a eles para garantir que os caçadores pudessem vê-los facilmente no terreno complicado da Argentina.

Dentes – Outra coisa que faz Dogo diferente dos outros caninos é sua arcada dentária, eles têm uma arcada dentária única. Seus dentes da frente estão em uma linha perfeita que forma uma arcada dentária de formato quadrado, ajudando a criar mais área de superfície por mordida, dando a esse cão uma aderência mais forte para segurar as coisas.

Você precisará seguir o regime regular de higiene do seu animal de estimação que está escovando os dentes do seu Dogo. Isso deve ser feito pelo menos semanalmente, pois isso ajudará a remover todo o acúmulo de tártaro e garantir um hálito fresco. vezes. Isso também evitará várias doenças gengivais em seu animal de estimação.

Escovação – A preparação não é muito uma tarefa no que diz respeito ao seu Dogo Argentino; o casaco curto não exige muito esforço no que diz respeito à manutenção; é necessário escová-lo semanalmente com a ajuda de um pincel ou uma luva de cão e dar um banho quando sujo. O pelo curto se espalha, por isso é aconselhável garantir uma escovação regular, a fim de se livrar de todos os pelos perdidos do corpo do animal.

Unhas – Você deve verificar as unhas regularmente e, se forem cultivadas, elas devem ser cortadas regularmente, caso contrário, pode ser muito doloroso para o seu animal de estimação. Você deve sempre iniciar esse regime de higiene em seu animal de estimação desde tenra idade, pois isso garantirá que ele não seja temperamental com alguém tocando seus pés, boca ou orelha posteriormente.

Genética – Seu Dogo pode desenvolver displasia da anca, um problema que está associado a muitas raças grandes, na maioria das vezes é um defeito hereditário da cavidade da anca. Esta é uma doença complicada e, às vezes, pode causar muito pouca ou nenhuma dor, e há momentos em que isso também pode causar claudicação em animais de estimação. Pode ser facilmente tratado com a ajuda de medicamentos ou cirurgia.

Surdez – O Dogo Argentino também pode ser propenso a surdez hereditária, uma condição comum em cães, todos brancos. É muito importante saber que a pelagem e a cor dos olhos são decididas por células produtoras de pigmentos chamadas melanócitos, se estas estiverem ausentes nos genes. As células auditivas se originam das mesmas células-tronco que as células produtoras de pigmento. Portanto, se um animal não tem pigmento no corpo, geralmente leva à surdez.

Junto com isso, eles também são às vezes propensos ao hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireoide produz menos hormônios. Os sintomas mais comuns da doença são obesidade, letargia, pálpebras caídas e nas cadelas ciclos irregulares de calor. Isso pode ser facilmente tratado com medicamentos.

Guardião – O Dogo Argentino é uma raça muito versátil; de fato, muitos podem ver essa raça como tendo uma dupla personalidade. O Dogo pode ser um guardião da família e protegerá a família com todas as suas forças e, se quiser, pode ser um caçador sem medo que pode levar um javali.

O Dogo é muito próximo da família humana e fará de tudo para protegê-lo. É necessário socializar seu animal de estimação em tenra idade para garantir que seja mais acolhedor conhecer estranhos. É preciso lembrar que o Dogo foi criado para jogos de caça e ainda tem uma forte unidade de presas. Portanto, se você estiver indo para uma casa em Dogo, não se surpreenda se ele estiver perseguindo os animais menores pela casa. Se os animais menores não forem criados com o Dogo, eles não serão amigáveis ​​com eles.

Exercícios Físicos – Se você tem um Dogo ou planeja comprá-lo, lembre-se sempre de que é importante dar a esta raça um exercício adequado, pois eles precisam de estímulo para sua mente. Se isso não for canalizado da maneira correta, poderá gerar vários problemas mais tarde na vida. Esta raça tem uma casca ressonante, o que o ajuda a proteger efetivamente as grandes propriedades.

Dogo Argentino Filhote

Estes cães foram criados para ajudar nos jogos de caça e têm um alto nível de atividade e sempre precisam fazer um trabalho na maioria das vezes. Eles prosperam quando exercitados o suficiente e ficam entediados se forem feitos para ficar em casa. Na maioria dos casos, isso pode dar origem a comportamentos destrutivos. Se você não pode dar ao seu cão coleira, você sempre pode levá-lo para casa para uma corrida ou corrida na coleira.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *