Home / Animais / Marmota Gíria: O Que Significa? Por Que Este Animal?

Marmota Gíria: O Que Significa? Por Que Este Animal?

Muitas expressões populares e gírias são usada, e nem nos damos conta de sua origem. Uma dessas expressões é o termo “marmota”, que a despeito de designar um mamífero roedor, também é uma palavra usada para descrever algo como feio, ou simplesmente estranho. Mas, como isso começou e por que especificamente esse bicho? É o que descobriremos a seguir.

O Termo “Marmota” Em Si

Aqui no Brasil, o termo “marmota” é bastante usado para designar aquelas pessoas consideradas esquisitas, deselegantes, desengonçadas ou simplesmente desarrumadas. Contudo, a palavra, ou mesmo a expressão “marmotagem”, podem significar algo desonesto, ou mesmo uma artimanha ou armadilha contra alguém. Por isso que quando alguém diz que determinada pessoa “está de marmota”, isso significa, muito provavelmente, que ela está de papo furado, com conversa fiada, ou até mesmo que está tentando aplicar um golpe ou fraude.

Só que antes dessa expressão ser usada como gíria para designar isso, o nome marmota faz referência a um mamífero roedor que vive na Europa, na Ásia e na América do Norte, e cujo hábito é viver em buracos subterrâneos, onde ela hiberna cerca de 9 meses por ano. É por isso também que existe a expressão popular “dormir como uma marmota”, que diz respeito a pessoas que dormem demais, e por longos períodos de tempo.

Marmota de Pé Com as Mãos Para o Alto
Marmota de Pé Com as Mãos Para o Alto

Devido ao fato de permanecerem boa parte do tempo escondidas, e por serem, em geral, animais furtivos e desconfiados, que o termo “marmota” acabou sendo utilizado para apontar pessoas que não inspiram confiança, ao mesmo tempo em que também podem representar algo esquisto em comparação ao gosto médio.

Em suma, em se tratando de gírias, o termo pode fazer menção a quem não liga para a aparência física, para designar um objeto fantástico que cause assombração, ou simplesmente o comportamento de alguém que queira enganar, usando de artimanhas e ardis.

A Marmota Usada Como Substantivo

Bem, vimos como o termo “marmota” pode ser usado para qualificar alguém ou alguma coisa, sendo, portanto, usado como adjetivo. Porém, fora isso, claro, o termo se refere a um mamífero roedor, e aí a palavra passa a ser um substantivo, gramaticalmente falando. Interessante notar que algumas qualificações feitas a partir da palavra “marmota” nada têm a ver com o animal em si, pois ele não é, necessariamente, um animal esquisito ou desengonçado.

Ao contrário: trata-se de um animal muito hábil, que pode cavar galerias de túneis de vários e vários metros, vivendo em comunidade dentro desses lugares, num sistema organizacional bastante interessante. A questão é que se trata de um mamífero tímido e furtivo, que não sai muito de sua toca, e por isso o termo marmota acabou sendo associado a pessoas desonestas, afeitas a artimanhas.

Em geral, esse bicho vive mais de uma década, tendo como principais predadores aves de rapina, que atacam quando as marmotas justamente saem de suas tocas. Não à toa que esses animais realmente precisam ser atentos, já que se trata de um caso de sobrevivência básica. Portanto, as marmotas precisam ser tão espertas quanto… marmotas! Afinal, a natureza tem lá os seus perigos, e ser, de certa forma, furtivo, é essencial.

Quando Esse Animal Virou Meme

É muito comum que certas cenas reais virem os chamamos “memes”, ou seja, imagens usados para designar inúmeras coisas na web, especialmente nas redes sociais, e que geralmente possuem uma conotação cômica. E foi em 2015 que a nossa querida marmota virou um desses memes. Tratava-se da imagem de um animal desses parado, e ao seu fundo, haviam montanhas. Era, na verdade, um pequeno vídeo, e nele, a marmota da imagem começa a gritar repetidamente.

Esse momento foi, na realidade, capturado no Canadá, mais precisamente na montanha Blackcomb, e até hoje, essa pequena e engraçada gravação pode ser vista na rede YouTube, bastando fazer a pesquisa: “marmota gritando”. Atualmente, é verdade, esse meme já não é mais tão popular quanto antes, mas, sem dúvida, fez bastante sucesso há 4 anos atrás.

Marmota Como Meme
Marmota Como Meme

De uma forma geral, ele era usado para representar sentimentos de surpresa e espanto perante algo inusitado, ou até mesmo para designar aquela pessoa que tivesse ficado brava por qualquer motivo que seja. Esse meme ainda podia ser usado para chamar a atenção em uma conversa qualquer.

Você Sabia Que Existe Um “Dia Da Marmota”?

Pois bem, como se não bastasse o nome “marmota” ser usado como gíria em algumas situações, ainda por cima, existe um dia inteiramente dedicado a esse animal, que acontece todo dia 2 de fevereiro, e que já se tornou uma enorme tradição tanto nos EUA, quanto no Canadá. Essa inusitada comemoração está presente no divertido filme “Feitiço do Tempo”, lançado em 1992 e estrelado por Bill Murray.

A tradição conta que nesse dia as pessoas se reúnem com o único objetivo de verem (ou não) uma marmota sair de sua toca. Nesses países, o inverno já está praticamente no fim nessa data, e a crendice popular diz que se a marmota sair e voltar para a sua toca, isso significa que essa estação climática permanecerá por mais algumas semanas. No entanto, se ela sair e não voltar, isso implica dizer que a primavera (que é a próxima estação) chegará mais cedo do que o previsto.

Em suma, a marmota, nessa ocasião, é vista como uma espécie de “animal de previsão”, e esse costume um tanto quanto peculiar remete às tradições católicas da Alemanha. Porém, hoje em dia, esse folclore só permanece firme e forte nos países da América do Norte, sendo que um dos locais onde mais se comemora o “dia da marmota” é na Pensilvânia, com a tradição tendo chegado ali através de imigrantes holandeses. Atualmente, milhares de pessoas continuam indo até lá para ver qual a reação do bicho, e ver se o inverno durará mais do que o previsto ou não.

Trata-se, portanto, de uma tradição que ainda persiste, e que, em algumas localidades, chega até mesmo a ser transmitida pela TV e pelas rádios locais. É quando esse simpático bichinho se transforma, literalmente, em uma celebridade, recebendo a atenção de muita gente.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *