Home / Animais / Alimentação da Barata: O Que Elas Comem?

Alimentação da Barata: O Que Elas Comem?

Vivemos em um mundo extremamente diversificado e com diversas espécies animais diferentes, o que faz com que muitas pessoas tenham opiniões diferentes sobre também diferentes animais, e nada mais justo do que isso.

Nesse caso, o ocidente e o oriente do mundo são muito divididos, já que nem tudo o que gostamos no ocidente eles gostam no oriente, e nem tudo que eles gostam lá nós gostamos aqui, e isso fica bem visível com relação aos insetos.

Pelo menos em boa parte do ocidente, fica bem claro que alguns insetos são considerados repugnantes por todos, e esse é exatamente o caso da barata. A barata com certeza é um dos insetos mais odiados em todo o Brasil, causando muito repúdio das pessoas.

Porém, ninguém parou para pensar que devemos estudar justamente sobre o que as baratas gostam justamente para que esses elementos não existem em nenhum ambiente de nossa casa.

Barata se Alimentando
Barata se Alimentando

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a alimentação das baratas. Continue lendo o texto para saber exatamente o que esse inseto come em seu dia a dia!

A Alimentação Onívora

Antes de mais nada, é essencial que a gente entenda qual é exatamente o tipo de alimentação que a barata possui, já que dessa forma fica muito mais claro para nós entendermos o que esse animal consome no dia a dia e quais alimentos são atrativos para ele.

A verdade é que a barata é um inseto que se alimenta de praticamente tudo que encontrar pela frente, e é exatamente por isso que ela é considerada um inseto onívoro. Por definição, um animal onívoro é justamente aquele que consome de tudo, o que significa que ele se alimenta tanto de matéria animal quanto vegetal.

Nesse caso, fica um pouco difícil de evitarmos as baratas, principalmente porque elas gostam de todos os alimentos, mas a verdade é que o aparecimento dela irá depender também de outros fatores, e não apenas dos alimentos disponíveis no local.

Porém, a verdade é que devemos considerar que existem alguns alimentos que agradam mais as baratas, e com certeza possuem maior poder de atração sobre elas.
Portanto, vamos falar um pouco mais sobre esses alimentos!

O Açúcar

Barata no Chão
Barata no Chão

O açúcar é um alimento muito querido por praticamente todas as pessoas no mundo, e é claro que com a barata isso não seria diferente. Feito principalmente da cana de açúcar, o açúcar é um alimento extremamente atrativo por conta do seu sabor e também por conta da energia que ele proporciona, já que é um carboidrato.

Assim, com certeza você já deixou algo doce em alguma superfície e quando foi ver novamente existiam dezenas de formigas lá, e assim fica claro que uma barata também poderia aparecer facilmente em um cenário desses.

Logo, podemos perceber que o açúcar é o alimento de origem vegetal preferido das baratas, e é exatamente por isso que você precisa tomar cuidado com a forma com que você armazena o seu açúcar no dia a dia, para que assim você consiga prevenir o aparecimento de baratas.

Portanto, esse com certeza é um dos alimentos preferidos da barata que citamos anteriormente, e por isso é de extrema importância que você não deixe ele exposto!

Alimentos De Origem Animal

Como já dissemos anteriormente para contextualizar a barata é um animal onívoro, e isso significa basicamente que ela se alimenta tanto de alimentos animais quanto vegetais. Com relação aos alimentos de origem vegetal, já dissemos que o mais querido por esse animal é o açúcar; mas e quando falamos sobre alimentos de origem animal?

A verdade é que não existe uma resposta exata nesse caso, já que as baratas tendem a gostar de todos os tipos de alimentos de origem animal, principalmente pedaços de carne que já estão cozidos e temperados.

Mais uma vez, é exatamente por isso que às vezes você pode deixar um pedaço de carne na pia e isso acaba atraindo diversas formigas. É importante perceber que onde existe formiga há uma grande possibilidade de haver baratas, já que esses dois insetos possuem gostos parecidos.

Barata se Alimentando no Chão
Barata se Alimentando no Chão

Assim, é de extrema importância deixar suas carnes bem conservadas e guardadas da maneira correta, já que dessa forma será impossível para a barata conseguir ter acesso ao alimento.

Ao deixar seu alimento exposto a baratas você está consequentemente se expondo a diversas doenças e por isso é preciso ter bastante cuidado nesse sentido, principalmente com o fato de que ela pode acabar pondo ovos onde não deveria, por exemplo.

Resistência da Barata

Você com certeza já ouviu falar por aí que as baratas viveram com os dinossauros em nosso planeta e foram as únicas sobreviventes do Big Bang. Mas afinal, essa afirmação que rola por aí é verdade ou não?

Para te deixar de queixo caído vamos admitir que sim, é verdade que a barata viveu antes do Big Bang, e é exatamente por isso que você já deve imaginar qual é a força que esse animal possui, não é mesmo? É exatamente por isso que as pessoas têm tanto medo da barata: ela é extremamente resistente.

Para que você tenha uma noção, podemos dizer que ela é capaz de passar até 1 semana sem beber água, podem passar semanas sem suas cabeças e conseguem ficar até mesmo um mês sem comer, o que acaba fazendo com que elas sobrevivam mesmo que ninguém coloque alimentos expostos.

Assim, é importante que você siga as nossas dicas para saber exatamente o que fazer na hora de se proteger contra baratas, já que apenas por meio da limpeza e da não exposição de alimentos você conseguirá fazer com que esse animal acabe se mantendo um pouco mais afastado.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona a alimentação das baratas. Quem diria que um ser tão pequeno teria a capacidade de se alimentar de tantas coisas diferentes, não é mesmo?

Quer aprender ainda mais coisas interessantes sobre como funciona a alimentação de outros animais? Sem problemas! Temos também este texto para você em nosso site: Alimentação do Beagle – O Que Eles Comem?

Veja também

Quais Doenças as Lagartixas Podem Transmitir Para Humanos?

Répteis como cobras, tartarugas e lagartixas se tornaram populares como animais de estimação. Seu apelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *