Home / Animais / Cachorro Sente Quando o Dono Está Doente ou Vai Morrer?

Cachorro Sente Quando o Dono Está Doente ou Vai Morrer?

Tutores ou donos apaixonados por seus cães ficam impressionados com o incrível pressentimento de seus pets quando eles estão doentes ou até mesmo prestes a morrer.

Os cachorros, bichos de estimação, também detectam o estado de humor de seu dono bem como alguma condição grave em sua saúde, isso baseado em muitos estudos científicos.

Curioso? Então saiba se Cachorro Sente Quando o Dono Está Doente ou Vai Morrer!

Cachorros: Como Sabem Quando Você Está Doente ou Vai Morrer

Os cães têm sensibilidade para sentir como está o quadro emocional e de saúde de seu tutor. Digamos que alguém esteja com uma bactéria ou até mesmo vírus, o cão vai sentir um odor diferente do normal. Isso porque algumas enfermidades alteram o odor das pessoas de forma significativa ao ponto de ser algo percebível.

Essa capacidade canina pressente problemas em seu dono mesmo antes do ser humano perceber que algo está errado. O motivo é o poderoso olfato desses incríveis animais.

Eles têm 300 milhões de receptores em seu nariz que servem para sentir odores, sendo que o do ser humano é somente de 6 milhões. Estudos demonstraram que o humor de um indivíduo pode ser reação a uma doença, coisa que o cachorro nota imediatamente devido ao seu poderoso olfato.

O estado emocional de uma pessoa é notado pelo cachorro através de reações químicas que acontecem no corpo do ser humano. Eles detectam essas mudanças de uma parte por trilhão. Inclusive, estão sendo feitos estudos para utilizar essa incrível virtude canina para detectar doenças nos humanos apenas pelo cheiro.

O Cérebro Dos Cachorros

No ano de 2014, uma pesquisa revelou que existe uma área do cérebro dos cães bem parecida com o dos seres humanos que dão ao cão a capacidade de decifrar emoções somente pelo tom de voz de uma pessoa.

O tom de voz pode demonstrar para o cachorro a indicação de que aquela pessoa tem depressão e diversos outros problemas emocionais como, por exemplo, letargia. O que ainda não foi descoberto é o que o cão faz com todas essas informações.

Se o animal está dando atenção acima do normal ao seu tutor e está demonstrando uma atitude diferente do cotidiano, a dica é buscar mais informações para descobrir se tem algo errado com a pessoa o com o cachorro.

Cérebro Dos Cachorros
Cérebro Dos Cachorros

O cão pode adotar a postura de vigilância por estar preocupado com o bem-estar de seu dono, sendo um verdadeiro cão de guarda.

Quando acontece essa situação em especial, o pet está sempre mais alerta que o normal e até evita que outras pessoas cheguem perto devido ao problema que ele detectou em seu tutor. Por muitos séculos, a reprodução canina se sintonizou mais com os seres humanos do que com outros cachorros. E juntando isso com sua sensibilidade, isso se tornou um benefício importante para o ser humano.

Além das doenças mais comuns nos seres humanos, os cães também conseguem detectar outras doenças sérias como, por exemplo, o Mal de Parkinson, a Malária e  alguns tipos de câncer – como também a diabetes.

Benefícios Dos Cachorros Para a Saúde

Pesquisas revelaram que pessoas que possuem cães em suas residências têm muitos benefícios além desse citado agora. Esses animais podem trazer relaxamento e sensação de conforte, principalmente para pessoas que são autistas ou estão passando por um processo pós-traumático.

Os Cachorros e a Malária

Em uma experiência feita em laboratório, os cães conseguiram distinguir corretamente o odor de crianças infectadas com o parasita causador da malária em cerca de 70%. As amostras foram colhidas de crianças de uma escola que aparentemente pareciam saudáveis.

Porém, exames de sangue mostraram que 30 crianças das que foram voluntárias do experimento, apresentavam a doença.

Mosquito Transmissor da Malária
Mosquito Transmissor da Malária

Curiosidades Sobre os Cachorros

Deu para entender como o Sente Quando o Dono Está Doente ou Vai Morrer? Conheça, agora então, curiosidades sobre esse animal!

1 – Os cachorros adultos possuem 42 dentes.

2 – O olfato desses animais é cerca de 1 milhão de vezes mais eficaz do que os dos seres humanos. É um dos olfatos mais potentes da natureza.

3 – A audição do cachorro também é apurada. Eles escutam cerca de 10 vezes mais do que os seres humanos, por isso, muitos cãezinhos se assustam com barulhos que, para nós, não parece ser tão alto…

4 – Castrar o cão é importante! Isso evita ninhadas indesejadas, além de prevenir o câncer, sabia? Vale ressaltar que uma fêmea pode ter mais de 60 filhotes em 6 anos.

5 – Há cães que conseguem correr mais de 30 km por h, sabia? Um exemplo é a raça Whippet – considerada a mais veloz do mundo!

6 – O período de gestação dos cachorros é de 60 dias.

7 – Os cães têm o dobro de músculos na orelha, se comparados ao seres humanos.

8 – Sabia que não existe um nariz de cachorro igual ao de outro? Isso mesmo, o nariz é como se fosse a impressão digital desses animais.

9 – Se seu cão estiver com a temperatura corporal de 38 º C, não se assuste, ele não está com febre. Essa é a temperatura normal dos cachorros.

10 – Diferentemente dos seres humanos, as dos cães se localizem entre os dedos das patas e não nas axilas.

11 – O cachorro é um animal de estimação há mais de 12 mil anos, sabia? É o mais antigo companheiro do homem.

12 – É comum ouvir falar que os cachorros só enxergam em branco e preto. No entanto, pesquisas apontam que eles podem enxergar algumas cores, sim.

13 – O principal problema dos cachorros, assim que foram domesticados, é a obesidade. Isso traz muitos malefícios ao animal, portanto, é por isso que hoje se dá tanta importância à alimentação deles.

14 – Sabia que uma cachorra teve 24 filhotes? Isso ocorreu em 1944 e é considerada a maior ninhada canina da qual se tem notícias.

15 – Nunca dê chocolates ao seu cachorro, isso pode ser mortal! 150 g de chocolate pode vir a matar um cão adulto de 22 kg.

16 – Lembra do naufrágio do Titanic? Sabia que dois cães sobreviveram à tragédia? Eles pularam nos primeiros botes salva-vidas.

17 – Nunca corra quando se deparar com um cachorro bravo, pois há mais riscos de você ser atacado. O recomendado é fazer movimentos leves e demorados, assim, o cão pode não detectar problemas com a sua presença e lhe deixar em paz.

18 – Não dá para perceber, mas os cachorros têm expressões faciais, sim. Já forem identificadas mais de 100 deles, sendo que a maioria é feita com as orelhas.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *